Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A Irlanda é um país europeu localizado a noroeste do continente. O seu território não está fisicamente ligado à Europa, tendo em vista que ocupa uma grande ilha situada a oeste do Reino Unido. A ilha da Irlanda é dividida pela República da Irlanda (ocupa grande parte do território) e a Irlanda do Norte.
Capital: Dublin
Governo: República Parlamentar
Independência: Do Reino Unido - em 24 de abril de 1916 e reconhecida em 6 dezembro de 1922.
Entrada na União Europeia: 1 de janeiro de 1973.
Renda per capita: 47168 doláres
IDH: 0,895 (muito alto)
Esperança de vida: 78,6 anos
Alfabetização: 99,9%
Moeda: euro
A população é constituída etnicamente por europeus (96%, sendo 88,8% irlandeses e 7,2% de outros países), asiáticos (1,1%), africanos (0,8%), americanos (0,5%), australianos e neozelandeses (0,1%) e outros (1,5%).
Na Irlanda , as línguas oficiais são o irlandês , a língua celta nativa, e o inglês , que constitucionalmente é descrito como uma língua oficial secundária. Aprender irlandês é obrigatório no ensino do país, mas o inglês é amplamente prevalente. Os sinais de trânsito são, geralmente, bilíngues, mas também existe na mídia nacional o uso da língua irlandesa.
Na Irlanda, não existe saúde pública, com exceção dos portadores de Medical Card (um benefício concedido aos cidadãos europeus que estejam desempregados e que comprovem a impossibilidade de arcar com despesas médicas), dos aposentados e de crianças até os 6 anos de idade (para consultas no Clínico Geral). Os outros todos precisam pagar.
A Irlanda tem três níveis de ensino: primário, secundário e superior. Os sistemas de ensino estão, em grande parte, sob a orientação do governo através do Ministro da Educação e Habilidades. Escolas primárias e secundárias reconhecidas devem aderir ao currículo estabelecido pelos órgãos competentes. O ensino é obrigatório entre as idades de 6 e 15 anos e todas as crianças até a idade de 18 anos devem completar os três primeiros anos do ensino secundário, incluindo uma sessão do exame de Certificado Júnior.
Os três principais aeroportos internacionais da República da Irlanda são Dublin, Shannon e Cork, que servem muitas rotas europeias e intercontinentais com voos regulares e fretados.
Os serviços de transporte ferroviário são fornecidos pela Iarnród Éireann, que opera todos os serviços ferroviários suburbanos intermunicipais internos e de mercadorias no país.
Auto-estradas, estradas nacionais primárias e secundárias são geridas pela Autoridade Nacional de Estradas, enquanto estradas regionais e locais são geridas pelas autoridades locais em cada uma das suas respectivas áreas.
Por fim, na Irlanda também há serviço de transporte marítimo via balsas oferecido pela Irish Ferries, que conecta o país ao Reino Unido e à França.
Muito provavelmente, se você vai fazer uma viagem para a Irlanda, vai ouvir falar da fama de “bons de copo” que a população local tem. A grande verdade é que, assim como os ingleses, os irlandeses adoram frequentar pubs e tomar boas cervejas, mas eles tornam esse hábito ainda mais sagrado do que qualquer outra população europeia.
Diferentemente do nosso horário padrão comercial, seja para lojas, como para serviços, os irlandeses só trabalham nesses estabelecimentos no período de 9 às 17h. Não existe shopping ou qualquer tipo de local que oferece serviços antes ou após esse horário.
Falar de cultura na Irlanda e não falar da música local é praticamente impossível. Os irlandeses têm uma ligação muito forte com sua cultura musical que, por sua vez, tem características específicas e muito admiradas por quem entende de música.
Além das bandas tradicionalmente celtas e que você vai ouvir muito em pubs e rádios do país, a Irlanda também conta com nomes famosos no mercado da música, que representam o país no resto do mundo, como o U2, Van Morrison e Damien Rice.
Apesar de não terem uma grande representação mundial nos campeonatos esportivos que ocorrem em diferentes regiões do globo, os Irlandeses gostam e admiram a prática de algumas atividades específicas. O futebol mesmo é um esporte valorizado entre os irlandeses, tanto que eles contam com seu próprio campeonato nacional. Eles também são apaixonados por críquete, futebol gaélico e, é claro, o Rugby.
O licor irlandês é uma bebida que tem como base a mistura de uísque com nata e outros ingredientes, incluindo café, o que resulta numa consistência cremosa. A bebida é bastante utilizada no preparo de coquetéis e shots.
O preparo consiste em deixar a carne de porco de molho durante toda a noite para retirar o sal antes do cozimento. O repolho é adicionado só nos 10 minutos finais do preparo. Um molho branco com ervas é o acompanhamento mais clássico para esse prato típico.
Iguaria irlandesa e símbolo do país, a cerveja foi criada em 1759 por Arthur Guinness e é a cerveja stout mais consumida ao redor do mundo.
Outro prato bem típico na Irlanda, o Irish Stew consiste basicamente em um ensopado feito com carne, cebola, cenouras e outros legumes.
1 – A Irlanda é o país dos pubs. Existem muitos bares com música ao vivo e muita cerveja nas grandes cidades dessa nação.
2 – A cultura irlandesa tem influência da tradição celta. O folclore do país é repleto de lendas e mitos sobre sobre guerreiros mitológicos, fadas e duendes.
3 – O livro dos recordes, Guiness Book, foi inventado na Irlanda por Hugh Beaver, ex-presidente da fábrica da Guiness, em 1951.
4 – A Banda U2 é irlandesa. O vocalista Bono viveu parte da adolescência em Dublin.
5 – O filme Coração Valente foi filmado na Irlanda.