Som é uma sequencia de ondas de pressão que se propagam através de um meio solido, liquido ou gasoso.
Um som analógico é um som que foi gravado usando métodos que replicam a ondas de som originais.
Um som digital é um som gravado usando pequenas amostras do som original a uma taxa especifica.
Um formato de audio é um formato de ficheiro utilizado para armazenar audio digital num sistema de computador. Os dados podem ser armazenados comprimidos ou descomprimidos, para reduzir o tamanho do ficheiro.
Existe um formato de audio descomprimido principal, o PCM, que depois é armazenado num ficheiro .wav, no Windows, ou num ficheiro .aiff, no Mac OS. São formatos ideais para armazenar gravações originais.
É importante fazer a distinção entre um formato de ficheiro e um codec de audio. Um codec executa a codificação e descodificação, atráves de logaritmos que permitem o maior aproveitamento dos dados audio enquanto que os dados em si são armazenados num ficheiro com um formato de ficheiro audio especifico.
Dentro dos formatos comprimidos ainda é possivel identificar dois tipos diferentes, os formatos comprimidos sem perda (lossless) e os formatos comprimidos com perda (lossy).
Um formato comprimido sem perda armazena os dados em menos espaço ao eliminar dados desnecessários.
Os formatos de audio descomprimidos codificam tanto o som e o silencio com o mesmo numero de bits por unidade de tempo. Num ficheiro comprimido sem perda, o sound ocupa uma menor porção do ficheiro e o silêncio quase não ocupa espaço nenhum.
Este tipo de compressão permite que os dados descomprimidos sejam exactamente copiados, e os formatos mais comuns são FLAC, WavPack, Monkey's Audio, ALAC e a sua taxa de compressão é sensivelmente 2:1.
Os ficheiros comprimidos com perda permitem uma maior redução no tamanho do ficheiro ao retirar parte dos dados. A taxa de compressão é bastante superior mas a perda qualidade é mais significativa. As tecnicas utilizadas retiram dados com com redução o mais pequena possivel na qualidade de reprodução, estas técnicas são suficientes para o uso no dia-a-dia e a diferença é quase impercetivel.
Os formatos mais populares de compressão com perda são o formato MP3 e AAC.
Freeware é o nome designado a software gratis(free).
Praat, WaveSurfer, Sonic Visualiser são exemplos de freewares de analise de som.
FFmpeg, MPlayer, WinLAME e Fre:ac são exemplos de freewares de conversão de audio.