Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Etimologia
A raiz latina saeculum referia-se a uma geração ou a uma era. “Secular” veio a significar “pertencente a esta era, mundana”. Em termos gerais, o secularismo envolver uma afirmação das realidades imanentes deste mundo, lado a lado com uma negação ou exclusão das realidades transcendentes do outro mundo. É uma cosmovisão e um estilo de vida que se inclina para o profano mais do que para o sagrado, o natural mais do que o sobrenatural. O secularismo é uma abordagem não religiosa da vida individual e social.
Na idade Moderna grandes movimentos surgem e a Renascença é o primeiro deles. Foi o movimento onde as artes e o enfoque ao ser humano, trouxeram um sentido de liberdade em relação ao período opressor anteriormente exercido pela Igreja.
Outro movimento moderno é o Humanismo que foi concebido como uma filosofia moral, a qual coloca os seres humanos como principais em escala de importância. Isso já nos dá uma imagem do Individualismo que sendo um conceito político, moral e social, exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado.
EAGLETON, Terry. Ideologia. Uma Introdução. São Paulo. Unesp. 1997 (trad. De Ideology. Na Introduction, 1991)
ROMEIRO, Paulo. Evangelicos em crise. 5. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2000. 209 p.
SILVA, Dionisio Oliveira da. O comercio do sagrado: aspectos e implicacoes para a espiritualidade da experiencia religiosa. Londrina: Descoberta, 2004. 161 p. ISBN 85-8714377-8.
DUSSEL, Enrique. Mil quatrocentos e noventa e dois: o encobrimento do outro : a origem do mito da modernidade : conferencias de Frank. Petrópolis: Vozes, 1993. 196 p.
GIORDANI, Mario Curtis. Historia dos seculos XVI e XVII na Europa. Petrópolis: Vozes, 2003. 973 p. ISBN 85-326-2820-6.
LEPARGNEUR, Hubert. A Secularização. São Paulo: Duas Cidades, 1971. (Teologia hoje).
MARTELLI, Stefano. A religião na sociedade pós-moderna: entre secularização e dessecularização. Tradução de Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulinas, 2005. 493 p. Bibliografia.
MCGRATH, Alister E. Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução à teologia cristã. Tradução de Marisa K. A. de Siqueira Lopes. São Paulo: Shedd, 2005. 659 p. ISBN 85-88315-34-3.
HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira, Marcus Penchel. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 464 p., il. ISBN 85-219-0172-0.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX : 1914-1991. Tradução de Marcos Santarrita. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. 598 p., il. Bibliografia. ISBN 9788571644687.
Autor Leonardo da Vinci (1490)
Técnica Lápis e tinta sobre papel
Dimensões 34 cm × 24 cm
Localização Gallerie dell'Accademia
O Racionalismo afirma que tudo o que existe tem uma causa inteligível, mesmo que essa causa não possa ser demonstrada empiricamente - tal como a causa da origem do Universo. Privilegia a razão em detrimento da experiência do mundo sensível como via de acesso ao conhecimento.
Racionalistas notórios: René Descartes, Baruch Spinoza e Gottfried Wilhelm Leibniz introduzem o racionalismo na filosofia moderna.
Georg Wilhelm Friedrich Hegel, por sua vez, identifica o racional com o real, supondo a total inteligibilidade deste último.
René Descartes 1596 - 1650 (53 anos)
"Se você for uma pessoa que busca realmente a verdade, é necessário que ao menos uma vez na vida duvide de todas as coisas, da maneira mais profunda possível."
“Secularização é a ação ou efeito de secularizar ou de secularizar-se. Por exemplo, a secularização dos bens do clero é a sua conversão em bens nacionais.” “Secularizar é tornar secular o que era eclesiástico. Sujeitar às leis civis. Absorver (alguém) do voto de clausura; deixar de ser religioso”(1).
George Holyoake (13 de abril de 1817, Birmingham - 22 de janeiro de 1906, Brighton) foi um militante britânico da separação da Igreja e do Estado e o inventor do termo em língua inglesa secularism (secularismo). Holyoake foi o último britânico condenado por blasfêmia, em 1841, cumprindo uma pena de seis meses.
O secularismo desenha suas raízes intelectuais em filósofos gregos e romanos, como Marco Aurélio e Epicuro, polímatas medievais muçulmanos, como Averróis, pensadores iluministas, como Denis Diderot, Voltaire, Bento de Espinoza, John Locke, James Madison, Thomas Jefferson e Thomas Paine e livres-pensadores modernos, agnósticos e ateus, como Bertrand Russell e Robert Ingersoll.
(1) Caldas Aulete, Dicionario contemporâneo de Língua Portuguesa, Ed., Delta, Rio, V. ed., 1964.
Erasmo de Rotterdam 1466 - 1536 (69 anos)
(2) Poddar, Prem and Srinivasan Jain. ‘Secularism as an Idea Will Change: Interview with Homi Bhabha’,The Book Review, janeiro 1995.Republicado em The Hindu, 1995.
‘Em certo sentido, o secularismo pode afirmar o direito de ser livre do jugo e ensinamento religioso, bem como o direito à liberdade da imposição governamental de uma religião sobre o povo dentro de um estado que é neutro em matéria de crença.
Em outro sentido, refere-se à visão de que as atividades humanas e as decisões, especialmente as políticas, devem ser imparciais em relação à influência religiosa.(2)’
O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista, que elevava a importância da razão.
Havia um sentimento de que as ciências iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos.
Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros.
É possível identificarmos as questões de liberdade e autonomia fundamentais para a emergência do individualismo, isso já no humanismo renascentista e, mais claramente, no racionalismo e no iluminismo, quando se estabelece a diferenciação entre o indivíduo pré-moderno, orientado por uma ordem transcendente, religiosa, e o indivíduo moderno, orientado sobretudo pela razão e pela vontade.
Humanistas notórios: Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdam, Guilherme de Ockham, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.
O historiador Eric Hobsbawn considera, de maneira figurada, o século XX como o período entre a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e o colapso da União Soviética, em 1991. Hobsbawn chama esse período de "Era dos Extremos".
"Filas de rostos pálidos murmurano, máscaras de medo,
Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda,
Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos,
E a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados,
Naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!"
A década de 1950, ou simplesmente década de 50 ou ainda anos 50 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959. e recebeu a alcunha de Anos dourados. É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade.
A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grande depressão econômica que teve início em 24 de outubro de 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.
Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá.
O presidente Juscelino Kubitschek, em pé no Fusca, na inauguração oficial da Vokswagen do Brasil, em 1959.
Pintura do soldado Arthur Shilstone retrata o episódio dos franceses pasmos com a força dos americanos (Arthur Shilstone)
A fotografia Migrant Mother, uma das fotos estadunidenses mais famosas da década de 1930, mostrando Florence Owens Thompson, mãe de sete crianças, de 32 anos de idade, em Nipono, Califórnia, março de 1936, em busca de um emprego ou de ajuda social para sustentar sua família. Seu marido havia perdido seu emprego em 1931, e morrera no mesmo ano.
Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo
28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918.
Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.
A década de 1960 pode ser dividida em duas etapas. A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo.
Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo.
Esse movimento foi também a chamado de contracultura. Ocorre também a Revolução Cubana na América Latina, levando Fidel Castro ao poder. Tem início também a descolonização da África e do Caribe, com a gradual independência das antigas colônias.
No entanto esta década começou já com uma grande prosperidade dos países ricos. Por exemplo com a explosão do consumo, 90% dos americano tinha televisão em 1960 e uma em cada 3 famílias inglesas tinha automóvel em 1959.
Erasmo de Roterdam, por Hans Holbein, o Jovem.
Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização e reformas econômicas, iniciado em 27 de fevereiro de 1994 com a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real.
"A Rede Globo estava passando a minissérie Anos Rebeldes, de Gilberto Braga, que falava sobre o papel dos estudantes contra a ditadura. Em nossa primeira passeata, a gente colou um cartaz que dizia "Anos Rebeldes, Próximo Capítulo" " — Lindberg Farias, então presidente da UNE.
Em 11 de setembro de 1973, tropas lideradas pelo general Augusto Pinochet, tomaram controle de todo o país e cercaram o palácio presidencial de La Moneda. Allende fez um discurso, transmitido pelas rádios fiéis ao governo, informando que não renunciaria. Mais tarde Allende se suicida, usando o rifle AK-47 que Fidel Castro havia lhe dado de presente.
Foi a época em que aconteceu a crise do petróleo, o que levou os Estados Unidos, o Brasil, a Suécia e o Reino Unido à recessão, ao mesmo tempo que economias de países como o Japão e Alemanha, na época Alemanha Ocidental começavam a crescer. Nesta época também surgia a defesa do meio ambiente, e houve também um crescimento das revoluções comportamentais da década anterior. Muitos a consideram a "era do individualismo".
"A palavra-chave era a preposição "pós" usada para assinalar o território mental da vida no século XX. mundo, ou seus aspectos relevantes, tornou-se pós-industrial, pós-imperial, pós-moderno, pós-estrutural, pós-marxista, pós-Gutemberg, qualquer coisa." (HOBSBAWN, 1994, p.282)
Otimismo e esperança seguiram o colapso do Comunismo, mas os efeitos colaterais do fim da Guerra Fria estavam só começando, como o advento terrorista em regiões do Terceiro Mundo, especialmente na Ásia.
A cultura jovem aceitou o Grunge como mídia e foi muito diversificada se ramificando em tribos num universo social muito diverso que foi desde o superficialismo e consumismo até a militância ambientalista e antiglobalizante. A expressão nas roupas e através de tatuagens e piercings também foi marcante, bem como o consumo de drogas com o surgimento do ecstasy ligado a cultura de música eletrônica o aumento no consumo de maconha na classe média. No Brasil o jovem se viu envolvido cada vez mais com sexo em idade precoce e também foi vitima do aumento da violência nos grandes centros urbanos.
"Morrer pela pátria, pela Idéia! [...] Não, isso é fugir da verdade. Mesmo
no front, matar é que é importante [...] Morrer não é nada, isso não existe.
Ninguém pode imaginar a sua própria morte. Matar é o importante.
Essa é a fronteira a ser cruzada. Sim, esse é um ato concreto de vontade.
Porque ai você torna sua vontade viva na de outro homem."
No Brasil
Ciência e Tecnologia
Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura.
Dancin' Days é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no tradicional horário das 20 horas, de 10 de julho de 1978 e 27 de janeiro de 1979.
O iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e como Ilustração, foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.
Iluministas notórios: Johann Gottfried von Herder, Gotthold Ephraim Lessing, Moses Mendelssohn, Adam Ferguson, David Hume, Francis Hutcheson, Thomas Reid, Adam Smith, Rousseau, Voltaire, John Locke, Edward Gibbon, John Adams, Samuel Adams, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Alexander Hamilton e James Madison.
Leitura da tragédia de Voltaire L'Orphelin de la Chine, no salão de Madame Geoffrin em 1755, pintura de Anicet Charles Gabriel Lemonnier, 1812
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire
Na sua visão, qual o papel da Igreja na sociedade?
A origem das desigualdades
O primeiro homem que cercou um pedaço de terra, que veio com a ideia de dizer “isto é meu” e encontrou gente simples o bastante para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassinatos derivam desse ato! De quanta miséria e horror a raça humana poderia ter sido poupada se alguém simplesmente tivesse arrancado as estacas, enchido os buracos e gritado para seus companheiros: “Não deem ouvidos a este impostor. Estarão perdidos se esquecerem que os frutos da terra pertencem a todos, e que a terra, ela mesma, não pertence a ninguém”! - Jean Jaques Rousseau
"Todo o homem é culpado do bem que não fez" Voltaire
Quais fatores tem gerado o crescimento dos des-igrejados no Brasil?
"A inocência não se envergonha de nada."
Rousseau
Qual é nossa concepção em relação a secularização da igreja no Brasil?
Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais - direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões.
Você compreende o movimento
Neo-pentecostal como fruto do secularismo? Porque?
Quais medidas emergenciais você julga importantes para que a igreja possa mitigar o cenário apresentado?