Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
"Desde 2005, por exemplo, a artista britânica Sarah Washington e o artista alemão Knut Aufermann questionam a circulação da música em nosso cotidiano. Estimulados por esse tema, criaram uma estação de rádio diferente e itinerante, a Mobile Radio. Os dois começaram suas experiências na Resonance 148FM, uma estação de rádio comunitária de Londres voltada principalmente para a cena das artes, um verdadeiro laboratório de idéias e uma oficina sonora de radioarte.
O interesse dos artistas é criar sonoridade que interaja com o lugar onde a rádio está localizada no momento. As experiências feitas pela Mobile Radio mostram que é raro o lugar do qual não se possa transmitir sons, e cada um tem sua própria personalidade ou impressão acústica. Algumas das transmissões de ruídos e sonoridades feitas pela dupla são feitas ao vivo, enquanto outras são editadas em programas, reportagens ou experimentos sonoros, criando uma intersecção entre música, linguagem e sons."
"Entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro de 2010, a Mobile Radio participou da 30ª Bienal de Artes de São Paulo. Foi a primeira vez que Knut Aufermann e Sarah Washington levaram o projeto para fora da Europa. Durante a Bienal, eles ocuparam um estúdio totalmente aberto no Pavilhão Oscar Niemeyer, pois a intenção era que o ruído das pessoas presentes no pavilhão fizesse parte das transmissões.
As Transmissões da Mobile Radio não têm horário fixo. Além disso, podem ser retransmitidas por outras rádios comerciais, além da internet. O fato de não ter uma audiência fixa não preocupa os artistas: para eles, quem estiver ligado à rádio no momento é que importa. E para você? Esse modo de ouvir rádio parece interessante?"
"Na década de 1940, Ariano Suassuna era ainda um estudante de Direito quando fundou o Teatro do Estudante de Pernambuco em parceria com o colega de curso Hermilo Borba Filho (1917-1976). Esse foi o início de uma longa e importante carreira como dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta, que faria de Suassuna um dos criadores e pesquisadores mais importantes da cultura brasileira. Assim como ele, Hermilo Borba Filho desenvolveu uma extensa carreira e se tornou escritor, crítico literário, jornalista, dramaturgo, diretor, teatrólogo e tradutor.
A partir desse mergulho na arte, Suassuna também passou a se interessar pela cultura, pelas tradições e especialmente pela arte popular do Nordeste brasileiro. Ele somou a isso sua formação erudita e seu amplo interesse pela História da Arte e da cultura mundial para empreender uma profunda reflexão sobre a natureza da cultura popular brasileira e suas relações com raízes e tradições culturais da civilização ocidental. Suassuna via relações entre a cultura medieval portuguesa trazida pelos colonizadores, especialmente as tradições religiosas, e a cultura popular nordestina. Assim, como forma de trabalhar a riqueza da cultura do Nordeste, ele criou o Movimento Armorial, que englobava todas as formas de expressões artísticas, como a literatura, a música, o teatro e as artes visuais, de forma integrada."
"No final da década de 1970, as ideias do movimento já haviam influenciado muitos artistas, mesmo que não participassem diretamente do Movimento Armorial.
A arte armorial compreende as tradições e a cultura brasileira como um conjunto constantemente dinâmico, alimentado pelos encontros aqui promovidos pelos processos imigratórios, livres e forçados, que aconteceram em nosso país desde a chegada dos portugueses. Assim o movimento assume uma proposta de produzir arte com base na Formação técnica de tradição européia e inspirada na tradição popular nordestina, característica presente na obra de Antonio Nóbrega."
POUGY, Eliana; VILELA, André. Todas as artes. São Paulo: Ática, 2006. p.330-331
" A artista visual carioca Beatriz Milhazes utiliza em muitas de suas produções elementos como flores, formas geométricas e alvos multicoloridos, que são pintados e colados na superfície de suas telas, criando justaposições e sobreposições. Em seus trabalhos, ela usa diversos materiais, que incluem desde papéis de bala a sacolas de compras, além de uma técnica própria.
O uso de formas espiraladas, também conhecidas como arabescos, a utilização de cores fortes e do dourado e a sobreposição de formas, que cria uma composição cheia de movimento e instabilidade, por exemplo, são características também encontradas em muitas obras da artista."
"Além de se inspirar no Carnaval, Beatriz Milhazes, assim como os artistas do Movimento Armorial, apropria-se de elementos do Barroco brasileiro para produzir suas obras. Dessa forma, o trabalho da artista resulta em obras que resgatam esse estilo, fazendo parte do movimento que ficou conhecido como Neobarroco.
A arte neobarroca brasileira, surgida no final do século XX e cuja maior expressão é a literatura, é uma reapresentação que traz de volta as características marcantes do Barroco, mesclando-as com outros "
POUGY, Eliana; VILELA, André. Todas as artes. São Paulo: Ática, 2006. p.334-335
"Entre 1998 e 1999, o artista brasileiro Eduardo Kac criou a obra Gênesis, que é constituída de um gene, chamado por ele de “gene do artista”. É um gene sintético, não existente na natureza.
A arte transgênica, segundo o artista Eduardo Kac, tem como objetivo criar indivíduos únicos, utilizando a engenharia genética como meio de produção. A partir dessa nova concepção de arte e com o auxílio de laboratórios de pesquisa de diversos países, o artista vem se dedicando à criação de genes, animais e placas únicos e transformando-os em elementos-chave em seus trabalhos.
Além disso, nos momentos em que são exibidas, as placas são dispostas sobre uma caixa de luz ultravioleta, controlada remotamente por internautas. Quando a luz ultravioleta é acionada, causa uma mutação do código genético, mudando, por sua vez, o gene de artista.
Durante a exposição, as placas de Petri foram colocadas sobre uma caixa de luz ultravioleta, controlada remotamente pelos internautas. Ao acionar a luz UV, os participantes virtuais provocam mutação do código genético, mudando o texto contido no corpo das bactérias.
Eduardo Kac (1962) nasceu no Rio de Janeiro e se formou em Comunicação Social. Na Década de 1980, escreveu um livro chamado Escracho, que faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, além de se interessar por performances, arte digital e poesia."