Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
HIPERPLASIA
O que é
A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.
Para que ocorra a hiperplasia, a célula deve ser capaz de duplicar o material genético e retomar o ciclo de divisão celular mitótico, enquanto a hiperplasia consiste no aumento do volume celular, sem que haja sua divisão. A origem da hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica a depender do estímulo causador.
A hiperplasia é a proliferação de células em tecidos e órgãos que podem aumentar de volume. Em alguns casos, isso é natural do corpo, como o crescimento das mamas em pacientes do sexo feminino durante a puberdade ou mesmo durante a gestação, em preparação para o processo de amamentação.
Hiplerplasia Simples
Hiperplasia endometrial
Hiperplasia mamária
Hiperplasia Prostática
Hiperplasia simples do endométrio: é caracterizada pelo espessamento homogêneo do tecido endometrial menos grave.
É uma alteração benigna. Quando isso acontece é chamado de hiperplasia da mama, que pode ser ductal ou lobular. Geralmente, ela não causa sintomas e é encontrada em exames de rotina.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um aumento não canceroso (benigno) da glândula prostática, que pode dificultar a micção.
Hiplerplasia focal
Fibrosa
Epitelial
Nodular
Tumor benignos que se forma nas células chamadas hepatócitos do fígado.
epitelial focal, ou doença de Heck, é uma enfermidade rara, benigna, que afeta a mucosa oral
é comum na mucosa jugal, língua e lábio inferior, causada por trauma onde nem sempre a irritação é determinada. Apresenta consistência firme e coloração semelhante ao tecido normal, sendo geralmente assintomática.
Hiperplasia cística
Endometrial
Doença do período do diestro hormonalmente mediada, resulta da interação bacteriana com o endométrio uterino anormal, levando a um quadro de piometra que é caracterizado por uma inflamação exsudativa e degenerativa do endométrio devido a presença de bactérias.
Causas
A causa exata não é conhecida, mas provavelmente envolve alterações causadas por hormônios, incluindo a testosterona e, principalmente, a di-hidrotestosterona. Outros fatores podem estar envolvidos, como idade, histórico familiar e alterações genéticas.
A origem da hiperplasia pode ser fisiológica ou patológica dependendo do estimulo causador.
Sintomas
hiperplasia prostática
.Sintomas de Enchimento
.Necessidade súbita de urinar;
.Incapacidade de reter a urina, quando se tem vontade súbita de urinar;
.Aumento da frequência das micções;
.Aumento do número de vezes que se urina durante a noite;
.Dor/sensação de peso abaixo do umbigo.
hiperplasia endometrial
.Cólicas intensas e dores abdominais;
.Aumento do tamanho do útero;
.Sangramento uterino anormal.
Diagnóstico
O diagnóstico baseia-se primariamente no exame digital retal e nos sintomas; cistoscopia, ultrassonografia transretal, estudo urodinâmico ou outros exames de imagem também podem ser necessários. As opções de tratamento incluem inibidores da 5-alfa-redutase, alfabloqueadores, tadalafil e cirurgia.
Orgãos afetados
É interessante destacar que a hiperplasia só ocorre em órgãos que possuem capacidade replicativa, por exemplo:
. Estômago
. Rim
. Intestino
. Pulmões
. Endometrio
. Timo
. Tireoide
. Coração
. Intestino
. Figado
. Seios
. Prostáta