Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

Orogênese e Epirogênese

Placas Tectônicas

Epirogênese e orogênese são tipos de movimentos de placas tectônicas que são ocasionados pelas forças internas do planeta Terra.

O que é

Orogênese

A orogênese é um tipo de movimento tectônico que acontece nas zonas de convergência entre diferentes placas tectônicas, que consistem nas regiões de maior instabilidade da crosta terrestre. Como esse movimento ocorre por meio de uma força endógena (do interior do planeta Terra) que atua na modelagem do relevo, é considerado um agente interno do relevo.

Orogênese é uma palavra derivada do grego e significa “formação de montanhas” (oros: montanhas, genesis: formação).

Efeitos

"O choque das placas tectônicas tem como principal efeito o dobramento da estrutura rochosa, dando origem ao que se chama de cinturão orogenético (ou orogênico). Nesses cinturões se formaram algumas das mais importantes cadeias montanhosas que conhecemos atualmente, como a Cordilheira dos Andes, no limite convergente de placas na costa oeste da América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, situada no interior do continente asiático.

As cadeias montanhosas formadas por meio do movimento de orogênese são chamadas também de dobramentos modernos. Elas consistem nas áreas de maior elevação do planeta Terra, como o Monte Everest, que é o ponto mais alto do mundo em relação ao nível do mar."

Características da Orogênese

Características

"A orogênese é um movimento que acontece no limite convergente entre placas tectônicas, sendo o resultado direto do processo de movimentação desses imensos blocos rochosos sobre a astenosfera. Esse choque entre as placas gera uma enorme pressão que se impõe no sentido horizontal sobre as rochas, o que leva à deformação dessas estruturas (ou diamorfismo)."

Epirogênese e orogênese são tipos de movimentos de placas tectônicas que são ocasionados pelas forças internas do planeta Terra.

O que é

Epirogênese

  • Também chamada de movimento epirogenético ou epirogenia, a epirogênese é um tipo de movimento tectônico que consiste no deslocamento vertical da crosta terrestre e acontece em ambos os sentidos: para cima ou para baixo. Esse movimento acontece por meio de uma força endógena (do interior do planeta Terra) que atua na modelagem do relevo de áreas mais antigas e relativamente estáveis. Pode, por isso, ser considerado um agente interno do relevo.

A palavra epirogênese tem origem no grego e significa formação de continente” (epeiros: continente, genesis: formação).

Tipos

Tipos de epirogênese

Existem dois tipos de movimento epirogenético, classificados de acordo com o sentido da força:

Soerguimento (ou epirogênese positiva): é o movimento ascendente, responsável pela elevação da crosta continental. Pode acontecer por inúmeros motivos, como pelo alívio de pressão sobre uma região da crosta continental ou até mesmo como resultado do arqueamento que se dá no interior do continente como resultado da colisão entre placas na zona de contato entre elas.

Abaixamento (ou epirogênese negativa): é o movimento descendente, isto é, de rebaixamento da crosta continental. O aumento da pressão sobre determinadas áreas da crosta continental é uma das causas do rebaixamento.

"A epirogênese é um movimento de grande escala que incide sobre a crosta continental. Acontece distante do limite entre as placas tectônicas, recaindo sobre áreas de maior estabilidade e consolidadas, isto é, que se formaram há mais tempo. O movimento epirogenético transcorre lentamente e de maneira imperceptível, podendo durar séculos."

Características

Imagens

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi