Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

QUINCAS BORBA (1891)

Machado de Assis

Profa. Marília Dias

Literatura | FUVEST

marilia1907@gmail.com

MACHADO DE ASSIS

(1839-1908)

  • Brevíssima biografia do autor - El país
  • Projeto Querino (podcast) - Para compreender o Brasil de ontem (e hoje) a partir do racismo estruturado pela escravização dos povos africanos.

  • 07 nov 1931 - Lei Feijó - proibe o tráfico de escravizados;
  • 04 set 1950 - Lei Eusébio de Queirós
  • 1867 - 1871 - publicação da obra em folhetins;
  • 1888 - Lei Áurea;
  • 1889 - Proclamação da República;

O SÉCULO XIX

REALISMO

O REALISMO

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DO

ROMANCE

  • Narrador singular - única obra realista machadiana publicada em 3ª pessoa:

Narrador pessoalizado - capaz de ironias, cinismos e sarcasmos (distante, portanto, de um narrador objetivo). Essa característica, inclusive a de dirigir-se ao leitor, remete ao narrador não confiável, estruturado tipicamente em 1ª pessoa.

O deboche de Machado no final da obra.

A OBRA

PERSONAGENS

PERSONAGENS

  • Rubião - enfermeiro que cuidou de Quincas Borba até que este morresse e lhe deixasse a fortuna. Sai de Barbacena rumo ao Rio de Janeiro, onde sua fortuna é dilapidada pela sociedade local. Rubião enlouquece gradativamente e termina a obra em Barbacena, coroando-se com uma coroa imaginária;

  • Quincas Borba (filósofo) - Personagem presente na obra "Memórias póstumas de Brás Cubas" como um mendigo, ex-colega de Brás. Nessa obra, ele aparece rico, herdeiro de uma fortuna do tio. A personagem enlouquece e morre no Rio de Janeiro (herança: loucura ou dinheiro?);

  • Quincas Borba (cachorro) - Chachorro homônimo do filósifo. Seu cuidado por Rubião é condição para que ele fosse reconhecido como o herdeiro universal do filósofo. Rubião, ao longo da obra, passa a acreditar que o filósofo sobrevive no cachorro e passa a conversar com ele. O animal morre 3 dias depois de Rubião.

  • Cristiano Palha - conhece Rubião, juntamente com a esposa Sofia, no trem de Vassouras (MG) para a corte (Rio de Janeiro). Encontra-se falido e aproveita-se da riqueza do "amigo", inclusive explorando a atração de Rubião por Sofia;

  • Sofia Palha - Mulher de Cristiano e grande amor de Rubião. Grande personagem machadiana - ao longo da obra observamos a ambivalência de Sofia: comprometimento com os planos do marido e sua própria ambição e vaidade durante a trajetória de enriquecimento do casal.

EXERCÍCIOS

FUVEST

EXERCÍCIOS

2020

QUESTÃO

1ª FASE

No contexto maior do romance Quincas Borba, sugere-se que a tartufice, se estende à sociedade, na qual os tipos representados no círculo social da personagem Rubião, em sua mudança para o Rio de Janeiro, apresentam-se cínicos e oportunistas.

2021

2021

1ª FASE

Neste trecho do primeiro capítulo de Quincas Borbas já nos deparamos com um elemento que será fundamental na construção da narrativa do romance: a reversibilidade entre o cômico e o trágico.

Rubião, irmão de Piedade, então noiva do filósofo Quincas Borba, acaba por herdar a fortuna do mesmo quando o casal morre tragicamente, antes mesmo do casamento.

Por isso, o trecho “de modo que o que parecia uma desgraça…” ironiza o resultado positivo que a morte do casal acabou por gerar a Rubião. Tal humor sombrio é uma característica da obra machadiana e aparece em Quincas Borba em diversos momentos.

2021

2ª FASE

2021

2ª FASE

2023

2022

1ª FASE

O narrador, ao analisar a reação interna de Cristiano Palha ao ouvir a esposa contar que havia tido um pesadelo em que ele fora assassinado, desvela a vaidade de Palha que se satisfaz com a possibilidade de que sua morte fosse vista pela esposa causando a ela desespero.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E OUTROS LINKS

PODCASTS

  • Análise da obra -

TEXTOS E SITES CONSULTADOS:

  • VALADÃO, José Rafael Santana. O expressionismo em Angústia, de Graciliano Ramos. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
  • FRANCO, Adenize Aparecida. Angústia, de Graciliano Ramos e a deformação expressionista. 2005. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.
  • https://jornal.usp.br/cultura/angustia-de-graciliano-ramos-une-introspeccao-e-critica-social/

BIBLIOGRAFIA

OUTROS LINKS

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Graciliano Ramos e Antonio Candido - Entrelinhas 25/09/2011

Depoimento de Antonio Candido no Simpósio Graciliano Ramos - 75 anos do livro "Angústia"

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi