Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Professora, palestrante e pesquisadora na área de Comércio Exterior, Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional, Planejamento Estratégico, Comunicação, Consumo e Cidadania.
Mestre em Comunicação pela UMESP,
Pós-Graduada (MBA) em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV (2012)
Bacharel em Administração de empresas pela USJT (2002).
Fui gerente de comércio exterior na Expor Manequins, a maior e mais importante manufatura de manequins da América Latina, tendo promovido o crescimento das exportações e inserção da marca em países como México, Chile, Peru, Colômbia.
Oriento projetos de exportação, importação, outsourcing, planejamento financeiro internacional, supply chain entre outros.
Email direto Canvas (caixa de entrada)
Fórum de dúvidas
Email direto: ingrid.castanho@portalamericas.com.br
Acesse a comunidade para:
Informações do curso
Eventos
Vagas de emprego
Dúvidas
Networking com demais alunos
A metodologia da FAM Online articula os valores e missão da instituição: “Formar pessoas para transformar a sociedade”, com determinados fundamentos teóricos a fim de estabelecer um processo de ensino-aprendizagem que priorize a relação afetivo-intelectual, instituindo uma pedagogia do diálogo em substituição à pedagogia tradicional. O estudante é considerado o principal responsável por sua aprendizagem, porém ele não age de maneira solitária e independente, uma vez que o suporte institucional planeja, desenvolve e promove estratégias de aprendizagem em momentos síncronos e assíncronos, que apoiam e sustentam o estudante em cada etapa de seus estudos.
O Processo Avaliativo está organizado em duas grandes etapas:
Avaliação Online 1:
A Avaliação Online 1 é composta por atividades relativas a cada tópico de estudo, disponibilizadas
online, de forma que o estudante as realize durante o processo formativo da disciplina.
Tópico de estudo 1 – Atividade Dissertativa ou Prática
Tópico de estudo 2 – Atividades Objetivas
Tópico de estudo 3 – Atividades Objetivas
Tópico de estudo 4 – Atividades Objetivas
As notas obtidas em cada Atividade Avaliativa da Avaliação Online 1 corresponderão a 40% da Média Final.
Avaliação Online 2:
A Avaliação Online 2 é composta por questões objetivas.
A nota obtida nesta Avaliação Online 2 corresponde a 60% da Média Final.
São considerados aprovados os estudantes que obtiverem Média Final igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75%, que será computada por meio da realização das atividades, respeitando os prazos determinados pelo Calendário Acadêmico, ambos disponibilizados no
ambiente virtual.
De DÚVIDAS - esclarecimento
De DISCUSSÃO - tema será proposto para debate, participe para aprimorar conhecimento
Disciplinas podem ser:
Mensais
Bloco/Ciclo
Semestrais
Diferenciam os prazos de atividades e tempo da disciplina
A conquista de um modelo de desenvolvimento sustentável não pode existir se não houver saúde integral, do homem e do meio ambiente.
A Educação Ambiental, portanto, visa não só à utilização racional dos recursos naturais, mas a um maior envolvimento dos cidadãos nas discussões e decisões sobre a questão ambiental.
Documento salienta a importância da utilização consciente dos recursos, de melhores investimentos em processos e tecnologias para atingir o desenvolvimento sustentável,
Mas trazia a ideia de que o crescimento econômico poderia continuar no mesmo ritmo, desde que houvesse evolução tecnológica e matrizes energéticas mundiais mais eficientes.
Ao mesmo tempo, mencionava a premissa de atender as necessidades humanas, aumentando o potencial de produção e assegurando a todos as mesmas oportunidades e expressava a preocupação com as consequências das atividades humanas em relação ao esgotamento de recursos e os perigos da degradação ambiental para as gerações futuras.
Para que todos possam usufruir dos recursos básicos, como água e energia, é preciso uma mudança de cultura nas sociedades de consumo e a diminuição das desigualdades socioambientais ao redor do planeta.
A ideia de “produzir mais com menos”, proposta no Relatório Brundtland, implicava em aceitar e manter o padrão de consumo vigente do mundo industrializado, pois a tecnologia seria capaz de produzir cada vez mais e utilizar cada vez menos recursos..
Desenvolvimento sustentável indica que a humanidade precisa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento dos recursos naturais mais consciente
Consumo exagerado e insustentável
Desenvolvimento não pode ser obtido apenas acumulando riquezas, sem preocupação com o impacto que esses hábitos causam no meio ambiente.
É preciso reconstruir a relação entre o homem e a natureza
Desde o século 18, estudiosos vêm fazendo previsões sobre os efeitos do crescimento populacional e a capacidade de recursos para a sua sobrevivência. Nesse período, a população era de 750 milhões de habitantes. Atualmente, a Terra tem 7,6 bilhões de seres humanos e, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é que esse número chegue a quase 9 bilhões em 2030 (AKATU, 2016).
Desigualdade de acesso a esses recursos
Alguns consomem muito mais do que suas necessidades básicas
Outros sofrem com a carência de recursos
Péssimas condições de vida
Organizações ambientais têm relatado que os seres humanos vêm consumindo mais do que a capacidade do planeta de se regenerar e alterando o equilíbrio ecológico da Terra.
O consumo acarreta consequêcias
Devemos pensar no que consumimos
O lixo que essa produção gera
O lixo que nós produzimos com o novo consumo
No entanto, é preciso abandonar os padrões de consumo exagerado e estabelecer outros em harmonia com o meio ambiente, a saúde e a sociedade. Quando nos referimos à “sociedade de consumo”, estamos falando de uma sociedade global que está baseada em “ter” e não em “ser”. Ela produz carências e desejos de forma incessante, que não conseguem ser supridos consumindo. Ao mesmo tempo, a definição do que são necessidades básicas e supérfluas é muito subjetiva; está ligada a características culturais da sociedade e dos grupos sociais aos quais pertencemos. A felicidade e a qualidade de vida das pessoas nessa sociedade de consumo têm sido definidas pelo que elas possuem.
Necessitamos desenvolver a consciência coletiva, abandonando práticas nocivas de consumismo e desperdício
Compreensão dos contextos sociais e culturais,
Valorização da educação e acesso a informações por meio de campanhas de conscientização e incentivo à participação dos cidadãos na sociedade.
Desenvolvimento econômico é importante, mas é preciso adaptar nossos hábitos de forma que o meio ambiente não seja comprometido e todos tenham supridas suas necessidades.
Recursos escassos
O aumento da população mundial e da urbanização crescente; o crescimento de demandas de recursos naturais, alimentos e condições básicas de vida para a sociedade; o excesso de consumo e a produção de resíduos, que têm superado o volume que o planeta é capaz de renovar.
Uso consiceinte dos recursos, consumo ordenado podem tornar a relação com o meio ambiente mais harmoniosa