Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Comunicação ascendente

No description
by

marta marta

on 3 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Comunicação ascendente

Conclusão Aprendemos que a comunicação ascendente é fator essencial para uma abordagem consciente de seu relacionamento funcional com seu superior. Neste pequeno diálogo entre o Secretário José e a Coordenadora Joana, ilustramos parte do nosso tema, que busca orientar sobre o estabelecimento de um processo no qual você irá influenciar seu superior a tomar decisões que irão beneficiar a ambos. Quando você gerencia seu superior, o processo inteiro de gestão torna-se mais fácil, pois estarão sendo utilizadas todas as experiências e recursos de ambos para a solução de problemas.
Lembre-se: COMUNIQUE-SE!! Comunicação ascendente Olá, eu sou o José, Secretário do Tribunal. Convido-os a conhecer uma situação que vivenciamos aqui na Secretaria há pouco tempo, que vai ilustrar o tema que acabamos de estudar: Recentemente, reuni-me com a Coordenadora Joana para determinar-lhe a execução de um plano de ação que visa corrigir um erro ocasionado por sua equipe. Nesta oportunidade, defini todas as atividades e o prazo para conclusão. Olá, eu sou a Coordenadora Joana. Quando recebi essa missão do chefe, preocupou-me o fato de que tenho informações adicionais sobre o ocorrido que poderiam levá-lo a repensar o prazo previamente definido, assim como as ações propostas. Como ele foi chamado às pressas para atender o Ministro, não tive oportunidade de aprofundar o assunto. Mas esse fato foi bom, pois me permitiu avaliar que preciso aprimorar a nossa comunicação (como vimos no nosso curso, um dos "insights de liderança" é saber quando falar!!!). Também tenho de tentar entender as pressões às quais o chefe está submetido, e que nem sempre ele possui todas as informações para tomar as decisões (e tais informações eu devo fornecer a ele!!!). a comunicação ascendente Então, aproveitei esse intervalo e conversei com minha equipe sobre a questão. Recordei a todos os fatos que levaram ao erro apontado pelo chefe, solicitei a opinião da turma e chegamos à conclusão que uma reunião de alinhamento com o chefe seria necessária. Sabendo como é a personalidade do chefe, que gosta de minúcias e números, vou explanar com detalhes como pretendemos conseguir reverter o problema (Relembre-se
de que a maioria
dos gerentes tem a
tendência de dar pouca
informação aos seus superiores,
com menor frequência do que deveriam e, geralmente, tarde demais) Chefe, poderíamos aprofundar aquela questão que conversávamos pela manhã? Claro, Joana. (Não posso me esquecer do curso, quando afirma que discordar construtivamente do chefe é parte essencial da gestão do meu superior hierárquico. Mas preciso fazer isso com habilidade e diplomacia!!) Estive reunida com minha equipe; temos uma solução mais simples do que aquela que você propôs, e mais efetiva. Você pode me ouvir? (neste momento expliquei todos os detalhes da proposta para o chefe.) E mais, os resultados irão beneficiar todo o Tribunal, além do destaque que nossa Secretaria alcançará. Assim sanamos o problema criado por minha equipe, e ainda apresentamos melhores resultados gerais no tratamento dos processos. O que você acha? Joana, parece-me uma boa ideia. Mas tenho de solicitar a autorização do Ministro, pois as atividades que você e sua equipe propõem impactam todo o Tribunal.
Full transcript