Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Caso Prático:
Cadeia de Valor
A produtividade de uma empresa é o elo entre a sua vantagem competitiva e a cadeia de valor.
A cadeia de valor para qualquer empresa, em qualquer negócio, é o conjunto interligado de todas as atividades que criam valor, desde uma fonte básica de matérias-primas, passando por fornecedores de componentes, até a entrega do produto final às mãos do consumidor.” (Rocha, W. e Borinelli, M.L., 2006)
Assim, se valor relaciona-se com quanto um consumidor está disposto a pagar pelo seu produto, é essencial utilizar a cadeia de valor a seu favor para obter vantagem competitiva.
A cadeia de valor permite aos gestores investir onde possuem vantagem competitiva, ou mesmo identificar pontos de estrangulamento de fornecimento na cadeia de valor e procurar controlá-los de forma a minimizar o risco associado, ou, eventualmente, transformar uma ameaça em oportunidade.
Matriz de Valor
A Matriz de valor consiste no conhecimento das atividades relacionadas, ainda que remotamente com as da empresa a avaliar.
Vantagens:
Desvantagens:
As empresas mais empreendedoras começaram a perceber que os gestores que trabalhavam mais próximo do cliente possuiam melhores informações para tomar decisões.
Segundo Souza et al. (2006), cadeia de abastecimento é um conjunto de empresas geograficamente dispersas, interagindo entre si, constituídas por fornecedores, produtores, distribuidores, retalhistas e clientes através das quais fluem produtos, matérias-primas e informações.
Desta forma, a cadeia de abastecimento é uma corrente formada por elos, através dos quais a matéria-prima transforma-se em produto que será entregue ao cliente final com o propósito de satisfazer as suas necessidades.