Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

ROTEIRO PARA A PRODUÇÃO DA PROPOSTAiNT03

Entendendo o tema

A EXPRESSÃO-TEMA

Existe um forte discurso, quase consensual entre a medicina e a nutrição, repetido pela mídia, escola e sociedade, de que alimentação impacta a saúde.

“Alimentação como fator de saúde do brasileiro contemporâneo”

Recorte: dentro das especificidades socioculturais do brasileiro hoje.

Leia-se "Cultura da alimentação". O que comemos não é só uma escolha individual, mas obedece a questões sociais, culturais, políticas e econômicas, geográgicas.

A expressão "como fator" relaciona "alimentação" como uma causa da "saúde". O tema desta questão está diretamente afetado por essa relação. Devemos, pois, escrever sobre os modos alimentares e o seu reflexo na saúde.

Os textos motivadores

Impõe a relação entre “alimentação e saúde”. Observe que o texto ainda não trata dos contextos socioculturais. Fala de indivíduo [comportamento]. A frase de Hipócrates pode servir de repertório.

Traz dados da Organização Mundial da Saúde.

1. Há diferenças regionais que refletem questões socioculturais;

2. A OMS valida discurso, quase consensual entre a medicina e a nutrição, repetido pela mídia, escola e sociedade, de que alimentação impacta a saúde.

1. A noção ampliada de sustentabilidade entende o corpo como ponto inicial para as relações de equilíbrio socioambiental.

2. Comida pode ser vista como um signo, carregada de sentidos construídos pelos sujeitos dentro do seu contexto sociocultural.

.

Texto de campanha que orienta sobre a alimentação, totalmente alinhado com os discursos estabelecidos pelo TEXTO

Reflexão inicial:

Posso me contrapor ao

?

DETERMINISMO ALIMENTÍCIO

Entendendo o DETERMINISMO ALIMENTÍCIO: o DISCURSO DA BOA ALIMENTAÇÃO

1. Lógica capitalista aplicada à alimentação pode ser questionada no seu texto.

2. Se esse discurso é muito vivo nas classes em que não há dificuldades financeiras para obtenção de alimentos, estão em jogo aí não apenas capitais financeiros, mas capitais culturais.

3. A alimentação hoje se relaciona com o discurso da longevidade [atrelado ao discurso da produtividade]. Há um determinismo alimentício para que vivamos mais.

LÉXICO

Pontos de partida

CITAÇÃO INDIRETA

CHARLES ROSENBERG

Historiador da medicina contemporâneo

Charles Rosenberg, historiador da medicina e professor em Harvard, afirma que toda doença consiste em um fenômeno biocultural: manifesta-se no organismo, mas reflete modos de vida de uma população. Sua premissa se mostra válida ao se constatar que, no Brasil, doenças têm sido desenvolvidas devido a..., o que confirma a tese do professor.

FOCALIZAÇÃO: a frase trata da interferência de modos de vida na saúde. Ficou fácil chegar à necessidade de alimentação saudável.

[Nível de dificuldade de articulação: fácil]

Decerto, consoante a visão de Rosenberg, os contextos sociais e culturais têm influenciado na alimentação do brasileiro, ao se analisar que...

CITAÇÃO DIRETA

Hipócrates, grego

CITAÇÃO DIRETA

“Que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. A frase, do inegável contribuidor da medicina milenar, o grego Hipócrates, ressalta a importância da alimentação para determinação de uma boa saúde física e mental. Suas orientações não têm sido, no entanto, seguidas integralmente pelos brasileiros contemporâneos, visto que...

FOCALIZAÇÃO: trata-se uma frase que destaca a relação entre alimento e saúde. [Nível de dificuldade de articulação: difícil]

RETOMADA NO 2ª PARÁGRAFO: Decerto, contrariando Hipócrates,

DOCUMENTÁRIO

Super Size Me: A Dieta do Palhaço, de Morgan Spurlock [2004]

O documentário Super Size Me: A Dieta do Palhaço, de Morgan Spurlock, consiste em um diário, em que o diretor relata sua experiência de alimentar-se mal por trinta dias, o que afeta sua saúde. Embora se trate de uma experiência norte-americana, a mensagem da obra mostra-se relevante ao se discutir, no Brasil, o modo como o brasileiro tem se alimentado, visto que inexiste uma consciência integral de que...

FOCALIZAÇÃO: trata-se de uma ilustração de que comida afeta saúde. [Nível de dificuldade de articulação: fácil]

RETOMADA NO 2ª PARÁGRAFO: Decerto, consoante a mensagem de Spurlock, ...

ARTE

Latas de sopa Campbell, obra de arte produzida em 1962 pelo artista norte-americano Andy Warhol

A tela “Latas de sopa Campbell”, obra de arte produzida em 1962 pelo artista norte-americano Andy Warhol, surpreendeu a sociedade da época, não apenas pela inovadora concepção pós-modernista, mas também pela crítica ao surgimento da indústria alimentícia. Sua mensagem se mostra relevante, mesmo no contexto contemporâneo, visto que os modos de alimentação, incluindo os denunciados por ele, têm trazido impactos na saúde do brasileiro.

FOCALIZAÇÃO: a obra critica a nova ordem de produção em série de alimentos. [Nível de dificuldade de articulação: difícil]

RETOMADA NO 3ª PARÁGRAFO: Decerto, consoante a reflexão de Warhol sobre os modos de produção de alimentos, [só cabe para quem for criticar comida industrializada].

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

O tema requer que se apresente uma relação entre alimentação e saúde, quer criticando os determinismos disso, quer apontando as dificuldades para se ajustar isso.

TESE / PROJETO DE TEXTO

A partir disso, faz-se relevante analisar como X e Y compõem um quadro desafiador que deve ser desconstruído.

x

as disparidades socioeconômicas do País.

Y

as motivações vigentes para o consumo de industrializados

2º PARÁGRAFO

As disparidades socioeconômicas do País.

Para compreender esse cenário, deve-se reconhecer que os acessos aos alimentos saudáveis são desiguais no Brasil, devido às disparidades socioeconômicas.

As disparidades socioeconômicas do País.

A própria coletânea mostra dados da OMS que demonstram consumos desiguais.

Consequência: acesso a profissionais a produtos cria um novo modo de vida para as classes mais altas

PIERRE BOURDIEU

Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “capital cultural”, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, segundo qual determinados conhecimentos são acessados apenas pelas classes dominantes e, sendo prestigiados, contribui para a distinção de classes.

As disparidades socioeconômicas do País.

Fecho: Dessa forma, [amarre o conceito ao que está sendo discutido!

3º PARÁGRAFO

As motivações vigentes para o consumo de industrializados

TÓPICO FRASAL: Ainda nessa linha de raciocínio, outro ponto que impede o brasileiro de se alimentar melhor está nas motivações para se consumir produto industrializado.

As motivações vigentes para o consumo de industrializados

Embasamentos: Habitus, de Pierre Bourdieu

Essa reflexão também se coaduna com o pensamento de Bourdieu, desta vez, em seu conceito de “habitus”. Para o estudioso, no processo de socialização, as identidades são construídas por influências agenciadoras, como a mídia.

CONCLUSÃO

Propostas

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi