b
Y
X
CÓDIGO DE
CONDUTA
PEDAGÓGICA
2020
2
m
1
p
“Ser íntegro, honesto e fazer o que é certo, às vezes significa ter de escolher entre o que é difícil, porém correto; e o que é fácil, porém errado.”
Kerry Clark
A
Obrigado por você fazer parte desta equipe!
O código de conduta é uma ferramenta que busca a realização da visão, missão e valores de nossa instituição. É a declaração formal de expectativas que serve para orientar as ações de nossos colaboradores e, dessa forma,nortear o trabalho pedagógico,objetivando resultados favoráveis, a partir do conhecimento(e cumprimento) dos itens a seguir:
1. Chegar pontualmente à Escola. O primeiro toque acontece às 7h05min, momento no qual o professor deverá dirigir-se a sala de aula.
Sugestão:
chegar 7h ou ,se possível,
antes para organizar o
material didático que será
utilizado nas aulas.
C
2. Não se ausente da sala de aula. As situações que ocorrerem
na sua ausência serão de sua responsabilidade.
Caso precise de ajuda, peça a um dos monitores
da sala para chamar algum
colaborador da Escola.
3. Um dos maiores problemas de uma Escola é a falta de professor. Caso a falta seja inevitável comunique com antecedência ao COORDENADOR DE ÁREA e já proponha data para a reposição.
4. Não se ausente da Escola no seu horário de trabalho sem comunicação prévia ao coordenador de área."
5. Realizar a frequência em sala diariamente, e manter os registros atualizados no sistema.
G
6. Todo material a ser preparado pela mecanografia deverá ser entregue ao coordenador de área com 72h de antecedência. A terça-feira à tarde, o sábado (a partir do meio dia), bem como, os domingos e feriados não contam como expediente.
H
7. Recolher e corrigir diariamente os exercícios de casa do aluno e entregá-lo na aula seguinte com as devidas considerações.Vale ressaltar que antes de devolver ao aluno, os exercícios devem ser analisados com o coordenador.
I
8. Agilizar a correção das avaliações para que seja feita a análise de rendimento junto ao coordenador e as referidas avaliações sejam devolvidas ao aluno até ,no máximo, 2 aulas após a data de aplicação.
J
9. Cumprir prazos de entrega de médias mediante posicionamento da Escola. Todos receberão o calendário vigente para que possam se organizar.
K
10. Todas as avaliações parciais devem ser agendadas com o coordenador e protocoladas no MAPA DE AVALIAÇÕES.
M
11. Participar de Conselhos de Professores
quando solicitado pela Escola.
N
12. Incentivar os alunos a não faltarem às avaliações, para que possamos evitar provas de reposição.Comunicar a relação de faltosos para que sejam tomadas as devidas providências.
O
13. Zelar pelo material da Escola. Atentar à higiene das salas em que trabalha. Colaborar com a Escola na educação das turmas em relação à organização de carteiras, cartazes, paredes, dentre outros. O verdadeiro educador deve preocupar-se coma formação integral do aluno (intelectual e humana).
P
14. Evite conversas nos corredores ou na sala dos professores para não atrasar o início das aulas. Cada aula tem
50mins.
O estudante tem o professor como espelho também em relação à pontualidade.
Q
15. O estudante tem o direito de ir ao banheiro, beber água. Todavia, o bom senso por parte do educador em relação a permitir ou não deverá sempre vir em primeiro lugar.
R
16. Não ministrar aulas particulares em vésperas de provas e nem em período de recuperação para os próprios estudantes. Tal situação poderá levantar hipóteses, no mínimo, delicadas, em relação ao resultado final dele.
S
17. Evitar comentários totalitaritários com sentido negativo como “ninguém tem nível nesta sala”, “ É muito difícil alguém aqui passar em vestibular...” ou ainda fazer comparações como “ A sala “x” é bem melhor que essa turma.”
S
18. Agir sempre com ética, procurando a Coordenação ou Direção quando discordar ou não entender alguma das normas da Escola.
T
19. Apresentar-se à Escola com vestimentas adequadas e usar o jaleco durante as aulas. Não usar fardas ou blusas de outras instituições, bem com roupas que manifestem preferências políticas, clubes de futebol... Atentar sempre à Filosofia da Instituição.
U
20. Tratar educadamente os alunos e os pais, mantendo atitudes cordiais e solícitas.
W
Y
21. Contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso e saudável, evitando comentários que não irão edificar o trabalho da equipe. Lembre-se de que todos somos peças importantes e incorporamos a Estrutura Pedagógica da Escola.
22. O uso de celular em sala de aula é proibido por lei; salvo em situações previamente planejadas e com finalidade pedagógica. Essa medida é válida para alunos,professores e funcionários.
Caso haja desobediência em relação ao uso do celular, o professor tem o dever de agir conforme as seguintes orientações:
Y
1. Logo no início do ano o professor deve advertir todos os alunos da referida lei e possível punição, (primeira advertência).
2. Em um outro momento, caso o aluno seja flagrado com o uso do celular, o professor deve solicitar que o aluno guarde o celular e adverti-lo uma segunda vez.
2
3. Na reincidência, o celular deverá ser recolhido para ser devolvido aos pais. O professor entregará o referido celular à coordenação para sejam tomadas as devidas providências. Nesse caso, já será tratado como indisciplina e o aluno poderá ser suspenso, dependendo do seu histórico.
3
Z
A nota qualitativa é uma importante ferramenta de avaliação que, se bem utilizada, pode e deve auxiliar o professor na disciplina em sala de aula, na organização pessoal dos seus alunos, e consequentemente, no aprendizado. O educador deve explicar aos alunos,claramente, os critérios e ser justo pra evitar resultados falseados.
C
Lembramos que os critérios da nota qualitativa são:
• Assiduidade e pontualidade;
• Fardamento completo;
• Participação ativa em sala de aula;
• Entrega das atividades de casa ;
• Cooperação com a organização da sala e da aula.
• Cumprimento das normas disciplinares estabelecidas pela escola no ambiente de sala de aula.
Lembramos que os critérios da nota qualitativa são:
• Assiduidade e pontualidade;
• Fardamento completo;
• Participação ativa em sala de aula;
• Entrega das atividades de casa ;
• Cooperação com a organização da sala e da aula.
• Cumprimento das normas disciplinares estabelecidas pela escola no ambiente de sala de aula.