3º Passo
Lembrem sempre dessa imagem...
Desenhando os Objetivos
a) O objetivo final da iniciativa deve ser escrito de modo a expressar como a vida do público prioritário será transformada se a iniciativa obtiver sucesso
b) Os objetivos específico(s) da iniciativa devem ser as conquistas específicas (ex. a implementação de tal política), necessárias para alcançar o objetivo final.
Como podemos fazer isto?
2º Passo
Nesta etapa precisamos de informações que podem ser: PRIMÁRIAS ou SECUNDÁRIAS sobre o problema;
Precisamos procurar saber o que diz a lei!
Análise do Problema
Como Podemos fazer isto?
4º Passo
a) entender o ambiente em que o problema está inserido. A análise da situação política, econômica, social, tecnológica e ambiental, pode ajudar a identificar quais, dentre eles, são fatores mais significativos para a sua iniciativa.
b) Entender o ambiente do processo decisório é importante na identificação dos públicos alvos mais adequados.
Como podemos fazer isto?
c) Identificar os públicos alvos vai ajudar você a planejar de forma estratégica e a escolher os métodos e atividades mais apropriados para cada público.
Existem dois públicos alvos principais a serem identificados: - Público primário: ‘tomadores de decisão’ que têm o poder de promover ou evitar que mudanças aconteçam. Influenciá-los é chave para o sucesso. - Público secundário: Influentes e outros com poder de pressão, que têm o poder de influenciar os tomadores de decisão.
6º Passo
1º Passo
Após reflexões sobre as mudanças que quer alcançar através do trabalho de Advocacy/Incidência Política, como também sobre os riscos potenciais, deve pergunte a si mesmo: nós devemos continuar desenvolvendo a iniciativa, deveríamos fazer mais pesquisa, ou estamos prontos para elaborar o plano de ação?
Riscos são inerentes à natureza do trabalho de Advocacy / Incidência Política, mas é importante avaliar os possíveis riscos para a seu grupo. Embora nunca possa prever tudo, é importante considerar alguns aspectos para assegurar que você estará tão preparado quanto pode.
Se a decisão é de continuar a implementar uma iniciativa de advocacy/incidência política, e considerando seus objetivos originais, agora responda:
Quais são os Riscos de Sua iniciativa?
Como podemos fazer isto?
A principal intenção deste passo é avaliar quão realísticos são seus objetivos iniciais e se eles podem ser melhorados.
É o momento de rever e refletir sobre as informações que você recolheu e a análise realizada nos cinco passos anteriores. Após ter revisto, deve se perguntar: "em reflexão, o que é possível?“
Chuva de Problemas/necessidades
Ranking dos Problemas/pesar o mais necessário
Árvore do Problema, ou necessidade
Identificação do Problema
Como podemos fazer isto?
Estamos quase lá!
5º Passo
Como podemos fazer isto?
Aqui é o momento de olhar para dentro do grupo que lidera uma iniciativa, para pontuar suas fraquezas e forças para enfrentar a "batalha".
O CICLO DO ADVOCACY - 10 Passos para a Cidadania - Primeiros 6 Passos