Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Unified Modeling Language é uma linguagem que define uma série de características para modelar e documentar sistemas orientados a objetos. Possui vários tipos de diagramas que são usados para documentar e modelar os mais diversos aspetos dos programas.
A UML foi desenvolvida pelos “Os Três Amigos” da engenharia de software Grady, Booch e Rumbaugh. Em 1996, divulgaram a UML 0.9 e 0.91 e organizações como a Microsoft, a Oracle e a IBM, incluiram a UML nos elementos fundamentais para o desenvolvimento de sistemas e negócios.
Um dos diagramas mais usados pelos programadores é o Diagrama de Casos de Uso que documenta o que o programa faz do ponto de vista do utilizador e descreve as principais funções do programa, bem como a interação dessas funções com os seus utilizadores.
Este diagrama pode ser utilizado na criação do plano de requisitos e é composto por quatro elementos:
Comunicação: ligação do ator ao caso de uso;
Ator: Tipo de utilizador;
Caso de uso: Tarefa ou uma função realizada pelo ator;
Cenário: Sequência de eventos despoletados pela interação do utilizador com o sistema.
Ator Caso de Uso Comunicação
Caso de uso para reparação de material informático avariado
Para completar o Diagrama podemos acrescentar um elemento Include (um caso de uso que para ser executado tem de chamar outro caso de uso) que definirá, por exemplo a necessidade de consultar a agenda para realizar a marcação