Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Responsabilidade Social

No description
by

Anthony McMurray

on 24 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Responsabilidade Social

Responsabilidade Social Turma Dia Visão Clássica ...Visão Contemporânea
Visão Clássica ou Contemporânea?? Defende que as empresas não têm de assumir qualquer Responsabilidade Social, apenas focar-se nos seus lucros. Gestores trabalham apenas para os accionistas, sendo que os objectivos da empresa são definidos perante esta situação. Milton Friedman , diz que:

"Existe uma e apenas uma RSE - usar os seus recursos e aplicá-los em actividades projectadas para aumentar os seus lucros desde que elas se confinem às regras do jogo, que são envolver-se em competição livre e aberta, sem logro ou fraude." Argumentos contra a RSE: 1º Argumento Responsabilidade Social afecta o mercado, sendo que perante dois concorrentes, aquele que adere a programas sociais tem mais despesas do que o concorrênte que se abstem do assunto. 2º Argumento Empresas não têm aptidões necessárias para lidarem com os problemas da sociedade, sendo que a formação e experiência dos seus gestores é em matérias económicas. 3º Argumento Desacordo entre grupos de diferentes pontos de vista, pode ser uma fonte de conflicto para a empresa. 4º Argumento O envolvimento social pode causar excessivos custos para as empresas devendo assim ser a sociedade a pagar o envolvimento social das mesmas. Nesta óptica os gestores consideram que os accionistas são apenas um de vários grupos que têm de servir, não sendo eles os mais ou menos importantes Considera-se que as empresas são membros importantes e influentes da sociedade, sendo que são responsáveis por: Manter Melhorar Ajudar O bem estar da sociedade Keith Davis afirma que:

"Quem não usa o poder de uma forma a que a sociedade considere responsável, está condenado a perdê-lo." O autor apresenta cinco posições relativas à Responsabilidade social, aqui destaca-se as três mais notórias. É um poder Social visto que a empresa possui poder de influência sobre a sociedade, sendo que esta lhe confere poder, no entanto também a responsabiliza pelas condições sociais. As empresas devem actuar enquanto sistema aberto, fornecendo e recebendo informações sobre a sociedade. Assim como os cidadãos, as empresas têm a responsabilidade de se envolverem em problemas ou causas sociais que vão para além da sua área de negócio. 1º 2º 3º Argumentos a favor da RSE A sociedade moderna é um sistema interdependente e as actividades internas da empresa acabam por ter um impacto significativo no seu ambiente externo As novas ideias nascém das empresas, consequentemente estas deveriam solucionar os problemas que as outras instituições não conseguem A experiência e recursos disponíveis que os gestores têm acerca da resolução de determinados problemas do seu negócio, deverão ser aplicados em contributo para problemas da sociedade. Grande poder por parte das empresas é acrescida e proporcional à sua responsabilidade. Bom ambiente social beneficia tanto a sociedade como as empresas, além disso, a sociedade é a fonte dos seus recursos humanos e dos consumidores dos seus produtos/serviços Pirâmide de Archie Carrol Responsabilidades Filantrópicas: Ser um bom cidadão;

Contribuir com recursos para a comunidade; Responsabilidades Éticas Ser ético;

Obrigação de fazer o que é certo, errado e justo;

Evitar Dano Responsabilidade Legal Obedecer à lei Responsabilidade económica Ser lucrativa in: CARROL, Archie B. (1979) "A three dimensional conceptual model of corporate performance", Academy of Management Review Empresa fundada em 1998 - São Paulo. O que é o Instituto ETHOS Missão: Mobilizar, sensibilizar e ajudar os vários sectores e seus intervenientes a gerir os seus negócios de forma socialmente responsável. O instituto Desenvolveu 7 indicadores que são utilizados para analisar e situar, determinada empresa, no que diz respeito à responsabilidade social, ajudando a traçar novos objectivos para futuramente se posicionar melhor nesta temática 1º Valores e Transparência Definição de RSE parte do principio que a mesma deve propiciar benefícios tanto à sociedade, aos empregados, aos parceiros e ao meio ambiente. A empresa que adopta a transparência nos seus negócios, no que diz respeito aos objectivos e compromissos éticos, fortalece a legitimidade social das suas actividades. 2º Públicos internos A empresa deve investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus empregados. Intuito de proporcionar boas condições de trabalho; um ambiente favorável ao relacionamento; o respeito às diversas culturas e entidades estão acima de tudo. 3º Meio Ambiente O desenvolvimento sustentável demonstra o respeito das empresas em relação às gerações futuras.

Objectivo prioritário deve ser transmitir estes valores a todos os colaboradores da empresa. 4º Fornecedores A empresa deve manter com os seus fornecedores uma relação simétrica, visando o aperfeicionamento da mesma. 5º Consumidores/Clientes A empresa deve investir em produtos fiáveis, que reduzam os riscos para todos os seus públicos, sendo que os objectivos da empresa devem estar alinhados aos dos clientes/consumidores. 6º Comunidade A empresa deve compensar a comunidade e os recursos oferecidos por ela.

Projectos sociais que ajudem a comunidade e respeitem os valores e costumes onde as empresas estão inseridas é um papel fundamental de uma empresa socialmente responsável. 7º Governo e sociedade Para uma empresa ser socialmente responsável é fundamental:

Participar em eventos organizados por associações;

Foruns empresariais;

Alavancar projectos de interesse público e carácter social. Estrutura do questionário 1º grupo de indicadores Este quadro permite facilmente a empresa situar-se na escala, identificando o seu posicionamento em relação aos estágios mais frequentemente encontrados no mercado 2º grupo de indicadores Resposta fechada sim/não

Escala de valores numéricos Objectivo principal é a montagem de uma base de dados que vai permitir, no futuro, a comparação de actividades e a distinção das melhores práticas adoptadas Avaliação do nível da Responsabilidade Social Metodologia própria do instituto ETHOS;

Resultados são baseados num sistema de pontuação consoante os diferentes indicadores o que permite considerar: Importância e profundidade de cada indicador considerando a sua actualidade e impacto na sociedade Sectores em que certos indicadores não têm relevância Entre os vários temas, existem uns com maior relevância que outros Tem por base a auto-avaliação através de um inquérito (1967 citado por Donnelly 2000, Administração) (1984 citado por Donnelly 2000, Administração)
Full transcript