Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HARDWARE e SOFTWARE

No description
by

Fernando Costa

on 3 September 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HARDWARE e SOFTWARE

Hardware
Computadores são sistemas que dependem do funcionamento equilibrado entre diversos componentes, e todos eles necessitam de uma placa-mãe confiável para funcionar.

Na placa-mãe, todos os componentes que formam o computador são unidos e ligados entre si. Pode-se entender a placa como uma central que resolve problemas de espaço, uma vez que une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, memórias, placas e etc. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” algo bem lógico: sem ela, o computador é apenas um amontoado de chips e placas independentes.
Placa de Video
Um adaptador de vídeo, também chamado de placa gráfica, aceita dados de vídeo originários do computador e converte-os numa forma que o monitor possa perceber e exibir.

Além da qualidade de imagem, a placa de vídeo que utilizar determina a nitidez, o número de cores e a estabilidade de imagem que for exibida pelo monitor. Este componentes do computador permite personalizar vários fatores.

Os adaptadores de vídeo mais recente exibem texto e gráficos simples de forma adequada, variando hoje em dia, apenas o seu desempenho quando têm que responder a softwares que recorrem intensivamente a gráficos, incluindo jogos.
PLACA DE SOM E COLUNAS DE SOM
Todos os PCs podem produzir sons de alerta e avisos sonoros básicos utilizando colunas de som, mas, para ouvir CDs de áudio, jogar, reproduzir DVDs com sistemas surround, ou utilizar a Internet para fazer chamadas telefônicas de longa distância, reconhecimento de voz software, ou executar outras funções de áudio PC, irá precisar de uma placa de som (ou placa de som incorporada na placa-mãe) e colunas ou auscultadores.
O PC utiliza Random Access Memory (RAM), também chamada de simplesmente memória, para armazenar os programas e informações com os quais está a trabalhar no momento. A RAM está disponível em diferentes tipos, velocidades e pacotes fisicos.

A quantidade e o tipo de RAM que um sistema poderá utilizar depende do seu chipset, o tipo e o número de slots de memória RAM disponíveis, entre outros fatores.

A quantidade ideal de RAM depende do sistema operativo que estiver a utilizar, quantos e quais os programas que executa simultaneamente, entre outras coisas. É um dos componentes de hardware mais escolhidos para upgrade de sistemas mais antigos, já que fica rapidamente desactualizada com a evolução dos sistemas.





Teclado e Mouse
Os PCs utilizam vários tipos de dispositivos de entrada, como teclados para digitação de texto; mouses, trackballs e outros componentes do computador apontadores para trabalhar no ambiente gráfico do Windows, e controladores de jogos para jogar jogos de computador com gráficos modernos e de simulações. O mouse é um dispositivo que no início não se dava muita importância mas com o avanço da tecnologia este foi-se tornando mais importante e a ter um papel fundamentar no controle do computador. Atualmente este tem vindo a desaparecer e dar origem os movimentos touch.
Hard Disk (HD)
A Hard Disk Drive (HDD) é o dispositivo de armazenamento principal em qualquer PC.

Ao contrário da RAM, que mantém apenas os dados enquanto o computador permanece ligado, os dados gravados num disco rígido permanecem armazenados até que decidirmos elimina-los. Este é um dos componentes do computador mais importante.

Antigamente o espaço nos HDD era um recurso escasso, que os utilizadores não olhavam a esforços para preservar, mas hoje em dia, as HDDs modernas são tão espaçosas e tão baratas que a maioria das pessoas têm normalmente bastante espaço livre em disco.

Como lado negativo, os HDDs modernos podem ser difíceis de instalar e configurar, especialmente em sistemas mais antigos, e a sua enorme capacidade faz com que alguma forma de backup, seja obrigatoriamente ter de ser feita em fita.
PORTAS DE COMUNICAÇÃO
As portas de comunicação permitem ao PC ligar-se a periféricos externos, como impressoras, modems e dispositivos similares.

As serial ports, que pertencem a este grupo, são, hoje em dia, obsoletas, mas ainda utilizados nalgumas situações específicas.

As portas paralelas, ainda são muito utilizadas para ligar impressoras.

O Universal Serial Bus (USB), que está a substituir os antigas serial ports e paralelas, é, hoje em dia a mais utilizada para assegurar comunicações externas dos componentes do computador pessoais.
CAIXA E FONTE DE ALIMENTAÇÃO
A caixa (ou chassis) é a capa externa que mantém o PC e todos os seus dispositivos internos periféricos.

A fonte de alimentação fornece energia estável a todos os componentes de hardware do sistema e, também, o fluxo de ar necessário para o arrefecimento, mantendo os componentes de hardware a salvo do super-aquecimento.
IMPRESSORA
Um outro componente de hardware importante é a Impressora. A impressora é o meio de transferir os dados do computador para papel. Está é um dos componentes de hardware que pode não existir para que o computador funcione mas sem ela torna-se difícil obter a informação do computador em papel. Com a impressora a pessoa pode imprimir documentos importantes, convites, fotografias, entre outras funcionalidades.

Temos dois tipos de impressão: as impressoras de jacto de tinta e as impressoras laser. Normalmente as impressoras de jacto de tinta são mais de utilização doméstica. Enquanto as impressoras laser são mais rápidas e de maior utilização dai serem utilizadas mais em reprografias ou em outras áreas de negócio.
Monitor
O monitor utilizado determina a qualidade de vídeo que nós vemos. No monitor a pessoa pode visualizar a informação de varias formas, texto ou gráfico. O monitor é também chamado de ecrã pois é através deve se se obtém toda a informação.

Existem dois tipos de monitores que são: Monitores CRT e os Monitores LCD. A maioria dos PCs utilizam monitores de ecrã plano LCD, estando disponíveis numa grande variedade de tamanhos, capacidades, recursos e preços e, escolher um deles, não é uma tarefa trivial. O monitor é um dispositivo que permite a visualização de toda a informação, sendo assim a peça mais importante no computador. O ecrã do computador é como se fosse uma televisão e existem vários tipos, temos o: Monitores CRT e monitores LCD. O computador sem este componente de Hardware não existia.
UNIDADES ÓPTICAS
O CD-ROM começou a aparecer nos PCs tradicionais nos inícios de 1990, e tornou-se omnipresente, permanecendo inalterado no geral, exceto no que diz respeito a melhorias na velocidade e fiabilidade.

Os CDs são um dos componentes do computador que podem armazenar à volta de 600 + MB de dados na forma de só permitir a leitura ou não.

E porque são baratos de produzir, são muito utilizados para distribuir software e informação.

O CD-ROM também pode reproduzir discos CD-DA (áudio) e discos multimédia, o que os torna populares para ouvir música e para jogos.

Existem também os CD-RW, que podem escrever em CDs, assim como lê-los.

Posteriormente surgiram os DVD-ROM, que podem ser utilizados para ver filmes ou aceder a uma grande quantidade de informação, funcionando de forma semelhante aos gravadores de CD, mas que permitem armazenar cerca de sete vezes mais de informação.
Ele é o responsável por receber e interpretar milhares de informações provenientes tanto dos softwares como do próprio hardware. Devido a isso, ele tem até um apelido: Cérebro do computador.

O processador é conectado á placa-mãe por meio de um slot próprio, chamado socket. Devido á grande variedade de processadores, os sockets também mudam muito, por isso, antes de instalarmos um processador, precisamos verificar se a placa-mãe é compatível com o mesmo, ou seja, se possui o socket próprio para o processador em questão.

O que é ULA?
ULA é a sigla para Unidade Lógica Aritmética. Trata-se do circuito que se encarrega de realizar as operações matemáticas requisitadas por um determinado programa.

Processadores atuais possuem outra unidade para cálculos, conhecida como Unidade de Ponto Flutuante. Essa, por sua vez, serve para trabalhar com números enormes, de 64, 128 bits, por exemplo.
Software
Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.
Placa-Mãe.
---------------
Processador.
----------------
Memória.
------------
Full transcript