Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
os seus grandes feitos
2020
As instituições da UE mais importantes são:
política de 27 Estados-membros independentes.
do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE) - formada pelos paises vistos anteriormente
de Lisboa, entrou em
vigor em 2009.
9 de maio 1950
− O ministro francês de Relações Exteriores, Robert Schuman, apresenta uma proposta de cooperação entre as indústrias do aço e do carvão de seu país e da Alemanha, visando tornar impossível uma nova guerra entre os dois países vizinhos.
− Alemanha, França, Bélgica, Itália, Luxemburgo e Holanda assinam em Paris o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (Ceca), primeira experiência de "integração" e não apenas de "cooperação" entre Estados europeus.
25 de março de 1957
− Assinatura, na capital italiana, dos Tratados de Roma, criando a Comunidade Econômica Européia (CEE), semente da atual União Européia (UE), e a Comunidade Européia da Energia Atômica (Euratom).
− Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu, com a Unidade de Conta Européia (European Currency Unit − ECU), cujo objetivo era evitar grandes flutuações de taxa de câmbio entre as moedas dos países-membros.
De 7 a 10 de junho de 1979 − Primeiras eleições diretas para o Parlamento Europeu.
1º de janeiro de 1981 − Adesão da Grécia.
26 de junho de 1984
26 de junho de 1984 − Cúpula de líderes de Fontainebleau concede ao Reino Unido a compensação financeira que a primeira-ministra Margaret Thatcher reivindicava energicamente, o chamado "cheque britânico".
1º de janeiro de 1986
− Adesão de Portugal e Espanha.
3 de outubro de 1990
− Dia da Unidade Alemã. O território da antiga Alemanha Oriental ingressa automaticamente na CE.
7 de fevereiro de 1992 − Assinado o Tratado de Maastricht, que representa uma ampla reforma dos Tratados de Roma e estabelece os fundamentos para a moeda única.
1º de janeiro de 1993 − Implementado o mercado único, com livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.
1º de novembro de 1993 − Entra em vigor o Tratado de Maastricht. A partir daí, a CEE torna-se oficialmente União Européia (UE)
1º de janeiro de 1995 − Adesão de Áustria, Finlândia e Suécia. O grupo agora tem 15 membros. Volta a fracassar um plebiscito na Noruega para adesão ao bloco.
26 de março de 1995 − Entra em vigor o Acordo de Schengen, que permite viajar pela UE sem controle de passaportes nas fronteiras, exceto no Reino Unido e na Irlanda.
2 de outubro de 1997 − Assinatura do Tratado de Amsterdã, que entre outras coisas fortalece os direitos do Parlamento Europeu.
1º de janeiro de 1999 − Onze países adotam o euro para suas transações comerciais e financeiras.
11 de dezembro de 2000 − Decidido o Acordo de Nice, sobre a reforma das instituições do bloco e que entraria em vigor em 1º de fevereiro de 2003. Último tratado ratificado e em vigor.
1º de janeiro de 2002 − O euro substitui a moeda corrente em 11 países. A Grécia adere um ano mais tarde. Em 2007, seria a vez de a Eslovênia adotar a moeda única.
19 de outubro de 2007 – Após seis anos de debates, os 27 chefes de Estado e de governo da UE chegaram a um acordo na cúpula de Lisboa sobre o tratado de reforma do bloco (Tratado Constitucional Europeu), que substitui a fracassada Constituição Européia.
21 de dezembro de 2007 – Fim do controle de fronteiras em nove países europeus marca a ampliação da Zona de Schengen para 24 nações.
-promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos
-garantir a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas
-favorecer o desenvolvimento sustentável, assente num crescimento económico equilibrado e na estabilidade dos preços, uma economia de mercado altamente competitiva, com pleno emprego e progresso social, e a proteção do ambiente
-lutar contra a exclusão social e a discriminação
-promover o progresso científico e tecnológico
-reforçar a coesão económica, social e territorial e a solidariedade entre os países da UE
-respeitar a grande diversidade cultural e linguística da UE
-estabelecer uma união económica e monetária cuja moeda é o euro