Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Carta da UNESCO

No description
by

andrii velyzhanin

on 10 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Carta da UNESCO

End
Artigo 1.
1.1. Todos os cidadãos têm direito à pratica desportiva, para as suas apetidõe melhorarem. Têm direito de se desenvolver fisicamente e mentalmente para se sentirem bem com eles próprios, assim como em outros aspetos da vida social.

1.2. Todos têm oportunidade da sua prática, melhorando a forma física e aumentando a sua realização no desporto.

1.3 Todos os jovens, desde crianças a pessoas de idade, tanto pessoas com defeciências devem ter oportunidade da prática de educação física e do desporto, desenvolvendo assim a sua personalidade.
Os programas de educação física e do desporto devem satisfazer as necessidades individuais e sociais
Equipamentos e instalações adequadas são essenciais para a educação física e desporto
Pesquisa e avaliação são componentes indespensáveis para o desenvolvimento para a educação física e do desporto
Carta Internacional da Educação Física e do Desporto da UNESCO
A prática da educação física e do desporto é um direito fundamental de todos
Artigo 2.
A educação e o desporto constituem um elemento essencial da educação ao longo da vida no sistema educacional como um todo
2.1 Tanto a educação física como o desporto, temdimensões essenciais da educação e da cultura. A atividade física e a prática do desporto devem -se assegurar por toda a vida, por meio de uma educação integral e democrática.

2.2 Individualmente, o desporto e a educação podem contribuir para a manutenção e melhoria da saúde da comunidade, enriquecem as relações sociais para desenvolver o jogo limpo (fair play) que é fundamental para o desporto mas também para a vida na sociedade.

2.3 A educação tem um sistema que funciona como um todo que considera o lugar da importância da educação física e do desporto.


Artigo 3.
3.1 A educação física e o desporto são programados de forma a satisfazer as necessidaes e as características pessoais. Devem ser dada a prioridade às necessidades de grupos sociais desfavorecido (pessoas desempregadas).

3.2 No processo da educação em geral,os programas de educação física e do desporto devem auxiliar a criar hábitos e padrões ao pleno desenvolvimento da pessoa.

3.3 De acordo com ideal olímpico, o desporto competitivo deve cumprir o propósito educacional. Não pode ser influenciado por intresses comerciais.
Artigo 4.
O ensino, o treinamento e a gestão da educação física e do desporto devem ser realizados por pessoas qualificadas
4.1 Todos os profissionais do desporto e educação física devem ter formação equalificações.

4.2 Os voluntários comtreino e supervisão devem contribuir valiosamente para o desenvolvimento e icentivar a população.

4.3 Devem existir sistemas adequados a formação, os profissionais devem ocupar posições com tarefas realizadas por eles.
Artigo 5.
5.1 Nas atividades programadas para educação física deve-se disponibilizar equipamentos e instalações com devida segurança para uma participação segura.

5.2 Todos os participantes na fase de educação física são responsáveis pelos planos e forças das melhores instalações, locais e equipamentos. Ex: governo, autoridades públicas, escolas e agências.

5.3 Deverá existir planos urbanos e rurais, respeitantes a instalações locais e equipamentos, oferecidos pelo ambiente natural na educação física e no desporto.
Artigo 6.
6.1 As avaliações devem ter progresso em todas as modalidades, ajudando na saúde e segurança de quem pratica desporto, tanto nos métodos de treino, como na organização e gestão.

6.2 Na parte social a pesquisa científica de ser orientada de forma a não permitir progressos não adequados dentro da educação física e desporto.
Artigo 7.
Informações e documentação auxiliam a promoção da educação física e do desporto
7.1 existe a necessidade de fazer circular informação sobre os resultados de pesquisas e de estudos de avaliação, como experiências e atividades.
Artigo 8.
Os meios de comunicação de massa devem exercer influência positiva sobre a educação física e o desporto
8.1 Na importância social deve se ter a liberdade de informação como o direito da publicação de cada um, com a importância de cada cidadão.

8.2 Os profissionais da informação e aos profissionais do desporto e educação físicadevem de ter uma relação próxima e profissional para se obter informações verdadeiras.
Full transcript