Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Índice :
O que é ?
A poluição das águas é a degradação da qualidade da água a ponto de prejudicar a saúde e o bem estar das populações , de criar condições adversas às atividades sociais e económicas. É claro que também acaba por afetar os seres vivos e os seu habitat .
A água contaminada pode ser classificada como:
Os principais poluentes são :
Causas
Consequências e soluções
Soluções:
A eutrofização é um fenómeno causado pelo excesso de nutrientes num corpo de água, provocando um aumento excessivo de algas.
Causas: atividades indústriais e agrícolas;
No passado, as massas de água conseguiam absorver as descargas de poluentes.
Atualmente, as descargas tornaram-se mais frequentes e perigosas, por isso, a remoção tornou-se mais difícil.
Soluções:
A sobreexploração da água ocorre quando os países exploram as suas reservas de água para o seu consumo.
Em termos globais, a Terra ,tem mais água doce do que é necessário para cobrir todas as necessidades. No entanto, alguns países estão a sobreexplorar as suas reservas de água doce e ao fazê-lo comprometem a quantidade de água disponível para as próximas gerações.
Causas :
Soluções :
estruturas de abastecimento de água.
como, por exemplo, quando lavamos os
dentes.
A salinização das águas é a entrada de água salgada nas toalhas freáticas. Ocorre quando o nível da toalha freática desce para além de um certo limite.
Mais especificamente, a salinização é o processo que conduz ao aumento da concentração de sais solúveis (Na+, Ca2+, Mg2+, K+) na solução do solo, para níveis prejudiciais às plantas.
A acumulação de sais no solo está ligada à existência de uma fonte de sais, a uma evapotranspiração alimentada por água rica em sais e à insuficiência de precipitação e/ou de drenagem que permitam a lixiviação dos sais.
Algumas das causas são naturais mas outras resultam da intervenção humana :
Soluções :
Parece areia, mas é sal !
As marés negras são o resultado de derrames voluntários ou em desastres em navios petroleiros que têm sempre graves impactos nos ecossistemas marítimos. As marés negras representam cerca de 10% do total anual da poluição dos oceanos. Todos os anos são derramadas cerca de 3 000 000 de toneladas de petróleo nos oceanos.
Algumas das causas das marés negras são:
As marés negras originam grandes catástrofes ecológicas, continuando a ocorrer, mau grado a existência de inúmeros incidentes históricos, como, por exemplo, o derrame no Alasca, em 1964, de 40 000 T de crude, afetando 1744 Km de costa e muito mais de 30 000 animais marinhos. As consequências das marés negras são extremamente diversificadas e graves: a película opaca que se forma à superfície da água impede a entrada de luz nos oceanos e limita as trocas gasosas, originando uma forte redução da taxa de fotossíntese, assim como a asfixia de vários animais, devido à diminuição da quantidade de oxigénio dissolvido nas águas, ou seja, destroi o ecossistema e põe em risco a extinção de algumas espécies marinhas.
Todos os dias ouvimos falar destes temas bastante importantes , e mesmo sabendo o valor destes nem sempre cumprimos com a nossa parte. Apesar de pensarmos que estes recursos são ilimitados, na verdade uma das grandes dificuldades que enfrenta a Humanidade é a falta de água doce pois 97% da água da Terra é salgada. Por isso tendo acesso a todas estas informações devíamos ter consciência da poluição que estamos a causar no mundo para no futuro, nós e as nossas gerações ,termos acesso a este recurso essencial que é a água potável.
Conclusão
Para finalizar este tema, veja este video que nos permite refletir um pouco sobre a maneira como estamos a tratar o nosso planeta :
Trabalho realizado por:Bruna Portugal(Nº4)
Miriam Mendes(Nº21)
Quélia Costa(Nº22)
Escola Básica e Secundária Amadeu
Gaudêncio.