Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Neste trabalho vou abordar as necessidades, motivações e personalidadesdos consumidores. indivíduo compra e consome um dado produto em vez de outro, em dada quantidade, em dado momento e em dado local.
Vou falar também sobre a Teoria do Homos Economicus, isto é as preferências dos indivíduos, dentro disto vou indicar as três hipóteses de que esta teoria é constituída.
De acordo com o método de Lancaster, é simples, não é o produto, em si, que gera a satisfação, mas os atributos que o compõem.
No estudo do comportamento do consumidor a primeira pista ao que diz respeito a explicação das razões, pergunta-se porque é que um indivíduo compra e consome um dado produto em vez de outro, em dada quantidade, em dado momento e em dado local.
Motivações
Personalidade
Os economistas não se limitaram a propor um esquema simples de explicação de atos de consumo, mas elaboraram um modelo completo que serviu de ponto de partida à teoria económica da procura. Este modelo só se consegue perceber se se tiver em conta o contexto em que foi desenvolvido.
Este comportamento (do consumidor) foi analisado como comportamento de escolha, ou seja, afetação de bens existentes em quantidades necessariamente limitada, a necessidade, por definição inesgotável
Este primeiro tema aborda, que o consumidor pode conhecer as suas preferências por todas os produtos ou combinação de produtos suscetível de satisfazer as suas necessidades.
Por exemplo se a Margarida tiver de escolher entre o lote A, que constituí 3 livros e uma barra de chocolate ou entre o lote B constituído por 2 CDs (de música atual) e um rebuçado. Pode dizer-se que segundo a teoria, a Margarida prefere A a B ou B a A. A Margarida supõe que naturalmente tem uma informação completa sobre: 1) Hierquia das suas necessidades e 2) O conjunto de produtos suscetíveis de as satisfazerem, isto é, ao que chamamos de «Transparência».
A segunda hipótese tem uma estrutura que deve ser transitiva, isto é, a Margarida prefere por exemplo Camila Cabello a Ariana Grande, e Ariana Grande aos Maroons 5, então diz-se que prefere Camila Cabello aos Maroons 5.
A última hipótese estabelece que se prefere sempre mais a menos, ou seja, que a Margarida sempre preferirá 2 quilos de açúcar a 1, e 3 quilos a 2. Isto origina que daqui ela procurará a maximizar a sua utilidade, isto é, a satisfação induzida do consumo. Nesta última hipótese alinha-se uma visão só ser humano como fundamento movido sobre as preferências dos consumidores.
Abraham Maslow (1908-1970), foi um grande teórico da abordagem humanística. Esta abordagem “centra nas motivações positivas de nossas ações e desenvolvimento, especialmente o crescimento pessoal”.
Malsow destacou as suas teorias na saúde psicológica e na realização do potencial completo, as pessoas possuem necessidades que motivam o comportamento para a realização do potencial completo. Para Abraham as necessidades apresentam uma maneira hierárquica, é comum se falar em pirâmide de Maslow.
A teoria de maslow é fundada por três hipótes...
A teoria de maslow é fundada por três hipóteses:
De acordo com Maslow esta hierquia de Necessiades Baseia-se na ideia que cada pessoa esforça-se para satisfazer as suas necessidades, sendo elas pessoiais ou profissionais.
É um esquema que apresentauma divisão hierárquica, em as necessidades mais baixas devem satisfeitas antes das necessiadades de um nível mais alto .
Dentro da Pirâmide de Maslow existem 5 tipos de necessidades:
Necessidades Fisológicas:
As necessidades Fisiológicas são aquelas que se relacionam com o ser humano. Das quais a necessidade de nos manter vivos, a necessidade de comer, de respirar, descansar, dormir, beber, etc.
A necessidade de segurança, é a necessidade de nos sentirmos seguros, sem perigo, em ordem (segurança pública, é a obrigação do Estado a manunentação da nossa segurnaça ).
E no trabalho, ter um emprego estável, plano de saúde, seguro de vida, etc.
Necessidades Sociais
Necessidades Sociais
As Necessidades Sociais são necessidades de manter de mater relações humanas em harmonia por exemplo, sentir-se dentro de um grupo, dentro de um clube, receber carinho e afetos dos familiares.
No trabalho: necessidades de conquistar amizades, manter boas relações, etc.
Existem dois tipos de reconhecimento:
Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
A hipótese central de Lancaster é simples, não é o produto, em si, que gera a satisfação, mas os atributos que o compõem. A teoria de Lancaster representa um progresso em relação á abordagem clássica, tendo em conta o atributo do produto e explica a divisão de mercado
Joseph Lancaster