Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A História da Trigonometria

No description
by

André Nagy

on 6 October 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A História da Trigonometria

A História da Trigonometria
Origem
Não se pode precisar a origem da trigonometria. Como toda área da matemática, a trigonometria surgiu por diversos estudiosos, principalmente através do estudo da astronomia, agrimensura e navegação. Povos como os egípcios e os babilônios deram importantes contribuições para a descoberta e aperfeiçoamento desse ramo matemático tão importante à época, bem como em dias atuais.
Grécia Antiga / Hiparco
Pode-se dizer que foi a Astronomia a grande impulsionadora da Trigonometria, pois foi o astrônomo grego Hiparco (190 a.C – 125 a.C) quem empregou pela primeira vez relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo.

Na Grécia antiga, entre os anos de 190 a.C. e 125 a.C., viveu Hiparco, um matemático que construiu a primeira tabela trigonométrica. Esse trabalho foi muito importante para o desenvolvimento da Astronomia, pois facilitava o cálculo de distâncias inacessíveis, o que lhe valeu o título de PAI DA TRIGONOMETRIA.
SYNTAXIS
A mais influente e significativa obra trigonométrica da antigüidade foi a Syntaxis matematica, obra escrita por Ptolomeu que contém 13 livros. Este tratado é famoso por sua compacidade e elegância, e para distinguí-lo de outros foi associado a ele o superlativo magiste ou "o maior". Mais tarde na Arábia o chamaram Almagesto, por designação da lingua, e a partir de então a obra é conhecida por esse nome.
Aplicações
Existem diversas aplicações da trigonometria e das funções trigonométricas. Por exemplo, a técnica da triangulação é usada em astronomia para estimar a distância das estrelas próximas; em geografia para estimar distâncias entre divisas e em sistemas de navegação por satélite. As funções seno e cosseno são fundamentais para a teoria das funções periódicas, que descrevem as ondas sonoras e luminosas.
Conclusão
A trigonometria tem aplicações importantes em vários ramos, tanto na matemática pura, quanto na matemática aplicada e, consequentemente, nas ciências naturais. Portanto, usamos a trigonometria em quase tudo o que fazemos, e ela é bastante usada em vários lugares como por exemplo a astronomia, teoria musical, acústica, eletrônica, estatística, biologia, química, sismologia, meteorologia, oceanografia, arquitetura, economia, engenharia, gráficos computadorizados, desenvolvimento de jogos entre outros.
Hiparco
Na segunda metáde do século II a.C. Hiparco fez um tratado de 12 livros em que se ocupou da construção do que deve ter sido a primeira tabela trigonométrica, incluindo uma tábua de cordas.
Significado da palavra
A palavra TRIGONOMETRIA tem origem grega: TRI (três); GONO (ângulo); METRIEN (medida). Etimológicamente, significa "medida de três ângulos" ou "medida de triângulos". Trata-se então do estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo.
Ptolomeu
Foi um cientista, astrônomo e geógrafo de origem grega. Nascido no Egito sob domínio romano, é um dos últimos grandes cientistas do mundo helenístico, e autor dos estudos de astronomia mais importantes produzidos antes de Copérnico e Galileu.
Ptolomeu também desenvolveu trabalhos matemáticos e foi um notável geômetra.
Full transcript