Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Samba

No description
by

Carol Alves

on 13 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Samba

O primeiro samba gravado em disco, intitulado Pelo telefone, foi registrado pelo cantor e compositor Donga em 1917.
O samba e suas raízes africanas
Origem do Samba
Lundu
o primeiro samba
No processo histórico cultural as músicas e cantigas eram manifestações dos escravos para lembrar de sua terra natal, a mãe África. Fazem parte dessas manifestações, o lundu, o maxixe, a umbigada e o jongo.

R$7,99
Terça-feira, Maio 13, 2014
Vol XCIII, No. 311
Maxixe

O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “
semba
”, que designa um ritmo religioso.




.

Como a planta que lhe dá origem é rasteira, a palavra "maxixe" passou a ser associada a tudo que fosse pouco refinado, de baixa categoria. Veio daí o batismo da dança sensual, praticada pelas camadas populares.
O Maxixe (também conhecido por Tango brasileiro) é um tipo de dança de salão criada pelos negros, que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhado a dois.
Samba
Conceito de Samba
O lundu é possivelmente o primeiro ritmo afro-brasileiro em forma de canção acompanhada de dança e que, com o maxixe, influenciou o samba baiano
Umbigada
A umbigada é de origem africana, trazida para o Brasil através de escravos, e era praticada em quilombos. O simples fato de se chamar umbigada ja explica a dança, os escravos que possuiam roupas curtas ficavam de umbigo prara fora, os escravos mais adultos (os quais tinham as roupas mais apertadas) eram os que mais sabiam dançar, logo os que dançavam estavam sempre de umbigo de fora.

Jongo
Jongo é uma dança de origem africana, possivelmente do povo oriundo de Angola, da qual participam homens e mulheres, significando divertimento
O canto tem o papel fundamental, associado aos instrumentos musicais e à dança. Alguns pesquisadores classificam-no como um de "tipo de samba" mais antigo, seria ele que daria mais tarde origem ao samba. Em alguns locais, o nome pode variar como Caxambu, Dança do Jongo, Bambelô, dentre outros

Ana Carolina, Caio Nunes, Camila Ayumi, Daniela Alves, Isabela Oliveira, Jean Paulo, Plínio Rezende, Tamires Vicente
Samba Baiano
O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.
Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro
Samba Carioca
No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor.
O samba carioca surgiu efetivamente na década de 1920. Nasceu na Praça Onze, reduto de descendentes de escravos. A casa de Tia Ciata, mãe de santo e cozinheira, era o ponto de encontro dos artistas da comunidade que tocavam ritmos da mãe África
Samba Paulista
Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.
Influências do Samba
Carmen Miranda
Principais tipos de Samba
Samba enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.
Samba de partido alto
Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho
Pagode
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art Popular
Samba-canção
Samba Carnavalesco
Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos : Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras
Surge na década de 1920, com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Exemplo: Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto.
Samba Exaltação
Com letras patrióticas e ressaltando as maravilhas do Brasil, com acompanhamento de orquestra. Exemplo: Aquarela do Brasil, de Ary Barroso gravada em 1939 por Francisco Alves.
Samba de Breque
Este estilo tem momentos de paradas rápidas, onde o cantor pode incluir comentários, muitos deles em tom crítico ou humorístico. Um dos mestres deste estilo é Moreira da Silva .
Samba de Gafieira
Foi criado na década de 1940 e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos.

Sambalanço
Instrumentos
Corpo, saúde e beleza
corpo "perfeito"
Na Verde e rosa, Evelyn é mais do que uma sambista. Inspira pequenas passistas, que vivem em busca de informações sobre a vida da jovem. E ela faz questão de ser um exemplo. Hoje estudante de Educação Física, após estudar na creche Nação Mangueirense e ter recebido uma bolsa pela Vila Olímpica da agremiação, ela prestou vestibular e passou para duas instituições: as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Evelyn também frequentou as aulas de basquete da Vila Olímpica, onde jogou como pivô. Atleta federada da Mangueira, na categoria infanto-juvenil (onde ficou até os 14 anos), Evelyn levou medalhas para casa.

Mídia e Contemporaneidade
Sucesso do samba na europa e no japão
Em 2005 - O samba-de-roda do Recôncavo Baiano foi proclamado "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco, na categoria de "Expressões orais e imateriais“.

2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.
Novos estilos
Junções do Samba com outros ritmos, como pioneiro temos Marcelo D2 (mesclou o samba com o hip-hop), e por ai vão si originando o Samba-rap, Samba-raggae entre outros.
REPRESENTAÇÃO DO SAMBA NA MÍDIA ATUAL
Lazer e trabalho
Samba = lazer ????
Samba = trabalho ????
O artista se vai, sua obra permanece !!!!
Homenagem a Jair Rodrigues
Full transcript