Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
STC_4
Relações Económicas
Sessão 13 /14
STC_4 Relações Económicas
As empresas, ao produzirem bens ou prestarem serviços, incorrem em custos correspondentes, por exemplo, ao pagamento de salários dos trabalhadores, ao pagamento da energia elétrica e da água, ao pagamento das matérias necessárias à produção ou ao pagamento dos alugueres das instalações.
Estes encargos constituem os custos totais das empresas e podem ser divididos em custos fixos e em custos variáveis.
Naturalmente, o Custo total será constituído pelos custos fixos e variáveis.
Quando se determina os custos de produção, calcula-se normalmente um outro custo, o custo médio ou unitário, que é o valor total gasto para produzir determinado produto.
A expressão “Economia de escala” traduz a diminuição do custo de produção unitário em resultado do aumento da quantidade produzida pela empresa.
As empresas procuram organizar o processo produtivo de forma a reduzir os custos da produção, perspetivando a possibilidade de obterem economias de escala. Estas estão associadas a um único ou a um conjunto dos seguintes fatores que proporcionam a redução dos custos médios de produção:
As economias de escala estão, em geral, associadas às grandes empresas, como as linhas de montagem de automóveis. As economias de escala são ganhos provenientes da utilização mais racional dos fatores de produção.
Nem todas as empresas conseguem obter economias de escala e, por vezes, o aumento exagerado da dimensão da empresa pode originar deseconomias de escala, isto é aumento dos custos médios de produção, por unidade produzida, associados ao crescimento da capacidade de produção da empresa. As empresas enfrentam custos acrescidos pela má utilização dos fatores que se traduzem em custos de ineficiência.
Estes custos de ineficiência resultam da incapacidade de dirigir, de coordenar e de controlar as múltiplas tarefas inerentes à vida das empresas.
17/02