Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
da noção de raça
Por muitos anos, um agrupamento de pessoas se viram como superiores em relação a outros homens, influenciados por pesquisas de cientistas como Lineu e Darwin. No passado, os humanos eram hierarquizados em uma escala que o europeu estaria no topo e todos os outros indíviduos estariam em posições inferiores. Essas classificações determinavam o nível do ser humano na escala evolutiva e tinham embasamento em diferenças socias como aspectos fenótipos e biológicos. Todas essas conclusões retrógradas e preconceituosas permitiram que eventos racistas e xenofóbicos ocorresem na história do mundo, como a colonização, o apartheid e o holocausto.
Quando um grupo étnico considera sua cultura superior aos de outrem, isso é chamado de etnocentrismo. Ao longo do tempo, as teorias evolucionistas e hierarquizações foram sendo superadas, principalemente após a Teoria de Boas do antropólogo Franz Boas que refutava a ideia de uma única linha de evoluçaõ e tinha a consciência de que cada agrupamento de indivíduos tinha sua forma de evoluir, e por isso era contra a ideia de sociedades superiores e inferiores. Ainda assim, o etnocentrismo existe tanto no nosso passado quanto no presente, ao redor do mundo todo.
raça social
No século XX, pesquisas já demonstraram que raça é um conceito vazio de significado visto que somos uma só espécie humana mas essa categoria ainda recebe importância social. Na opinião do antropológo Kabengele Munaga, o termo disfarça e legitimiza relações de poder baseadas em cor de pele e grupos sociais, o que é normalizado à custa de um passado (e presente) racista e preconceituoso.
Nos estudos etnológicos, etnia é o conceito usado em detrimento de idealização de raça. Um agrupamento de indíviduos que se identificam socioculturalmente e compartilham a mesma língua, religião e cultura é considerado um grupo étnico. Essas particularidades e diferenças culturais determinam diversas etnias, e não características fenótipas como o conceito equivocado de raça.
Preconceito e
discriminação
Infelizmente, ao invés dessas relações humanas entre as diferenças étnicas e socias de grupos distintos mostrarem a beleza da diversidade e incentivar o respeito, muitas vezes os conceitos maldosos de preconceito e discriminação se sobressaem.
O preconceito é um julgamento prévio contra o diferente sob o ponto de vista do portador, provavelmente causado por um esteriótipo. Esse conceito é manifestado em forma de gestos discriminatórios visto que a discriminação é motivada pelo preconceito.
O racismo é um tremendo problema na realidade brasileira até os dias de hoje, e não deixa de ser um preconceito. Se baseia em um grupo de pessoas que acreditam que as diferenças étnicas e físicas definam o caráter, moral, condição financeira ou capacidade de algum indivíduo.
Milhares de pessoas ainda são hostilizadas por pessoas racistas ou passam por situaçoes injustas de julgamentos equivocados pela sua aparência física.
No Brasil, milhares de jovens são mortos diariamente por serem confundidos com criminosos e todos eles tem uma coisa em comum: a cor de pele.