Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Machado de Assis
Profa. Marília Dias
Literatura | FUVEST
marilia1907@gmail.com
Narrador pessoalizado - capaz de ironias, cinismos e sarcasmos (distante, portanto, de um narrador objetivo). Essa característica, inclusive a de dirigir-se ao leitor, remete ao narrador não confiável, estruturado tipicamente em 1ª pessoa.
O deboche de Machado no final da obra.
1ª FASE
No contexto maior do romance Quincas Borba, sugere-se que a tartufice, se estende à sociedade, na qual os tipos representados no círculo social da personagem Rubião, em sua mudança para o Rio de Janeiro, apresentam-se cínicos e oportunistas.
1ª FASE
Neste trecho do primeiro capítulo de Quincas Borbas já nos deparamos com um elemento que será fundamental na construção da narrativa do romance: a reversibilidade entre o cômico e o trágico.
Rubião, irmão de Piedade, então noiva do filósofo Quincas Borba, acaba por herdar a fortuna do mesmo quando o casal morre tragicamente, antes mesmo do casamento.
Por isso, o trecho “de modo que o que parecia uma desgraça…” ironiza o resultado positivo que a morte do casal acabou por gerar a Rubião. Tal humor sombrio é uma característica da obra machadiana e aparece em Quincas Borba em diversos momentos.
2ª FASE
2ª FASE
1ª FASE
O narrador, ao analisar a reação interna de Cristiano Palha ao ouvir a esposa contar que havia tido um pesadelo em que ele fora assassinado, desvela a vaidade de Palha que se satisfaz com a possibilidade de que sua morte fosse vista pela esposa causando a ela desespero.
PODCASTS
TEXTOS E SITES CONSULTADOS:
Graciliano Ramos e Antonio Candido - Entrelinhas 25/09/2011
Depoimento de Antonio Candido no Simpósio Graciliano Ramos - 75 anos do livro "Angústia"