Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

REUNIÃO PEDAGÓGICA EJA - 13/08/15

No description
by

Valmir de Souza

on 13 August 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of REUNIÃO PEDAGÓGICA EJA - 13/08/15

O que o desagrada na escola de hoje?
CURRÍCULO
O que me desagrada é a grande quantidade de alunos que faltam às aulas. Alguns parecem “Ultragás”: dia sim, dia não no seu portão. A qualidade da aula cai, por falta de continuidade e do desinteresse demonstrado por eles./A minha própria postura como educadora, que não procuro dinamizar mais as aulas; A escola “conteudista”; A maneira e o que queremos “ ensinar” estar tão distante daquilo que eles querem aprender..(Querem?)/Falta de maior protagonismo nosso como professores na definição de temas para discussão e encaminhamento das atividades./ É que o fracasso escolar permanece e lidar com ele é muito difícil./ A forma de avaliação (“Promoção automática”)/ Alguns professores ainda se utilizam de “modelos arcaicos” para ensinar, por outro lado aqueles que se envolvem em realizar um trabalho mais atrativo contam com poucos recursos pedagógicos, e precisam se desdobrar para que suas aulas sejam atrativas e dinâmicas prendendo a atenção dos alunos.

O que desagrada no modelo de hoje?
Espaço
A quantidade de alunos /sala; as “ 4 paredes” - poucas saídas para outros espaços de aprendizagens; a falta de espaços de cultura no bairro;/ As condições da sala de aula nos aspectos físicos e de falta de mais recursos materiais.

O que desagrada no modelo de hoje?
Comportamento e Participação
A muita falta de respeito e me irrita profundamente a falta de educação./A indiferença de muitos pais em relação ao material escolar dos seus filhos quando vão a escola, em relação, as lições de casa dos seus filhos./ Falta de mais pais e alunos participando organizadamente na escola. Falta de mais formação par aos pais para essa participação organizada
Como você imagina o Righetti daqui a dez anos?
Currículo
Acredito que a formação escolar será nos chamados “EADs”, com algumas adaptações para cada fase de ensino. Os alunos que não tiverem recursos financeiros, receberão seus notebooks com internet para acompanharem ois estudos em casa. Quanto aos profissionais da educação, estes terão formação constante para se adequarem a este novo formato. Livros não serão mais impressos e pouco material em papel será utilizado na U.E. Jogos desafiadores e atividades desafiadoras para os alunos./ Talvez sem muros, pois já haveria um pertencimento e se eles existissem seriam grafitados com coisas incomuns para a atualidade, com apologias a isso ou aquilo.../ Uma escola com professores e outros profissionais efetivados e vinculados a a comunidade, atuando com compromisso e responsabilidade publica, pois só assim terá alegria para ensinar e aprender, investindo sempre na sua formação continuada para enfrentar desafios nada fáceis numa comunidade com altos índices de vulnerabilidade que faz parte de uma sociedade brasileira que tem os maiores contrastes, contradições e taxas de desigualdades sociais, raciais e sexuais do mundo./ Entendo que com tanta tecnologia “prender” a atenção de um aluno é complicado, mas ao mesmo tempo, percebo que o desinteresse do aluno vai além disso. Acho que é aí que entra o “jogo de cintura”, o “cativar”, para depois ensinar. Acredito que com “ jogo de cintura” e atividades diferenciadas – “Dias melhores virão”.
Como será o Righetti daqui a dez anos?
Espaço
Todas as salas estariam funcionando como “sala de aula”, sem brinquedoteca, sala de artes, etc., para que atenda uma grande demanda./ O prédio mais arejado com aparência de esola, em relação a pintura como nos 1ºs anos./ Toda informatizada, alunos com seus respectivos computadores em sala, abolindo livros, cadernos, borrachas e etc.
CONCEITO DE CURRÍCULO

UM SISTEMA É UMA UNIDADE QUE VEM DA DIVERSIDADE. UNIDADE COMO CONCEITO-CHAVE. FORMAR O ALUNO PARA ESTE MUNDO COMPLEXO REQUER QUE A ESCOLA ADOTE NOVAS FORMAS DE AÇÃO, NÃO SE FIXE EM PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, MAS SOBRETUDO EM ESTRATÉGICOS, SAIA DA VISÃO SIMPLIFICADA DA REALIDADE E ADOTE O MÉTODO DE PENSAMENTO COMPLEXO QUE CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA INTELIGÊNCIA, OU A INTELIGÊNCIA COMPLEXA.
REUNIÃO PEDAGÓGICA EJA - 13/08/15
Full transcript