Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Tecnologia, trabalho e mudanças sociais Professora Naiama Porto
Correção das atividades Colégio Estadual Augusto Meyer
As tecnologias são formas de conhecimento produzidas por uma determinada sociedade. Diferentemente da técnica, a tecnologia é resultado da aplicação prática da ciência, e é ela própria base para a produção de novos conhecimentos.
Ela também causa mudanças nas maneiras de trabalhar, produzir e, até mesmo, nas relações sociais.
As tecnologias em si não podem ser consideradas as únicas responsáveis pela redução de postos de trabalho. Há outros fatores que levam à redução de postos de trabalho. Dentre eles podemos citar as crises econômicas, a competição econômica no sistema capitalista e o papel do Estado, que pode ou não aprovar medidas que restrinjam a criação de novos empregos
O taylorismo constituiu em uma forma de organizar e racionar o trabalho, com base na análise do tempo de dos movimentos dos trabalhadores no processo de produção. O objetivo era tornar ainda mais rigorosos a separação entre a concepção e execução das tarefas e controle sobre o trabalhador.
O fordismo foi um sistema de produção em massa organizado no início do século XX, com base na padronização e na simplificação das tarefas e na intensificação do ritmo mediante o uso de esteira rolantes e de incentivos salariais.
Assim, na indústria brasileira, as indústrias automobilísticas, de eletrodomésticos, de peças e de base (siderurgia, petroquímica) são exemplos de setores em que o taylorismo-fordismo se faz presente, porque envolvem padronização dos produtos, produção em larga escala e separação entre excução e concepção.
Ainda existe o trabalho informal onde não há nenhuma segurança de trabalho.
Com a mecanização e informatização de diversos setores da economia, muitos postos de trabalho foram reduzidos. As políticas neoliberais levaram, de modo geral, à diminuição do número de trabalhadores efetivos- com contratos por tempo indeterminado e carteira assinada- e ao crescimento da informalidade, com trabalhadores às margens das garantias de proteção e benefícios. Ocorreu ainda o aumento do trabalho atípico (fora dos moldes da CLT) ou do emprego precário, executado por terceiros, temporários, entre outros.
No Brasil, o desemprego nos anos 1990 foi fruto do enxugamento dos quadros de empregados das empresas privadas, sobretudo pela reestruturação produtiva industrial e do setor público, em função das privatizações que aconteceram então.
Nos países desenvolvidos, o desemprego caracteriza-se pela substituição de trabalhadores por equipamentos da revolução informacional e pela migração de postos de trabalho para países em que os direito do trabalhador são mais frágeis e os salários, menores
para que(m) serve?