Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Índice
• Introdução;
• Fundador, sede oficial e data da criação da ONGD;
• Projetos e Intervenções a nível mundial
• Críticas à sua atuação e aos projetos levados a cabo;
• Importância da organização no contexto social e político a nível mundial;
• Importância da organização do contexto da ajuda humanitária e de emergência.
•Conclusão
•Bibliografia
INTRODUÇÃO
A BRAC – Bangladesh Rural Advancement Committee é a maior organização não governamental para o desenvolvimento a nível mundial. Esta dedica-se ao alívio da pobreza, atribuindo competências aos mais pobres, ajudando-os a fazer mudanças nas suas vidas através da criação de oportunidades.
Reconhece também que não existe apenas uma causa para a pobreza. Daí que intervenha em diferentes áreas, como, a promoção do papel social da mulher e proteção e reclamação dos direitos humanos.
Direitos humanos
Fig.1 Direitos humanos
Promoção do papel social das mulheres
Promoção do papel social da mulher
Fig.2 e 3. Promoção do papel social da mulher
Fazle Hasan Abed foi o fundador da BRAC. Esta foi criada em 1972 como consequência da crise que afetou o país na guerra da busca para a independência contra o Paquistão. Trata-se de uma organização não governamental (ONG).
Esta organização foi fundada em Dhaka, capital de Bangladesh.
A BRAC beneficiou 140 milhões de pessoas na Ásia, África e América Central
Fig.4. Fazle Hasan Abed
Fig.4 Distribuição da ação da ONGD BRAC
Desenvolvimento social
Investem em empresas socialmente responsáveis para valorizar as pessoas e comunidades em situação de pobreza, analfabetismo, doença e injustiça social (Banco BRAC, BRAC Net, etc)
Investimento social
Fig.5 bracNet
Universidade
Desde a sua criação em 2001, a Universidade do BRAC tornou-se uma das instituições de ensino mais conceituadas do Bangladesh tendo formado mais de 7.000 homens e mulheres jovens durante este período.
A BRAC está a incentivar os agricultores a utilizar pesticidas e fertilizantes para aumentar as suas produções, mas isso traz consequências negativas para os solos, para os ecossistemas e para a biodiversidade (poluição, contaminação das águas e dos solos, etc);
A BRAC tem contribuído para que o sistema agrícola do Bangladesh esteja a intensificar o monocultivo do arroz;
A BRAC trabalha com o objetivo de construir uma sociedade democrática, mais justa, esclarecida, saudável e livre, eliminando todas as formas de exploração baseadas na idade, sexo, religião e origem étnica.
A BRAC assenta no ideal de Abed que é o de combater todas as formas de exploração e discriminação. Para ele, “a educação é a resposta para estes problemas” e a “educação é a principal ferramenta para apoiar os pobres e ser o agente das mudanças”.
Atualmente, cerca de 750 mil crianças, 70% delas meninas, estão matriculadas nas 25 mil escolas primárias da BRAC no Bangladesh, que apresentam taxa de aprovação superior à média das escolas do país. Só no Afeganistão, a BRAC abriu mais de 4 mil escolas primárias.
Estima-se que, em colaboração com uma iniciativa governamental, a sua campanha contra a diarreia na zona rural do Bangladesh tenha ajudado a reduzir a taxa de mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos de 25% para 7% nas últimas três décadas. As suas iniciativas na divulgação dos métodos contracetivos foram responsáveis pela redução das taxas de fertilidade e redução da pobreza.
De acordo com o Banco Mundial, a fração da população do Bangladesh que vive na pobreza ,caiu de 58% em 1992 para 40% em 2005 e para 12,9% atualmente.
Fig.5. Crianças de Bangladesh
A BRAC é a maior ONGD do mundo.
Tendo começado no Bangladesh, já alargou a sua influência a muitos países em desenvolvimento.
A estratégia do seu fundador é orientar as pessoas para que possam ser empreendedora ou atuar em áreas de grande importância social, como a saúde e a educação infantil.
Abed refere que “o que mais me orgulha é a alta qualidade da educação que oferecemos às crianças. Muitas tornaram-se engenheiras, médicas, advogadas. E foi a educação que abriu estas oportunidades”
Fig.6.Crianças na escola
Manual de Geografia - “GPS”;
https://indabanetworkes.wordpress.com/2011/11/06/%C2%BFsabes-que-es-brac/
https://www.info-cooperazione.it/2016/11/da-beneficiari-a-clienti-cosi-le-ong-non-dipenderanno-piu-dai-donatori/
https://www.aceprensa.com/articles/la-mayor-ong-del-mundo-es-de-bangladesh/
https://elpais.com/elpais/2016/02/09/planeta_futuro/1455016107_901719.html
https://www.forbes.com/forbes/2008/0602/066.html#d768e9b48016
http://www.brac.net