Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

COMPANY NAME

at CONFERENCE NAME

DATE

O que é ?

  • O Grafite é uma arte de rua (urbana) caracterizada por desenhos em locais públicos, (paredes, edifícios, ruas, etc) que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, na cidade de Nova York.
  • O termo Grafite, de origem italiana “graffito” (plural “graffite”) significa a “escrita feita com carvão”.

Grafite no Brasil:

  • A história do Grafite no Brasil surgiu na década de 70, precisamente na cidade de São Paulo, época conturbada da história do Brasil, silenciada pela censura com a chegada dos militares no poder.
  • O grafite surge no cenário da metrópole brasileira como uma arte transgressora, a linguagem da rua, da marginalidade, que não pede licença e que grita nas paredes da cidade os incômodos de uma geração.
  • Veículo de comunicação urbano, corroborando, de alguma maneira, a existência de outras vozes, de outros sujeitos históricos e ativos que participam da cidade.
  • Assim, desde a década de 70 no Brasil, os grafiteiros se apropriaram do espaço público a fim de transmitirem mensagens de cunho político, social, cultural, humanitário e, sobretudo, artístico.
  • A arte nesse momento, passa a ser não somente vista dentro dos museus ou dos centros culturais, mas, sobretudo, nas paredes das ruas, nos túneis, nos prédios da cidade.
  • Com efeito, o grafite é definido mais que uma linguagem artística, torna-se assim, um importante instrumento de protesto e de transgressão dos valores estabelecidos. Em outras palavras, nasce uma nova forma de ocupação do espaço urbano e da percepção artística.
  • No Brasil, essa arte disseminou-se rapidamente pelo país e, hoje em dia, segundo estudiosos do tema, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo.

Principais artistas:

Alex Hornest

Alessandro Vallauri

Ramon Martins

Gustavo e Otávio Pandolfo (os gêmeos)

Eduardo Kobra

Questões:

O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como

A) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.

B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.

C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.

D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.

E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi