Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading…
Transcript

GÊNEROS TEXTUAIS

- Textos que se realizam dentro de características específicas, como FUNÇÃO, LINGUAGEM E ESTRUTURA

O QUE SÃO?

- Estrutura definida:

*LOCAL E DATA - alinhado à esquerda, pular uma linha;

*VOCATIVO - pular uma linha;

*CORPO: Apresentação do assunto (TESE), Desenvolvimento (2 parágrafos argumentativos), Despedida (ASSINAR "JOSÉ OU JOSEFA");

- INTERLOCUÇÃO OBRIGATÓRIA;

- PRIMEIRA PESSOA.

CARTA

CARTA DE SOLICITAÇÃO

(Cidade), (dia) de (mês) de (ano).

À (pronome de tratamento adequado) (nome da instituição ou pessoa)

(Informação adicional sobre o destinatário)

(Assunto da carta)

Eu, (nome completo), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), (dados necessários para identificação do remetente), residente no endereço (endereço), na qualidade de (posição do remetente), venho, por meio da presente carta, solicitar (pedido e justificativa).

Aguardo o retorno e resposta acerca da solicitação. (ou outra expressão de finalização)

(assinatura)

______________________________________

(nome completo abaixo da linha de assinatura)

- Suponha que você estude numa instituição federal de ensino e o Ministério tenha ordenado o retorno às aulas presenciais. No entanto, por causa dos cortes de verbas observados ao longo dos últimos anos, a sua instituição não tem condições de comprar equipamentos individuais de proteção paira os estudantes em situação econômica desfavorável. Escreva uma CARTA DE SOLICITAÇÃO ao Ministério da Educação, a fim de obter verbas emergenciais destinadas à compra de tais equipamentos.

PROPOSTA

PROJETO

Uberlândia, 20 de Dezembro de 2020.

Carta de Solicitação ao Excelentíssimo Ministro da Eduacção Milton Ribeiro,

Sou estudante..., e soube da ordem de retorno... . Em relação a tal medida, escrevo para chamar a atenção para a necessidade de ...

Inicialmente, o Senhor, mais que todos, deve ter conhecimento da situação finaceira... . (COMPROVAÇÕES, CITAÇÕES).

De outro lado, temos muitos estudantes que não têm condições de realizar a compra... . (COMPRIVAÇÕES, CITAÇÕES)

Certa(o) de que o Senhor compreenderá a solicitação e dará a ela atenção devida, despeço-me respeitosamente.

Com votos de saúde e sucesso,

JOSEFA / JOSÉ.

TEXTO 01

O MEC (Ministério da Educação) publicou hoje uma portaria que determina a volta às aulas presenciais em universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021. O texto ressalta, no entanto, que estados ou cidades podem suspender as atividades presenciais. A medida foi mal recebida entre alguns reitores. O MEC definiu que, para retomar as atividades presenciais, as faculdades deverão adotar um "protocolo de biossegurança", definido na portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus.

Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/12/02/mec-determina-volta-as-aulas-presenciais-a-partir-de-janeiro.htm?cmpid=copiaecola

TEXTOS-BASE

A quinta Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, divulgada na última sexta (17), aponta que 70,2% dos estudantes das federais brasileiras são de baixa renda, com r...

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/mais-de-70-dos-alunos-das-universidades-federais-sao-de-baixa-renda/

TEXTO 02

Suponha que, na situação de retorno às aulas presenciais, você deva apresentar ao Ministro as suas queixas contra a medida. Escreva uma CARTA DE RECLAMAÇÃO com essa finalidade.

CARTA DE RECLAMAÇÃO

Uberlândia, 20 de Dezembro de 2020.

Carta de Reclamação ao Excelentíssimo Ministro da Eduacção Milton Ribeiro,

Sou estudante..., e soube da ordem de retorno... . Em relação a tal medida, escrevo para manifestar meu descontentamento com...

Inicialmente, o Senhor, mais que todos, deve ter conhecimento da situação de dificuldades que a pandemia nos tem imposto... . (COMPROVAÇÕES, CITAÇÕES).

Além disso, temos muitos estudantes que não têm condições de realizar a compra... . (COMPRIVAÇÕES, CITAÇÕES)

Certa(o) de que o Senhor compreenderá minha reclamação e dará a ela atenção devida, despeço-me respeitosamente.

Com votos de saúde e sucesso,

JOSEFA / JOSÉ.

PROJETO

Nas mesmas condições das propostas anteriores, suponha que você seja presidente do Centro Acadêmico de sua instituição e, após uma reunião, fica responsável por publicar uma CARTA ABERTA aos membros de sua comunidade estudantil, expondo as dificuldades inerentes à medida adotada pelo Ministério.

CARTA ABERTA

Uberlândia, 20 de Dezembro de 2020.

Carta aberta aos membros de nossa comunidade acadêmica.

Cientes da ordem de retorno às atividades presenciais, que partiu do Excelentíssimo Ministro da Educação Milton Ribeiro, nós, do Centro Acadêmico, desejamos nos posicionar em relação a essa decisão arbitrária.

Inicialmente, todos sabemos da situação financeira... . (COMPROVAÇÕES, CITAÇÕES).

De outro lado, temos muitos estudantes que não têm condições de realizar a compra... . (COMPRIVAÇÕES, CITAÇÕES)

Diante de todas essas situações, esperamos apoio para revertermos a decisão do Ministério.

Atenciosamente,

Membros do Centro Acadêmico.

PROJETO

- NARRAÇÃO

- DESCRIÇÃO

- DISSERTAÇÃO

- EXPOSIÇÃO

- INJUNÇÃO

TIPOLOGIAS

- TIPOLOGIAS: Narração e descrição

- Uso da PRIMEIRA PESSOA

- Verbos no PRETÉRITO (IMPERFEITO, PERFEITO, MAIS-QUE-PERFEITO)

- ELEMENTOS DA NARRATIVA: QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? POR QUÊ?

RELATO

A primeira presença em meu aprendizado escolar que me causou impacto, e causa até hoje, foi uma jovem professorinha. É claro que eu uso esse termo, professorinha, com muito afeto. Chamava-se Eunice Vasconcelos, e foi com ela que eu aprendi a fazer o que ela chamava de “sentenças”.

Eu já sabia ler e escrever quando cheguei à escolinha particular de Eunice, aos 6 anos. Era, portanto, a década de 20. Eu havia sido alfabetizado em casa, por minha mãe e meu pai, durante uma infância marcada por dificuldades financeiras, mas também por muita harmonia familiar. Minha alfabetização não me foi nada enfadonha, porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra do quintal.

Não houve ruptura alguma entre o novo mundo que era a escolinha de Eunice e o mundo das minhas primeiras experiências – o de minha velha casa do Recife, onde nasci, com suas salas, seu terraço, seu quintal cheio de árvores frondosas. A minha alegria de viver, que me marca até hoje, se transferia de casa para a escola, ainda que cada uma tivesse suas características especiais. Isso porque a escola de Eunice não me amedrontava, não tolhia minha curiosidade.

Quando Eunice me ensinou era uma meninota, uma jovenzinha de seus 16, 17 anos. Sem que eu ainda percebesse, ela me fez o primeiro chamamento com relação a uma indiscutível amorosidade que eu tenho até hoje, e desde há muito tempo, pelos problemas da linguagem e particularmente os da linguagem brasileira, a chamada língua portuguesa no Brasil. Ela com certeza não me disse, mas é como se tivesse dito a mim, ainda criança pequena: “Paulo, repara bem como é bonita a maneira que a gente tem de falar! ...” É como se ela me tivesse chamado.

Eu me entregava com prazer à tarefa de “Formar sentenças”. Era assim que ela costumava dizer. Eunice me pedia que colocasse numa folha de papel tantas palavras quantas eu conhecesse. Eu ia dando forma às sentenças com essas palavras que eu escolhia e escrevia.

EXEMPLO

Fui criando naturalmente uma intimidade e um gosto com as ocorrências da língua – os verbos, seus modos, seus tempos... A professorinha só intervinha quando eu me via em dificuldade, mas nunca teve a preocupação de me fazer decorar regras gramaticais.

Mais tarde ficamos amigos. Mantive um contato próximo com ela, sua família, sua irmã Débora, até o golpe de 1964. Eu fui para o exílio e, de lá, me correspondia com Eunice. Tenho impressão de que durante dois anos ou três mandei cartas para ela. Eunice ficava muito contente.

Não se casou talvez isso tenha alguma relação com a abnegação, a amorosidade que a gente tem pela docência. E talvez ela tenha agido um pouco como eu: ao fazer a docência o meio da minha vida, eu termino transformando a docência no fim da minha vida.

Eunice foi professora do Estado, se aposentou, levou uma vida bem normal. Depois morreu, em 1977, eu ainda no exílio. Hoje, a presença dela são saudades, são lembrança

WILL SMITH

- Objetividade / Imparcialidade

- Terceira pessoa

- Tipologias: Narração, Descrição e Exposição

- Estrutura: TÍTULO (MANCHETE) E PIRÂMIDE INVERTIDA

NOTÍCIA

A EDUCAÇÃO SEXUAL PELO MUNDO

Holanda

O país entende a sexualidade como algo completamente natural e saudável, e aplicação de programas de educação sexual é compulsória em todo o país. O tema é tratado desde os quatro anos de idade, porém com abordagens diferenciadas de acordo com a faixa etária. O programa de educação sexual do país foca em construção de respeito pelo corpo e sexualidade próprios e dos outros, e inclui lições sobre consenso, DSTs e prazer. A taxa do país de gravidez na adolescência no país está entre as mais baixas do mundo.

Outros países que também adotam educação sexual compulsória nas escolas são Bélgica, Nova Zelândia, Inglaterra e Escócia.

Estados Unidos

A educação sexual tem apoio de mais de 90% dos pais nos Estados Unidos, mas as regras para aplicação nos currículos escolares variam entre os Estados. Em quase metade dos Estados não é obrigatório instruir jovens sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, estudos realizados no país apontam que aproximadamente metade dos adolescentes afirmam não terem recebido instruções sobre preservativos e contraceptivos antes da primeira relação sexual.

https://www.politize.com.br/educacao-sexual-o-que-e-e-como-funciona-em-outros-paises/ ACESSO EM 03/12/2020

RELATÓRIO

A psicóloga e educadora Mary Neide Damico Figueiró conhece como poucos as barreiras encontradas no ambiente educacional brasileiro quando o assunto é implantar programas de educação sexual. Mestre em psicologia escolar e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a tese A formação de educadores sexuais: possibilidades e limites, professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mary Neide é um dos profissionais mais requisitados por colégios e redes escolares do país para cursos e palestras sobre o tema. Nessa entrevista a Educação, ela qualifica de “lamentáveis” as posições “ultraconservadoras” do presidente Jair Bolsonaro e de seus auxiliares sobre o tema e afirma que a educação sexual é, antes de tudo, um “direito dos adolescentes e jovens previsto por lei”. Confira:

O que um programa de educação sexual deve abordar? Como ele deve ser distribuído no infantil, fundamental e médio?

Vários pontos podem ser trabalhados já no ensino infantil. O principal deles é a igualdade de gênero, sobretudo sem essa ideia constrangedora e repressiva de rosa para menina e azul para menino, por exemplo. Mostrar que meninos e meninas podem dividir brinquedos de um e de outro já é educação sexual. Acima de seis anos, no fundamental, é importante ampliar a questão de gênero para respeito e igualdade, sobretudo dos meninos em relação às meninas.

É recomendável abordar temas como diversidade sexual nos primeiros anos do fundamental?

Sim, claro, se o contexto permitir. E o que são permissões do contexto? São situações em que a criança pergunta alguma coisa e você simplesmente não pode responder “isso não existe”, ou “deixe isso para lá” ou ainda “você não está na idade de saber sobre isso”. Por quê? Pelo fato mero de que ela, ao perguntar, na prática já está sabendo ou tendo alguma ideia sobre o que perguntou. E, convenhamos, é infinitamente melhor passar algo com linguagem e limites definidos com responsabilidade por um educador preparado do que deixar que ela receba a informação carregada de distorções, preconceitos ou mesmo erros de fato.

A criança pergunta, por exemplo, o que é gay. Ora, quem ainda acredita que uma criança de seis a oito anos, inserida no contexto atual, com informações caindo de todos os lados por internet, celular, amigos, primos, coleguinhas, ainda não ouviu algo claro sobre o que é ser gay em algum lugar? Ele vai perguntar – e, quando perguntar, deverá receber a melhor resposta possível. Nem preciso dizer a educadores que, ao contrário do que diz e teme o ultraconservadorismo equivocado, tratar desses assuntos em nada direciona uma criança ou jovem para ser hetero, homo ou bissexual.

https://revistaeducacao.com.br/2019/11/13/projetos-educacao-sexual-escolas/ ACESSO EM 03/12/2020

Suponha que você seja estudante do Terceiro Ano do E.M. e tenha sido escolhida(o) para realizar uma monitoria com projetos de Educação Sexual em sua escola, todos voltados para os alunos do Ensino Fundamental II da mesma instituição onde você estuda. Elabore um relatório para registrar o trabalho, a metodologia empregada, os materiais utilizados, dentre outras ferramentas usadas nesses projetos.

PROPOSTA

- TÍTULO OBRIGATÓRIO;

- TIPOLOGIAS: DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO, EXPOSIÇÃO, NARRAÇÃO, DISSERTAÇÃO

- PROJETO DE TEXTO:

*APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO;

*DESCRIÇÃO DE ETAPAS;

*DESCRIÇÃO DE METODOLOGIAS;

*APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS.

CARACTERÍSTICAS

Suponha que você deva publicar uma resenha no jornal do Centro Acadêmico da sua Universidade, a fim de estimular os estudantes a conhecerem mais o universo do RAP. O texto escolhido foi "Boa Esperança", de Emicida. Redija a resenha, mantendo as características deste gênero.

RESENHA

Por mais que você corra, irmão

Pra sua guerra vão nem se lixar

Esse é o xis da questão

Já viu eles chorar pela cor do orixá?

E os camburão o que são?

Negreiros a retraficar

Favela ainda é senzala, Jão!

Bomba relógio prestes a estourar

O tempero do mar foi lágrima de preto

Papo reto como esqueletos de outro dialeto

Só desafeto, vida de inseto, imundo

Indenização? Fama de vagabundo

Nação sem teto, Angola, Keto, Congo, Soweto

A cor de Eto'o, maioria nos gueto

Monstro sequestro, capta-tês, rapta

Violência se adapta, um dia ela volta pu cêis

Tipo campos de concentração, prantos em vão

Quis vida digna, estigma, indignação

O trabalho liberta (ou não)

Com essa frase quase que os nazi, varre os Judeu, extinção

Depressão no convés

Há quanto tempo nóiz se fode e tem que rir depois

Pique Jack-ass, mistério tipo lago Ness

Sério és, tema da faculdade em que não pode por os pés

Vocês sabem, eu sei

Que até Bin Laden é made in USA

Tempo doido onde a KKK, veste Obey (é quente memo)

Pode olhar num falei?

Fonte: LyricFind

Compositores: Leandro Oliveira

Letra de Boa Esperança © Warner Chappell Music, Inc

- TÍTULO OBRIGATÓRIO;

- TIPOLOGIAS: EXPOSIÇÃO E DISSERTAÇÃO

- TERCEIRA OU PRIMEIRA PESSOA;

- PROJETO:

*APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO E DA TESE;

#EXPOSIÇÃO DOS ASPECTOS POSITIVOS DA OBRA;

*CONCLUSÃO.

CARACTERÍSTICAS

- Suponha que você deva apresentar uma palestra sobre a importância das campanhas de vacinação no Brasil. A fim de preparar-se, você reuniu alguns textos. Para absorver melhor os conteúdos e facilitar seu trabalho, faça um resumo do texto a seguir, para ser publicado num folheto-convite à sua palestra.

RESUMO

Editorial

A nova “Revolta da Vacina”Movimento antivacinação pode não ser o fator mais relevante para a queda nos índices de imunização, mas é o mais perigoso devido à rapidez da disseminação de ideias equivocadas

Por

Gazeta do Povo

26/07/2018 00:01

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/a-nova-revolta-da-vacina-ew84sqvtkipmb1jp74vk0a1wr/

Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

- TÍTULO OBRIGATÓRIO;

- TIPOLOGIA EXPOSITIVA;

- REFERENCIALIDADE EM TODOS OS PARÁGRAFOS;

- TERCEIRA PESSOA.

PROJETO DE TEXTO:

*APRESENTAÇÃO DA OBRA, DO AUTOR E DO TEMA;

*EXPOSIÇÃO DOS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DA ABORDAGEM FEITA PELO AUTOR.

CARACTERÍSTICAS

A.D.C.

- TIPOLOGIAS: EXPOSITIVA E ARGUMENTATIVA.

- TERCEIRA PESSOA.

- LINGUAGEM SIMPLES E FORMAL.

- OBJETIVO: LEVAR OS RESULTADOS DA PESQUISA ACADÊMICA PARA O PÚBLICO LEIGO.

Cientistas descobrem que animais usam dialetos para se comunicar

Alguns animais utilizam "dialetos" para se comunicar, como as baleias, os golfinhos, as abelhas e as aves, afirmou a revista alemã de divulgação científica "P.M. Magazin" em sua edição de setembro.

Este é outro aspecto mais em comum entre a forma de comunicação humana e dos animais, descoberta recentemente pela comunidade científica. Os golfinhos inventam diferentes assobios para se comunicar, segundo cientistas.

Um exemplo dos diferentes dialetos ocorre com o estrelinha-de-poupa (Regulus regulus), um pássaro de pequeno porte caracterizado por ter uma mancha amarela na cabeça, e cujo piar difere no tom de seus congêneres da China.

No caso dos golfinhos, animais que teriam uma inteligência parecida com a dos homens, os cientistas comprovaram que inventam diferentes assobios para se comunicar.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, demonstrou que os golfinhos têm a capacidade de conversar sobre um terceiro animal que não está presente.

O corvo ou o tuim-da-colômbia (Forpus conspicillatus), por exemplo, usam nomes personalizados para se chamar entre si. Além dos acústicos, alguns animais também utilizam outros meios de comunicação.

É o caso das aranhas-macho, que usam a rede tecida por uma fêmea para perguntar se podem se aproximar dela, já que se, dependendo do ritmo como andam pelos fios, podem ser confundidos com uma presa.

EXEMPLO

Desafios postos para melhorar a efetividade da resposta à COVID-19

A potencial chegada do novo vírus coloca à prova a estrutura de vigilância existente no país, principalmente num momento em que a redução de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e na pesquisa fragiliza a capacidade de detecção precoce e de resposta. O Brasil, que foi protagonista na epidemia de Zika, precisa acompanhar o avanço de conhecimentos gerados no exterior e preparar-se para as pesquisas e demandas específicas que surgirão no país, incluindo diagnóstico, assistência, prevenção e promoção da saúde. Portanto, quando o alerta para o novo coronavírus foi disparado, mais uma vez pairou a grande pergunta no território brasileiro: estamos preparados?

O esforço mundial de geração de informações sobre o novo coronavírus é impressionante. Em um mês de existência, o novo vírus já era citado em 37 publicações no PubMed, com análises descritivas dos primeiros casos, análises de sequências genômicas e aspectos clínicos. Esse movimento é produto de um sistema de vigilância internacional sensível, assim como de uma política de compartilhamento de dados e achados. Enquanto alguns grupos rapidamente se organizaram para monitorar casos em tempo real, outros se empenharam na aplicação de modelos matemáticos e estatísticos para monitorar o novo vírus e definir estratégias de ação 20,21,22.

PROPOSTA

Em contrapartida, o avanço do uso de mídias sociais como meio de informação trouxe consigo o desafio de monitorar e responder rapidamente a conteúdos falsos disseminados nestes canais, e de forma que possam igualmente circular nos mesmos. Por exemplo, em paralelo às notícias oficiais e matérias informativas em veículos tradicionais, áudios falsos com recomendações equivocadas circularam em mídias sociais se passando por comunicado de entidades de respaldo público como a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) 23. Também houve a tentativa de resgatar o mito de que certos chás têm as mesmas propriedades antivirais do fosfato de oseltamivir (princípio ativo do antiviral usado para o tratamento de SRAG por vírus Influenza), sugerindo o consumo destes para casos de influenza e coronavírus 24. Ambos ensejaram notas de esclarecimento por parte da SBI e do Ministério da Saúde, porém com alcance desconhecido. Dentro desse contexto, o crescente movimento de descrédito dos canais tradicionais de comunicação, que fomenta a adesão a fontes alternativas, torna-se também um risco à saúde pública que deve ser enfrentado. A comunicação de especialistas não pode ficar restrita ao ambiente acadêmico e profissionais da área.

https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n3/e00019620/pt/

Suponha que você seja um dos membros do Comitê de Divulgação Científica de sua Universidade, e tenha sido destacado para produzir um artigo levando as ideias da publicação anterior para estudantes do Ensino Médio. Isso será feito por meio de uma postagem em um site destinado à realização de trabalhos destes alunos. Escreva o artigo, respeitando as características deste gênero.

PROPOSTA

PROJETO

Desafios impostos pela chegada ao Brasil do novo coronavírus

O Artigo "...", publicado no site Scielo, traz informaçoes sobre...

Incialmente, aponta para a necessidade de .... (ACRESCENTE IDEIAS, OPINIÕES E EXEMPLOS).

Além disso, os autores...

Portanto, é necessário...

-TIPOLOGIAS: Descrição, Dissertação

-FUNÇÃO: Levar ao conhecimento do público leitor as características de uma personalidade importante.

-TERCEIRA PESSOA

LINGUAGEM SIMPLES E FORMAL.

PERFIL

https://epoca.globo.com/cultura/noticia/2017/06/raiz-nutella-sabao-de-coco-um-perfil-de-leandro-karnal.html

EXEMPLO

PROPOSTA

Suponha que você deva publicar, no site da instituição onde você estuda, um PERFIL de apresentação do filósofo Slavj Zizek, que fará uma palestra em sua Universidade. Produza este texto, respeitando as características deste gênero.

Slavoj Ziozek, o... (ESCOLHA UMA DEFINIÇÃO)

O filósofo esloveno Slavoj Zizek tornou-se uma celebridade do pensamento crítico na atualidade. Nascido em..., o intelectual...

VIDA ACADÊMICA

PENSAMENTOS / IDEIAIS

Em suma, vale a pena...

PROJETO

https://www.comunidadeculturaearte.com/slavoj-zizek-um-dos-mais-consagrados-pensadores-contemporaneos/

TEXTO-BASE

EDITORIAL

- TIPOLOGIAS: Dissertação, Exposição, Pequenos trechos narrativos.

- FUNÇÃO: Expor a opinião de um grupo sobre um fato.

- LINGUAGEM FORMAL

- TERCEIRA PESSOA / PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL

https://www.jornalcruzeiro.com.br/opiniao/editorial/maus-tratos-contra-animais/

EXEMPLO

Suponha que você seja membro da equipe do jornal da instituição onde você, e foi selecionada(o) para expor a opinião deste veículo de comunicação sobre o recrudescimento da Lei de Maus Tratos aos Animais, em 2020, por parte do Governo Federal. Escreva o EDITORIAL sobre este assunto, respeitando as características deste gênero textual.

PROPOSTA

INTRODUÇÃO:

*Apresentação do TEMA (FATO GERADOR) e da TESE (POSICIONAMENTO).

Ex.: Uma das pautas mais apoiadas pela população, principalmente em tempos de participação massiva em redes sociais, é a proteção aos animais. Nesse sentido, em setembro, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que aumenta a pena para quem pratica maus tratos. Por um lado, trata-se de uma ação importante para proteger os animais; por outro, acaba negligenciando a questão dos animais silvestres.

PROJETO

DESENVOLVIMENTO

ARG.01: MARCADOR "A"

ARG.O2: MARCADOR "B"

TÓPICO:

Portanto, embora represente um avanço na proteção aos animais domésticos, a legislação em questão ainda não é completa. Isso porque... (RETOMADA DE IDEIAS). Em vista disso, deve-se... Somente assim, ...

CONCLUSÃO

-TIPOLOGIA: Dissertação.

- Primeira e/ou Terceira pessoa.

- Linguagem simples e formal.

- Estrutura tripartite.

- Defesa de opinião.

ARTIGO

Para onde foram os empregos da classe média?

Em várias áreas, as tecnologias provocam transformações e redução de empregos.

José Pastore |1|

Estudos recentes sobre o impacto das tecnologias no mercado de trabalho indicam que a destruição de empregos não é tão catastrófica quanto se pensava. Países que usam intensamente as tecnologias modernas registram taxas de desemprego muito baixas: Estados Unidos (3,7%), Alemanha (3%), Coreia do Sul (3%), Japão (2,2%) e outros. Preocupa, porém, o fato de as novas tecnologias conspirarem contra a classe média (FREY. C. B. The technology trap. Princeton: Princeton University Press, 2019; OECD. Under pressure: the squeezed middle class. Paris: OECD, 2019).

As mudanças tecnológicas do passado demandaram uma aceleração da educação que redundou em bons empregos e bons salários para a classe média. No entanto, a revolução tecnológica, ora em andamento, está eliminando a necessidade da intervenção humana em profissões típicas da classe média — técnicos, chefes, gestores, supervisores, controladores, auditores, contadores, corretores, secretárias e até médicos, advogados, engenheiros e professores.

Em várias áreas, as tecnologias provocam transformações e redução de empregos. Por exemplo, as muitas secretárias, que antes datilografavam, arquivavam e faziam ligações telefônicas, deram lugar a poucas profissionais que, além de digitarem e telefonarem, fazem pesquisas na internet, organizam viagens e eventos, controlam custos, orientam novatos e executam outras atividades. Isso ocorre com inúmeras profissões de classe média para as quais o diploma deixou de ser garantia para bons empregos.

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/artigo-opiniao.htm

EXEMPLO

Produza um artigo de opinião sobre a questão dos maus tratos aos animais no Brasil.

PROPOSTA

INTRODUÇÃO:

Na obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, a cachorra Baleia assume contornos tão importantes que chega a condensar a universalidade da obra em si. Doente, acaba sendo sacrificada por seu tutor. Fora da ficção, a importância dos animais se reflete no sancionamento da Lei de Maus Tratos, em setembro, por parte do presidente. Penso que a lei seja realmente necessária, mas acredito que ela poderia ter sido mais abrangente e abarcasse, também, a questão dos animais silvestres.

PROJETO

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi