Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

Sócrates,

uma introdução

Só sei que nada sei!

Entre todo seu pensamento, um mais que o outros se destaca: O seu método dialógico. Mas, não devemos pensar que isso o colocaria no âmbito da lógica ou da epistemologia, pois a real finalidade de sua dialética é de âmbito educativo e ético, se constitui em uma exortação às virtudes da alma a partir da constatação de que o homem é sua alma.

Conhece-te a ti mesmo

Uma passagem da obra de Platão

é significativa:

“Porque, ao que me parece, [afirma Nícias] não sabes que qualquer um que se aproxime dele [Sócrates] e ponha-se com ele a raciocinar, qualquer que seja o assunto a tratar, arrastado na espiral do discurso, é inevitavelmente constrangido a ir adiante, até que chegue a das conta de si, e a dizer de que modo vive e de que modo viveu; e uma vez chegando a isso, Sócrates não o deixa mais enquanto não tiver discernido muito bem cada palavra. Eu tenho o hábito de frequentá-lo e sei que nisso ninguém lhe escapa, como sei muito bem que nem mesmo eu lhe escapei. Porque, ó Lisímaco [é seu interlocutor] tenho prazer em estar com ele e penso que não é mal que haja alguém que nos recorde que não temos vivido e não vivemos como se deveria, pois somos inevitavelmente induzidos a ser mais atento com relação ao futuro, quando não nos subtraímos a semelhantes provas, e, segundo o dito de Sólon, nos mostremos dispostos e consideremos justo dever continuar a aprender enquanto vivemos, e não creiamos que com a velhice devamos necessariamente perder também, o juízo. Para mim, em todo caso, não é coisa nova nem desagradável o fato de ser posto à prova por Sócrates; e já o sabia há muito que, estando Sócrates presente, o discurso giraria não sobre os jovens, mas sobre nós mesmos. (Laques, 187 d – 188b.)

é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver.

A postura de Sócrates é inédita e inusitada. Ele se posiciona ante seu interlocutor com uma postura de “não saber”, quase como um cético o faria e, por isso, muitas vezes, sua postura foi confundida com a de arrogante. Na realidade a postura socrática marca um novo período do pensamento filosófico grego e uma ruptura radical com seus predecessores, Tal afirmação ganha significado e contexto no exato momento no qual ele tenta compreender a sentença do Oráculo que afirmou ser Sócrates o mais sábio entre os homens.

Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

Ironia

A ironia constitui na primeira parte de seu método, onde, por meio do diálogo, Socrates conduz seu interlocutor ao reconhecimento de sua ignorância. No início do diálogo ele se posiciona como quem não sabe e está aprendendo para, pouco a pouco, com seu jogo de palavras e argumentos conduzi-lo ao reconhecimento de sua ignorância.

Uma vida sem busca não é digna de ser vivida.

maiêutica

Na segunda parte de seu método, a maiêutica, Sócrates passava a construir o verdadeiro conhecimento. Desse modo, o que ele fazia era ajudar as pessoas a alcançar a verdade, verdade esta que se encontra na mente, como uma parteira que ajuda uma mulher grávida a dar à luz, Sócrates ajudava as pessoas a dar à luz as ideias, esse é propriamente seu método, a maiêutica.

Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.

Teeteto, Sócrates descreve, com riqueza de

detalhes, seu método

Ora, a minha arte de fazer-vir-à-luz assemelha-se em todo o resto à das parteiras, mas difere dela no fato de agir sobre homens e não sobre mulheres, e cuidar das almas grávidas e não dos corpos. E a minha maior capacidade é que eu consigo discernir seguramente se a alma do jovem dá à luz a uma quimera e a uma mentira, ou se a algo real. Pois eu tenho em comum com as parteiras o fato de ser também estéril, estéril de sabedoria. (Platão, Teeteto, 148e) edit text

A palavra é o fio de ouro do pensamento.

Seu método dialógico, mais que um modo de ensinar filosofia é uma forma de vida, que Sócrates assumiu como missão e soube como ninguém vivenciá-la em sua prática cotidiana e transformadora, por vezes perturbadora da ordem social, o que acabou por lhe render a condenação à pena máxima, na cidade de Atenas, por ingestão de cicuta.

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi