“Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor”.
“Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência”;
“Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem”.
1890
Londres
Missão diplomática de príncipes hindus.
Trabalho importante que incluiria um treinamento de três anos no Tibete.
Aos 11 anos, sua mão morre precocemente e ela se muda para a casa dos avós em Saratov
1847 - Seu avô é nomeado Governador da província de Tibliss e a família nuda-se para a Geórgia
Sua mãe vem de uma família de príncipes do império russo .
Sua ascedencia entrelaça alguns ramos com famílias da dinastia Romanov
Seu pai vem de uma família de condes de sobrenome Hanh (Gan)
Portanto tem um nascimento nobre entre os dias 30 e 31 de julho de 1831, data considerada por muitos como propícia ao nascimento de crianças com características psíquicas diferenciadas, segundo a crença da época e local.
Foi batizada às pressas pois dada sua compleição física extremamente frágil não se depositou tanta convicção de que sobreviveria.
Os fatos que ocorreram desde seu batismo só contribuiram para a consolidação das desconfianças a respeito de sua natureza. A começar pelo incêndio nas vestes do religioso que celebra a cerimônia do batizado.
Durante sua infância outras evidências de comportamento, além de segundo algumas testemunhas, demonstrações de poderes de materialização e relatos dela mesma sobre visões e diálogos com seres invisíveis criaram uma atmosfera de mistério e admiração em torno da pequena Helena Petrovna Gan.
Devido aos compromisso de trabalho de literata, sua mãe estava fora a maior parte do tempo. As atribuições militares de seu pai tambem não permitiam um convívio tão frequente, razão pela qual foi criada pelas governantas da casa que lhe ministram aulas de piano, dança, línguas, entre outras habilidades.
Aos 11 anos, sua mão morre precocemente e ela se muda para a casa dos avós em Saratov
1848 - Um casamento de conveniência foi arranjado com o Governador de Erevan na Armênia. Casa-se aos 17 anos com Níkifor Blavatsky Um homem bem mais maduro de quem herda o famoso sobrenome
1888
1889