Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Thaís Ribeiro

on 4 August 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi



Refino do Petróleo
Lisyanne Santana
Thaís Regina

Referências :


• NETO, A. A. D. Refino de Petróleo e Petroquímica. Disponível em: http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/deq0370/Curso_de_Refino_de_Petroleo_e_Petroquimica.pdf, acesso em 28 de julho de 2013.
• Os Processos de Refinação do Petróleo. Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/11898/11898_11.PDF,

• SILVA, W. Apostila de Refino do Petróleo. Disponível em http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAOiAAJ/apostila-refino-petroleo
designed by Péter Puklus for Prezi
Processos de Separação
Processos de Conversão
São processos de natureza química que têm por objetivo modificar a composição molecular de uma fração com o intuito de valorizá-la economicamente. Essas modificações são através de reações de quebra, reagrupamento ou reestruturação molecular, podendo ou não ser transformada em outra(s) de natureza química distintas
Processos de Tratamento
Os processos de tratamento ou de acabamento, de natureza química são portanto empregados com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos através da redução dessas impurezas, sem causar profundas modificações nas frações.
Processos Auxiliares
Existem com o objetivo de fornecer insumos para possibilitar a operação ou efetuar o tratamento de rejeitos dos outros tipos de processo já citados.
O que é o refino ?
São processos de natureza física que têm por objetivo desmembrar o petróleo em suas frações básicas ou processar uma fração previamente produzida a fim de retirar desta um grupo específico de componentes.
Destilação Atmosférica
É o processo básico de separação do petróleo, que consiste na vaporização e posterior condensação dos componentes do óleo cru (hidrocarbonetos e impurezas) devido à ação de temperatura e pressão. O processo está baseado nas diferenças entre os pontos de ebulição dos diversos constituintes do petróleo.
O resíduo obtido na seção de destilação atmosférica é um corte de alto peso molecular e é usado como corrente de alimentação da seção de destilação a vácuo, em que se trabalha a pressões subatmosféricas com o objetivo de gerar óleos lubrificantes ou asóleos para carga da unidade de craqueamento catalítico. Dessa forma, promove-se o proveitamento de um subproduto que, de outra forma, teria um baixo valor comercial.
Destilação á Vácuo
Desasfaltação a Propano
O resíduo da destilação a vácuo pode conter um gasóleo de alta viscosidade. Nesse caso, pode-se tratá-lo segundo um processo de separação que consiste no uso de propano líquido a alta pressão como agente de extração. Esse tipo de gasóleo não pode ser obtido através de destilação, justificando, assim, o uso do processo de desasfaltação a propano, em função de seu bom poder solvente e seletividade
Craqueamento Térmico
O processo consiste na quebra de moléculas presentes na carga, sob elevadas temperaturas e pressões, visando à obtenção de gasolina e GLP como produto principal e gás combustível, óleos leve e residual e coque como subprodutos, com rendimento maior em coque e gás combustível. O coque deve ser retirado para evitar entupimentos.
Viscorredução

Este processo tem como objetivo reduzir, através de ação térmica, a viscosidade de um resíduo que será usado como óleo combustível, por meio da quebra de suas moléculas mais pesadas, tornando desnecessária a adição de frações intermediárias para acerto da viscosidade.
Craqueamento Catalítico
Tratamento Cáustico
Consiste numa lavagem de uma fração de petróleo por uma solução aquosa de NaOH (Soda Cáustica) ou de KOH (Potassa Cáustica). O objetivo deste tratamento é a eliminação de compostos ácidos de enxofre, tal como o H2S.
Processos Básicos
Geração de hidrogênio, como matéria matéria-prima para as unidades de hidroprocessamento.
 Recuperação de enxofre, produzido a partir da combustão de gases ricos em H2S.
Full transcript