O ARN é uma unidade molecular polimérica, ou seja, é formado por unidades estruturais menores , essas que possuem o nome de nucleotídios.
Além disso, o RNA pode ser encontrado em três formas diferentes: um filamento simples, uma fita com dobras se apresentando em forma de trevo e quando associada a ribossomos.
Nesse sentido, é possível observar três tipos de RNA distintos. São eles: o RNA transportador, o mensageiro e o ribossômico.
Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos denominado ribose, um fosfato e uma base nitrogenada.
A função do RNA está intimamente ligada à função do DNA, comandar e coordenar os processos celulares, e à produção de proteínas.
As informações codificadas no DNA são transcritas em RNA para que as proteínas possam ser sintetizadas. Após isso, o RNA construído pode passar por um processo conhecido como tradução, que resultará na síntese das proteínas.
Tipos de ARN
RNA Ribossômico (RNAr): recebe esse nome pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele possui o maior peso, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas.
RNA Mensageiro (RNAm): junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica. Ele é responsável por levar do núcleo celular até o citoplasma as informações genéticas recebidas do DNA. Seu peso é menor que o RNA ribossômico.
RNA Transportador (RNAt): seu nome já indica que sua função é transportar as moléculas de aminoácidos que serão utilizados na síntese de proteínas. Ele transporta essas moléculas até os ribossomos, local em que se unem e formam as proteínas. Comparado com os outros, este possui o menor peso.
As proteínas enzimáticas formadas por RNA são chamadas de ribozimas. Essas enzimas estão relacionadas com a síntese de proteínas nas células.
Sua principal função é acelerar a velocidade de algumas reações químicas permanecendo quimicamente intactas após a reação.
Tanto o DNA quanto o RNA são materiais genéticos responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários.
O DNA é uma molécula que carrega toda a informação genética de um organismo e está presente no núcleo das células de todos os seres vivos.
Tem como função transmitir as informações genéticas para o RNA. Em relação à pentose que contém, o RNA é formado por uma ribose, enquanto o DNA por uma desoxirribose.