Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Brazil

COM 412

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Brazil

O Brazil no Mundo População Como mostra o gráfico, a população brasileira cresceu, em 138 anos, quase 20 vezes, segundo apontam os resultados do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, foi atingida a marca de 190.755.799 habitantes.

* A população do Brasil é a 5ª maior do Mundo, o equivalente a 2,7% de toda a população mundial. Climas e Paisagens As Divisões do Brasil Outra Forma de Dividir o Brasil Um Pouco mais sobre o Brasil O Brasil possui uma extensa fronteira, totalizando 15.179 km, sendo elas com:
- Guiana Francesa;
- Suriname;
- Guiana;
- Venezuela;
- Colômbia;
- Peru;
- Bolívia;
- Paraguai;
- Argentina;
- Uruguai. -History
-Demographics
-Cuisine
-Recreation
Futebol
-Customs
-Communication- http://www.google.com/url?sa=i&rct=j&q=airplane&source=images&cd=&cad=rja&docid=-rVWquZuJxJsYM&tbnid=iDeYnQtAAqYYTM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fwww.coloringpages1001.com%2Fcoloring-pages%2Fairplane%2F&ei=QvUrUePwKeaxiwKgvIHYBw&bvm=bv.42965579,d.cGE&psig=AFQjCNEzsCiVCaX-VYvdTiob_6sKi874cw&ust=1361921707960782 As Fronteiras Além da divisão que identifica a existência de cinco macrorregiões no Brasil, utiliza-se também a elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, em 1967, que identifica a existência no Brasil de três complexos regionais no país:
- da Amazônia;
- do Nordeste;
- do Centro-Sul. O controle das fronteiras é feito por iniciativas de caráter militar, as quais visam evitar a prática de atividades ilícitas, como o contrabando de armas, tráfico de drogas e o escoamento clandestino, para países vizinhos, de riquezas extraídas do território brasileiro, como ouro e pedras preciosas.
Na Amazônia – estado que apresenta grandes vazios demográficos em suas áreas fronteiriças – o governo implantou o Programa Calha Norte e o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). O Brasil é conhecido em todo o Planeta por ocupar o 5º lugar na lista dos países com maior extensão territorial, ocupando assim 5,7% de toda a área emersa do globo (mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados), perdendo apenas para a Rússia (1º lugar), Canadá (2º lugar), China (3º lugar) e Estados Unidos (4º lugar).

* Por apresentar grande extensão territorial, o Brasil é chamado de “país-continente O Brasil encontra-se em uma porção do planeta que apresenta clima intertropical, por isso a maior parte deste, é predominada por temperaturas térmicas elevadas e por altos níveis de chuva.

* É importante lembrar que nem todas as características descritas acima valem para todas as regiões.

Esse clima só é predominante porque o país é atravessado pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer, consequentemente, cerca de 92% de todo o território é de clima tropical, e apenas 8% pertencem ao clima temperado.

Essa mistura de climas é bastante positiva, pois contribui para a diversidade das diversas regiões e para o desenvolvimento da agrícola. O Brasil A Organização política do Brasil Após a Constituição ser promulgada (5 de outubro de 1988), o Brasil passou a ser composto por 26 estados e mais a capital (Distrito Federal), além de ser considerado um país democrático e de direito.
A política do Brasil é organizada em três poderes, sendo eles:
- O Poder Executivo;
- O Poder Legislativo;
- O Poder Judiciário. - O Poder Executivo: o qual se estrutura em três níveis, federal, estadual e municipal. De modo geral, cabe a cada um destes administrar coisas públicas, propor novas leis e aplicar leis já aprovadas.

- O Poder Legislativo: esse poder estrutura-se também em três níveis, e cabe a eles elaborar leis e fiscalizar as ações do Poder Executivo.

- O Poder Judiciário: este poder exerce o papel de mediador nos conflitos de interesses existentes na sociedade, sendo o responsável pela garantia do respeito aos direitos constitucionais e legais da população. Há diferentes formas de dividir o Brasil, porém a mais usada é a divisão regional, elaborada pelo IBGE e usada a partir de 8 de maio de 1969, na qual os 27 estados (sendo eles 26 estados e o Distrito Federal) são divididos em cinco grandes regiões, chamadas macrorregiões:
- Região Norte;
- Região Nordeste;
- Região Centro-Oeste;
- Região Sudeste;
- Região Sul. Índice -População
-Climas e Paisagens
-A Organização plítica do Brasil
-As Divisões do Brasil
-Outra Forma de Dividir o Brasil
-As Fronteiras
-Um pouco mais do Brasil O Projeto Calha Norte é um programa de desenvolvimento e defesa da Região Norte do Brasil idealizado em 1985 durante o governo Sarney, já previa a ocupação militar de uma faixa do território nacional situada ao Norte da Calha do Rio Solimões e do Rio Amazonas. Atualmente, é subordinado ao Ministério da Defesa do Brasil, sendo implementado pelas Forças Armadas.
Com 160 quilômetros de largura ao longo de 6,5 mil quilômetros de fronteiras com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e Colômbia, essa faixa abriga quase 2 milhões de pessoas e ocupa 1,2 milhão de km², uma área correspondente a um quarto da Amazônia Legal e a quase 15% da área total do país. O Programa, atualmente, atende a 194 municípios em seis estados, sendo que destes, 95 municípios ficam em área de fronteira.
O argumento usado para a implementação desse projeto é "fortalecer a presença nacional" ao longo da fronteira amazônica, tida como ponto vulnerável do território nacional. Localizado entre as latitudes de 6 ° N e 34 ° S, e longitudes de 38 °O e 74 °O. Principais cidades O território brasileiro contém 26 Estados e um Distrito Federal, cada Estado possui cidades importantes no aspecto cultural, turístico, ambiental, histórico, econômico, entre outros. Mas quando se fala em cidades do Brasil, algumas merecem destaque, seja por sua participação na economia do país, pelo seu contexto histórico, por sua concentração populacional, entre outros critérios. Entre as várias cidades brasileiras podemos destacar: Brasília: É a capital do Brasil, localizada na Região Centro-Oeste, Brasília possui extensão territorial de 5.802 Km2. E população de 2.570.160* habitantes. São Paulo: Capital do Estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 1.523 Km2. A população é composta por 11.253.503* habitantes, está entre as cidades mais populosas do mundo. Rio de Janeiro: É a capital do Estado do Rio de Janeiro, possui 1.182 Km2. A população é composta por 6.320.446* habitantes. Possui um importante acervo histórico e arquitetônico, além de suas belezas naturais que atraem vários turistas. Salvador: Capital da Bahia, sua extensão territorial é de 707 Km2. A população é composta por 2.675.656* habitantes. Foi a primeira capital do Brasil, possui belas construções do período colonial. Belo Horizonte: Capital do Estado de Minas Gerais, sua extensão territorial é de 331 Km2. A população é composta por 2.375.151 * habitantes. Fortaleza: Capital do Estado do Ceará, sua extensão territorial é de 313 Km2. A população é composta por 2.452.185* habitantes. Apresenta 90 km de praias, fato que atrai turistas do mundo todo. Curitiba: Capital do Estado do Paraná, sua extensão territorial é de 435 Km2. A população é composta por 1.751.907* habitantes. Apresenta um dos melhores padrões de qualidade de vida entre todas as capitais do Brasil. Manaus: Capital do Estado do Amazonas, sua extensão territorial é de 11.401 Km2. A população é composta por 1.802.014* habitantes. Apresenta marcos arquitetônicos do período áureo da borracha. Recife: Capital do Estado do Pernambuco, sua extensão territorial é de 217 Km2. A população é composta por 1.537.704* habitantes. Possui belas praias, e arquitetura holandesa. Porto Alegre: Capital do Estado do Rio Grande do Sul, sua extensão territorial é de 497 Km2. A população é composta por 1.409.351* habitantes. É uma das cidades mais arborizadas do país.
Full transcript