Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
GEstão
Uma análise por um olhar sustentável.
Universidade de Uberaba
Prof: Andreia Marega
Alunos:
Bruno Pereira;
Nalim Colombini;
Sara Evelyn.
Tiago Galdino Borges da Silva
Geraldino Carneiro de Araújo
Bacharelando em Administração pela UFMS/CPAR
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Nicolas Nastas
Aluno do 5º ano do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAE Centro Universitário;
Rodrigo de Almeida
Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Professor da FAE Centro Universitário.
Abordagem.
O artigo tem como objetivo analisar a gestão dos resíduos sólidos gerados em eventos realizados no município de Paranaíba-MS.
O tipo de pesquisa foi a descritiva, com pesquisas bibliográficas e consultas em sites de informação. A abordagem utilizada foi a qualitativa, uma vez que, compreendidos os efeitos, são sugeridas sugestões. A técnica escolhida foi o estudo de casos, onde foi realizada uma entrevista com organizadores de eventos.
Para sustentar a teoria de que os eventos são grandes geradores de resíduos sólidos e, na maioria das vezes com destinação inadequada, toma-se como caso os dois maiores e mais concorridos eventos realizados em Paranaíba-MS: o Carnaval de Paranaíba e a Exposição Agropecuária de Paranaíba – Expopar.
Constatou- se que os organizadores desconhecem a importância de se utilizar determinados recursos e práticas para minimizar o impacto ambiental causado pela geração excessiva de resíduos sólidos e as práticas quanto à destinação correta destes materiais nem sempre é efetiva. No entanto, percebeu- se uma preocupação quanto aos resíduos sólidos e parceria com a cooperativa de reciclagem.
• O local do evento deve comportar: infraestrutura adequada, com locais sinalizados para os descartes, inclusive coletores especiais para material tóxico;
• Equipe facilitadora em pontos estratégicos do evento, para conscientizar e direcionar o público em relação ao consumo e descarte conscientes;
• Priorização de materiais recicláveis e reutilizáveis na escolha dos materiais utilizados no evento;
• Parceria firmada com cooperativas de reciclagem ou providenciar a contratação de equipes de catadores de recicláveis, que se encarregarão de sua destinação;
• Equipe treinada para o manuseio e gestão de resíduos orgânicos, com local previamente determinado e apropriado ao descarte.
Abordagem.
É elaborar um encarte de boas práticas na gestão de resíduos sólidos em grandes eventos, com base nas medidas adotadas nos eventos oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014. Pretende-se também identificar a composição dos resíduos gerados nos eventos da Copa do Mundo FIFA 2014; realizar o diagnóstico das ações implementadas nesses eventos; e levantar as boas práticas adotadas no gerenciamento de resíduos sólidos.
Foi aplicada uma gestão de resíduos nas cidades de Curitiba e Salvadornos eventos de jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. A ação ocorreu no entorno do Estádio Joaquim Américo, também conhecido como Arena da Baixada, localizado no Bairro Água Verde em Curitiba – PR, e na FIFA FanFest, realizada na Pedreira Paulo Leminski, localizada no bairro Pilarzinho. Esta ação investiu emtreinamentos adequados aos catadores de lixo para que possam reciclar o máximo possível de resíduos, os materiais que foram coletados foram destinados a reciclagem pela própria prefeitura.
- Joyce Meyer
Tiago Galdino Borges da Silva
Geraldino Carneiro de Araújo
Bacharelando em Administração pela UFMS/CPAR
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Nicolas Nastas
Aluno do 5º ano do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAE Centro Universitário;
Rodrigo de Almeida
Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Professor da FAE Centro Universitário.