Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueios e rupturas

No description
by

Gonçalo Ilharco

on 28 May 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueios e rupturas

O mundo comunista: desenvolvimento, bloqueios e rupturas Trabalho realizado por:
André Jorge nº3 Gonçalo Ilharco nº10
António Xavier nº4 Guilherme Mendes nº11 Unidade e diversidade dos países socialistas Depois da II Guerra Mundial, as ideias socialistas começaram a espalhar-se, principalmente pela Europa Leste, China, Cuba e Jugoslávia que se mantiveram fiéis ao modelo soviético. Outras experiências socialistas China: Em 1949 Mao Tsé-Tung institui na China um regime comunista.
No início segue o modelo soviético, mas depois da morte de Estaline dá-se o chamado “Grande Salto em Frente” que procurou implantar um modelo autónomo de socialismo, o maoísmo Mao Tsé-Tung Outras experiências socialistas Maoísmo: Uma das características do maoísmo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são muito importantes para a revolução se o povo não concorda. Isso leva os maoístas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades. Mao Tsé-Tung Outras experiências socialistas Jugoslávia:1949 – Tito vence as eleições com o partido comunista
Assim como a China, a Jugoslávia também, apesar de instituir um governo comunista, recusou a sua subordinação à Rússia.
Constituiu um modelo de economia descentralizada, baseado na gestão das empresas pelos próprios trabalhadores. Tito Outras experiências socialistas Cuba:1959, Fidel Castro pôs fim ao governo ditatorial e tomou medidas com influência no socialismo soviético, como por exemplo a instituição de um partido único, a coletivação das terras e a nacionalização das empresas.
Cuba mesmo com as dificuldades que sofreu devido ao bloqueio económico imposto pelos EUA e ao desmoronamento do bloco socialista, não alterou o seu modelo de sociedade. Fidel Castro A evolução da URSS Depois da II Guerra Mundial a União Soviética continuou a sua economia de desenvolvimento económico em que privilegia a indústria pesada (prejudicando a produção de bens de consumo) e mantém o processo de nacionalização de todos os setores económicos. A evolução da URSS Depois da morte de Estaline em 1953, Kruschev assume o poder na URSS.
A sua política tinha como objetivos melhorar as condições de vida do povo e estabelecer um clima de paz com o Ocidente.
Em 1964 Kruschev é afastado do poder devido ao fracasso da sua política externa, sobretudo com a China. Estaline Kruschev A era Brejnev Brejnev (sucessor de Kruschev) regressou ao clima de Guerra Fria e ao culto da personalidade.
Retomou grande parte dos métodos repressivos e autoritários de Estaline Brejnev A era Brejnev A nível económico
a agricultura não era capaz de responder às necessidades da população;
A produção industrial destinava-se ao fabrico de armamento e à exploração espacial. A economia à beira do colapso A era Brejnev A nível social:
embora não existisse oficialmente desemprego e tivesse havido melhorias no que diz respeito à saúde, o nível de vida da população era baixo e o consumo de bens, escasso. Contrastava Com um pequeno grupo de cidadãos com ligação ao Partido Comunista que tinha uma vida privilegiada. A era Brejnev A nível militar:
para aumentar o seu poder, a URSS, para além da produção de armamento também invadiu o Afeganistão para preservar o domínio soviético nessa zona. A era Gorbatchev Gorbatchev subiu ao poder em 1985 e iniciou uma abertura política ao exterior. A sua política tinha dois princípios: Gorbatchev A era Gorbatchev Perestroika que consiste em:
- Reduzir o peso do Partido Comunista na administração;
- Realizar eleições livres;
- Instaurar uma democracia na vida política, com a legislação dos partidos ;
- Soltar os presos políticos;
- Diminuir os gastos com o fabrico de armas. A reestructuração A era Gorbatchev Glasnost que consiste em:
Abolir a censura com o objetivo de toda a população poder discutir os problemas abertamente. Publicidade - Bravura camaradas! a nossa força! Início da democratização da URSS O desmoronamento do mundo socialista A política liberalista introduzida por Gorbachev levou à fragmentação do comunismo na URSS e nos países da Europa de Leste, onde surgiram movimentos de independência. O desmoronamento do mundo socialista Depois, dá-se a queda do Muro de Berlim(símbolo da separação entre a Europa Ocidental e o Mundo Comunista), contribuindo para a extinção do pacto de Varsóvia. Desmoronamento do mundo socialista Fim da Guerra Fria
Full transcript