A BSI é uma empresa multinacional com sede no Reino Unido, foi a primeira organização certificadora no mundo, atuando como provedora de serviços técnicos desde 1901.
Responsável pela elaboração das normas BS que deram origem as primeiras normas ISO, tais como, a BS 5750 adotada internacionalmente como ISO 9001, a BS 7750 adotada como ISO 14001, entre outras.
Foi confiada pelo Comitê Normativo de Gerenciamento Ambiental a um Comitê Técnico Especial (ESS/1), no qual inúmeras organizações empresariais, técnicas, acadêmicas e governamentais estavam representadas.
A BS 7750 foi formulada de forma a permitir que qualquer organização, independente do seu porte, atividade ou localização, estabeleça um sistema de gerenciamento efetivo, como alicerce para um desempenho ambiental seguro e para os procedimentos de auditoria ambiental.
Inglaterra, berço dos sistemas de gestão da qualidade, foi o primeiro país a normalizar os SGAs;
1992, publicação da versão preliminar da BS-7750, Especificação para Sistemas de
Gestão Ambiental;
1994, publicação da versão final da BS-7750.
A Norma BS 7750 especifica os requisitos para o desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de gestão ambiental que visem garantir o cumprimento de políticas e objetivos ambientais definidos e declarados.
A Norma BS 7750 foi emitida pelo Instituto Britânico de Normatização - BSI, tendo sua primeira versão publicada em 1992.
A BS 7750 declara que os aspectos da gestão de saúde ocupacional e segurança não foram abordados. Entretanto, não visa impedir que uma organização os inclua ou integre em seu Sistema de Gestão Ambiental.
A norma foi formulada com o propósito de que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) não precise ser implementado de forma independente, mas sim através da adaptação dos componentes do gerenciamento de uma organização.
A norma não estabelece critérios de desempenho ambiental específicos, mas exige que as organizações formulem políticas e estabeleçam objetivos, levando em consideração a disponibilização das informações sobre efeitos ambientais significativos.
A BS 7750 aplica-se a qualquer organização que deseje:
Em geral, a norma BS 7750 é mais rigorosamente detalhista nos seguintes requisitos:
-Responsabilidade, autoridade e recursos.
-Contratados.
-Avaliação e registros de efeitos ambientais.
-Manual.
-Controle.
-Verificação, teste e medição.
-Registros de gestão ambiental.
-Programa de auditoria.
-Protocolos e procedimentos de auditoria.
O desenvolvimento de um SGA envolve
o conceito dos 5 W e 1 H (ou 2H).