Loading…
Transcript

É baseado nas decisões humanas na delicadeza de uma pessoa deficiente

com uma pitada de carinho, educação e adaptação na sociedade.

Na história de uma família anglo-indiana católica chamada McNallys, cuja filha mais velha, Michelle, ficou surda e cega após uma doença que teve quando tinha meses de idade. Seu mundo era incompreensível, os significados não lhe foram ensinados.

Ela cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não conseguem, e não sabem como educá-la. Surda-Cega ela vivia sob a proteção de sua mãe Catherine Mcnally. Apesar da surdez e cegueira ela supera vários obstáculos que giram em torno de sua convivência e comunicação. Enxergar, ouvir e falar com as pessoas é algo impossível diante dessas limitações. O fato de não poder enxergar e ouvir é retratado como se ela fosse demente, ou, possuísse menos capacidade intelectual do que os ouvintes que a cercavam. Essa era a impressão que as pessoas tinham, inclusive o pai da Michelle. O seu mundo era escuro (BLACK) em virtude dessa situação.

O impossível não existirá mais quando Michelle conhece seu professor de língua de sinais Debraj que lhe ensina a falar e ouvir com as mãos. Mesmo com oposição do pai Paul Mcnally, o instrutor decide ajudar Michelle em alcançar o impossível.

Por duas vezes, Michelle ultrapassa o impossível. Primeiro, quando após vinte dias de dedicação do professor Debraj, Michelle consegue captar sua primeira palavra: water (água).

Segundo, quando Michelle consegue entrar na Universidade e após 40 anos se formar em Artes. A vida da Michelle é retratada pela metáfora da aranha. Depois de várias tentativas, finalmente ela constrói sua casa. Mesmo tendo um temperamento agitado Michelle, após muito esforço consegue se graduar levando o dobro de tempo que um graduando ouvinte gastaria para realizar tal faceta.

O filme é importante porque mostra a relação do professor com o aluno dentro e fora da escola ou universidade, mostrando que qualquer obstáculo pode ser superado quando temos perspicácia, paciência e muita força de vontade para tornar possível a concretização dos nossos sonhos, principalmente, que devemos lutar todos os dias para vencer as nossas limitações e não se deixar abater diante de alguns fracassos ocorridos em nossa vida.

Outra questão importante retratada é na vida espiritual. Quando seu professor vai embora, Michelle sempre orava para encontrá-lo, até se passar 12 anos, ela o encontra, porém ele perdeu a memória em virtude do mal de Alzheimer. Michelle tenta resgatar a memória de seu professor de várias formas até um dia ele conseguir aprender novamente as palavras. A história se reverte. Agora é a vez da Michelle lhe retribuir os anos de trabalho do seu professor, por se importar com ele e tentar lhe devolver os sentidos das palavras que haviam se perdido de sua memória.

A mais importante mensagem que o filme passa, ao meu ver está nas alegrias de se dedicar por alguém. Mesmo sem ouvir nem ver Michelle descobre muitas coisas graças a dedicação de Debraj. Esse instrutor não se deixa levar pelos preconceitos e discriminações ao seu redor, nem se prende ao impossível.

Com um objetivo em mente – trazer a luz por meio dos sinais – ele consegue iluminar a vida dela. E Michelle desenvolveu empatia pelo seu professor ao buscar a dignidade que ele havia perdido ao ser internado numa clínica de reabilitação. Ele não desistiu dela, nem ela desistiu dele.

Deve se predominar a luz na vida de qualquer pessoa independente das suas dificuldades aparentes.

BLACK

Apresentado por:

Francisco Ebson Gomes Sousa

Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Campus Caraúbas

Licenciatura em Letras - LIBRAS

Fund. Educação de Surdos