Tendinite da "Pata de Ganso"
Bianca C. Marques, RA: 87716
Letícia de Lima, RA: 87262
Raul Wiltler, RA: 89268
Taynara T. Lima, RA: 87735
Thamires Rabelo, RA: 83740
Caso clínico
Paciente C.F.M, feminino, 36 anos, maratonista, procurou a clínica de fisioterapia da FHO - UNIARARAS devido a dor na face medial do joelho esquerdo, na qual, piora ao subir e descer escadas. Durante a anamnese, a paciente relata possuir DM e que o aparecimento dessa dor veio após a intensificação de seus treinos diários sendo encaminhada ao médico onde recebeu o diagnóstico de Tendinite da "Pata de Ganso".
Diagnóstico Cinético Funcional
Diagnóstico Cinético Funcional
Na avaliação foi encontrado:
- Edema local no joelho esquerdo;
- Joelhos valgos;
- Pés planos;
- Diminuição da ADM;
- Sensibilidade à palpação (digitopressão) na área da inserção dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso.
Objetivos
Curto prazo:
- Alívio da dor;
- Retirada do edema local;
Médio prazo:
- Correção dos joelhos valgos;
- Correção dos pés planos;
- Aumento da ADM;
Longo prazo:
- Retomar os treinos diários da paciente.
Objetivos
Condutas
Curto prazo:
- TENS para analgesia;
- Drenagem linfática manual;
Médio prazo:
- Correção postural (RPG) para joelhos valgos;
- Uso de palmilhas tanto para joelhos valgos quanto para pé plano;
- Alongamento ativo e ativo assistido para ganho de ADM;
Longo prazo:
- Exercícios de salto e corrida para retomada dos treinos diários;
- Exercícios de propriocepção e sensibilidade em diferentes solos;
"Pata de Ganso"
"Pata de Ganso"
- O conjunto das inserções dos tendões dos músculos sartório, grácil e semitendinoso é chamado de "Pata de Ganso" devido a aparência ser de uma membrana natatória do ganso.
- Esses músculos possuem ação primária de flexão de joelho e uma influência secundária na rotação interna da tíbia, protegendo o joelho contra rotação e também contra um estresse valgo.
Tendinite da "Pata de Ganso"
- É uma inflamação dos músculos da Pata de Ganso ocasionando dor na região medial do joelho podendo ocasionar bursites no local;
- É conhecida também como "síndrome anserina";
- Etiologia: traumas, retração da musculatura posterior da coxa, lesão do menisco patelar, pé plano, joelhos valgos, infecção e reação a corpos estranhos;
- Maior incidência: atletas de longas distâncias, mulheres, portadores de DM, indivíduos com sobrepeso, osteoartrite de joelho, etc;
- Sinais e sintomas: dor na face medial do joelho, acompanhada de dor à palpação e inchaço local na inserção da pata de ganso, piorando ao subir ou descer escadas.
Referências
- SANTANA, Marcio José et al. Fisioterapia na reabilitação da tendinopatia patelar. Revista Faipe, Cuiabá, v. 5, n. 1, p.68-78, dez. 2015;
- HELFENSTEIN JUNIOR, Milton; KUROMOTO, Jorge. A síndrome anserina. Rev. Bras. Reumatol., [s. L.], v. 50, n. 3, p.313-327, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n3/v50n3a11.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2017.
- VOLL, Pilates Goup. Tratamento Fisioterapêutico da Tendinite da Pata de Ganso. Disponível em: http://blogfisioterapia.com.br/tendinite-pata-de-ganso/. Acesso em: 07/11/2017.
- CASTANHARO, Raquel. Tendinite da “pata de ganso” é um problema que atinge os corredores. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2013/12/tendinite-da-pata-de-ganso-e-um-problema-que-atinge-os-corredores.html. Acesso em: 07/11/2017.
- NEWS, Bonde. Fisioterapeuta alerta sobre a tendinite da pata de ganso. Disponível em: http://fisioterapia.com/fisioterapeuta-alerta-sobre-tendinite-da-pata-de-ganso/. Acesso em: 07/11/2017.
- DIAS, Sara. Prevenir e tratar a lesão “Pata de Ganso”. Disponível em: http://corrernacidade.com/prevenir-e-tratar-a-lesao-pata-de-ganso-497492. Acesso em: 07/11/2017.