Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
BIOLOGIA 10º ANO
RELAÇÕES
BIÓTICAS
Trabalho orientado por:
Professor Luís Silvério
Trabalho realizado por:
Cárin Pinto nº5
Henrique Neves nº14
Gonçalo Paixão nº10
Relações bióticas são tipos de interações estabelecidas entre os seres vivos que ocupam o mesmo ecossistema, através de competição por algo, predação...
Existem dois tipos de relações, uma delas é a intraespecífica e a outra é interespecífica e nestas relações podemos constatar que algumas são favováveis aos seres vivos,outras nem tanto e outras são indeferentes.
estudopratico.com.br
blog.stihl.com.br
infoescola.com
Fig.1- Predação
Fig.3- Amensalismo
Fig.2- polinização(mutualismo)
Dizemos que uma relação( tanto intra-específica como interespecífica ) é favorável quando pelo menos um dos indivíduos é beneficiado sem sem prejudicar o outro.
Uma relação só é prejudicial se pelo menos um dos indivíduos sai prejudicado ou ambos.
cienciasnaturais100.blogspot.com
bioorbis.org
Uma relação intra-específica é quando organismos da mesma espécie estabelecem relações entre si através de competição, cooperação e até canibalismo.
Fig.7-canibalismo,i
Fig.4-cooperação
Fig.5-competição Fig.6-competição
alunosonline.uol.com.br
biologiaterceirotri.blogspot.com
Relações que ocorrem em indivíduos da mesma espécie onde existe uma cooperação entre si, ou seja os indivíduos agrupam-se ou organizam-se com o objetivo de aumentar a sua sobrevivência . Não existe desvantagem mas existe sim benefício. Compreendem as colónias e as sociedades
Fig.8-colmeia
As sociedades são um grupo de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver em coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Pode ocorrer, entretanto, um certo grau de diferenciação de formas entre eles e de divisão de trabalho, como sucede com as alcateias.
Fig.9-alcateia
cienciasbioblog.wordpress.com
As colónias são um grupo de indivíduos da mesma espécie que necessitam de viver em coletiva para sobreviver. Os indivíduos de uma colónia normalmente se dividem em funções diferentes garantir a sobrevivência da colónia
superinteressante.com
Fig11.colmeia
Fig.10-colonia de formigas
alunosonline.uol.com.br
Na competição intra-específica, os indivíduos competem entre si por causa de território, fêmea ou alimentos.
alunosonline.uol.com.br
O canibalismo é quando um indivíduo mata e alimenta-se de um ser de sua própria espécie. Isso ocorre principalmente em locais onde as populações encontram-se em um grande número de indivíduos e o alimento apresenta-se em pouca quantidade, mas também ocorre por natureza da espécies, por exemplo: após o acasalamento a fêmea louva-a-deus pratica o canibalismo sexual ou também a aranha viúva negra que pratica o mesmo canibalismo.
profjabiorritmo.blogspot.com
wikipedia.org
profjabiorritmo.blogspot.com
fig.12- aranha viúva negra
fig.13-louva a deus
Uma relação interespecífica, como o nome diz, é uma relação estabelecida entre seres vivos de espécies diferentes através de vários tópicos como a competição, o parasitismo, o comensalismo, a predação...
www.todoestudo.com.br
Fig.15-tubarão e remura
pt.wikipedia.org
Fig.14-tigre e servo
Competição
Na competição interespecífica, a interação ocorre entre organismos de espécies diferentes onde competem por recursos, neste caso o território ou os alimentos tal como na competição intra-específica.
www.euquerobiologia.com.br
Fig.16-roedor e pássaros
Predação
A predação é uma relação ecológica em que os predadores se alimentam das presas, utilizando diferentes métodos de caça para obter os recursos necessários para sobrevivência, independentemente se a presa for um herbívora ou um carnívora.
bionarede.crbio04.gov.br
Fig.17 e 18-leoa e zebra
Parasitismo
Parasitismo, é uma relação de dependência entre duas espécies diferentes, onde um tem dependência metabólica do outro. A espécie dependente designa se como parasita e a espécie prejudicada designa se como hospedeiro.
agro20.com.br
Fig.19-carraça ( parasita) e ser humano( hospedeiro)
Comensalismo
No comensalismo, essas duas espécies vivem normalmente associadas. É a interação que consiste no beneficiamento de uma das espécies ou população, não afetando a outra espécie, ou seja, a outra espécie não é significativamente prejudicada ou favorecida. O comensalismo representa um tipo de relação positiva, levando ao desenvolvimento de interações benéficas.
www.aquaristz.com
brasilescola.uol.com.br
Fig.21-Anêmona e peixe palhaço
Fig.20-Remora e Tubarão
Mutualismo
Mutualismo define um tipo de associação e, entre populações diferentes em que ambas se beneficiam, entretanto, podem estabelecer ou não um estado de interdependência fisiológica.
blog.stihl.com.br
Fig.22- Polinização
Amensalismo
O amensalismo é a presença de uma espécie no ambiente impede o crescimento de outra espécie naquele local ou a sua reprodução. Geralmente isso ocorre por meio da secreção de substâncias pela espécie inibidora que afetarão a outra espécie, denominada de amensal.
mundoeducacao.bol.uol.com.br
Fig. 23- Marés vermelhas
https://www.todoestudo.com.br/biologia/comensalismo
https://www.infopedia.pt/$relacoes-bioticas
https://pt.slideshare.net/sergiojluiz/relaes-biticas-presentation
https://colegiovascodagama.pt/ciencias3c/oitavo/bioticos.html
https://www.biologianet.com/ecologia/amensalismo.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/amensalismo.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/predacao.htm
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-e-a-vida-dentro-de-um-formigueiro/