Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
BEYOUN PETROLEUM
O QUE É A BP?
O QUE É A BP?
A BP é uma empresa multinacional sediada no Reino Unido que opera no setor de energia, sobretudo de petróleo e gás. Fez parte do cartel conhecido como Sete Irmãs, formado pelas maiores empresas exploradoras, refinadoras e distribuidoras de petróleo e gás do planeta, as quais, após fusões e incorporações, reduziram-se a quatro - ExxonMobil, Chevron, Shell, além da própria BP.
BREVE HISTORIAL
BREVE HISTORIAL
Tudo começou no mês de maio de 1901 quando William Knox D’Arcy, fundador e investidor inicial da futura BP, obtém uma concessão do Xá da Pérsia, atual Irã, para explorar bacias petrolíferas na região. Pouco depois, em 1905, graças à ajuda financeira da Burmah Oil Company, a nova empresa pode continuar explorando a região, ainda sem êxito na descoberta do petróleo. Finalmente, em maio de 1908, a empresa descobriu petróleo em quantidades “comerciais”, no sudoeste do Irã. No ano seguinte, em 14 de abril, nascia a Anglo-Persian Oil Company (APOC), primeira denominação da BP, com 97% de suas ações controladas pela Burmah Oil Company e o restante em poder do Lord Strachona, primeiro presidente da empresa, tendo como principal objetivo a exploração de petróleo nessa região. Na década de 20 a empresa experimentou um forte período de expansão, com explorações no Canadá, na América do Sul, África e Europa.
BP, teve muitos altos e baixos ao longo de sua história de 100 anos - quase quebrando o fundador William D'Arcy para se tornar uma das maiores empresas de energia do mundo. A BP também experimentou sua participação justa na controvérsia sobre suas práticas comerciais, danos ambientais e riscos para os trabalhadores. Todas as principais empresas de energia, incluindo BP, foram atacadas pela liberação de grandes quantidades de gases de efeito estufa na atmosfera. A BP, no entanto, tentou transformar uma página em seu livro de histórico em um futuro mais verde. A empresa investiu fortemente em fontes de energia renováveis e tornou-se um forte defensor das iniciativas de ética e conformidade, mesmo escrevendo um extenso código de conduta para seus 92.000 funcionários.
PROBLEMA
PROBLEMA
Olhando um pouco o percurso da BP, podemos observar alguns ou mesmo inúmeros pontos negativos que causaram um grande impacto no nome da empresa. Os erros ambientais e morais resultantes da negligência da BP, são revisados, para mostrar que a empresa nem, sempre conseguio faze-lo no passado. As promessas da empresa de atuar como um administrador ambiental responsável, foram preojudicadas por inúmeros casos de comportamentos questionáveis. Em 2005, por exemplo, ocorreu uma explosão numas das refinarias de petróleo da BP, que se localizava no Texas, onde matou alguns funcionários e feriu outros tantos. Está explosão derivou de um vazamento de líquido e vapor de hidrocarbonetos. Com tudo um pouco mais adiante, em 2006, ocorreu um outro vazamento de petróleo bruto no Alasca, onde uma vez mais, essa mesma empresa ignorou a inúmeras bandeiras vermelhas. Uma corrosão perigosa dos tubos que não foram controlados por mais de uma década. Muitas negligências mencionadas, foi algum de muitos flagelos causado por esta mesma entidade.
SOLUÇÃO
SOLUÇÃO
Na nossa opnião, uma das formas que a BP tinha, de evitar estas circunstâncias, era melhorar os mecanismos de controlo e avaliação das suas atividades. Porque uma empresa só realiza uma atividade com perfeição, com a análise e supervisão das mesmas. Estás ações dizem respeito a área administrativa da empresa, que por sua vez, não cumpriram com os seus deveres. Como sabemos, a área administrativa de uma empresa, tem como função de Planear, Organizar, Digirir e principalmente controlar os recurso, para que as atividades sejam realizadas segundo os planos traçados. Estás foram as razões que fizeram com que a BP ignorasse os procedimentos exigidos pela Clean Air Act para assegurar a integridade mecânica e a colocação segura. Tendo trágicos incidentes ao longo da sua histórial.
Passado histórico
Passado histórico
Poluição ambiental
Preocupações éticas
A BP foi uma das primeiras a perceber o poder d...
A BP foi uma das primeiras a perceber o poder das marcas sobre o mercado financeiro. Em uma estratégia preventiva, no ano de 2000, ela decidiu antecipar-se às cobranças dos consumidores e investiu US$ 253 milhões para limpar sua imagem, apresentando-se como uma companhia de energia, que investe não apenas em plataformas de extração e oleodutos, mas também em fontes energéticas renováveis e limpas. A principal razão do novo posicionamento da marca era simples: a BP sempre esteve associada à poluição, por isso, resolveu se transformar numa empresa preocupada com meio ambiente, abrindo grande espaço para energias alternativas. Depois de sete décadas ostentando o mesmo brasão de fundo verde com a sigla BP em amarelo, a empresa investiu pesado para mudar sua logomarca global. Escolheu um inusitado símbolo (chamado Helios, Deus grego do sol, astro que continua sendo a maior fonte de energia da Terra) que lembra uma flor, ladeado por um novo slogan.
PONTOS FORTES
PONTOS FORTES
A BP desde sempre foi uma estrela no mercado. Desde o seu surgimento no mercado, a BP sempre fez varios invstimentos conseguindo assim bastante lucro. Mesmo depois dos diversos problemas que afetaram a empresa , a BP vem tentando dar a volta as circunstancias investindo nas energias renovaveis e no código de conduta.
SEGMENTAÇÃO
GEOGRÁFICA : A BP está presente em mais de 80 países.
DEMOGRÁFICA : Ambos os sexos, dos 16 anos em diantante usufluem dos serviços da BP (Combustíveis).
PSICOGRÁFICA :
COMPORTAMENTAIS :
Depois de enumeros erros a BP vê o seu futuro com uma melhoria tanto na sua reputação e sustentabilidade como na participação na proteção ambiental.
Para superar os erros passados, a BP apostou no futuro do fornecimento de energia para mundo, concretamente as energias renovaveis, implementou o código de conduta que foi distribuido em 2005, o código busca unir seus diversos funcionarios por trás de um conjunto de padrões e valores de comportamentos universais.
O Plano de Comunicação da empresa foi o Código de conduta. Com isso a empresa pode transmitir a cada um dos funcionarios os valores e as éticas. Até porque o código de contuda é a pedra angular do nosso compromisso com a integridade.
A BP envolveu-se em tanta conduta questionável, porque ela precisava encontrar novas fontes de petróleo, e isso daria o afastamento dos melhores sites da BP, desfiando não apenas as capacidades da engenharia da BP e o mais importante, o seu compromisso com o meio ambiente. O oleoduto do Forties Field que foi o maior projecto de engenharia civíl na America do Norte fez com que a empresa realiza-se extensas pesquisas oara identificar potenciais riscos ambientais. A BP prometeu abordar questões ambientais com um intenso foco e compromisso. A medida que o ambiente operacional da empresa tornou-se mais complexo e caótico, a BP geralmente perdeu suas responsabilidades para o meio ambiente, funcionáros, sociedade e acionistas, e sua ignorância por parte de integridade mecânica que causou inúmeros casos de comportamento questionável.
A BP sujou a sua reputação como muitas outras marcas, por ter ignorado o Bem-Estar da sociedade. A empresa reconheceu o seu erro e procurou formas de fazer com que isso mudasse pensando em maneiras de sustentabilidade, a BP desenvolveu duas usinas de energia solar, que podem abastecer mais de 1 milhão de lares. Este tipo de esforço, mostra comprometimento com o ambiente sustentável, implementando ações para que conseguissem diminuir as emissões de gases efeito estufa. A BP deu o primeiro passo, porém não é o suficiente para solucionar os problemas do passado, tendo em conta que outras empresa pretende estabelecera mesma sustentabilidade ambiental, sendo assim ela precisa fazer mais.