Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Eurico Gaspar Dutra (1946-1950)
Fim do Estado Novo:
Eleições de 1945:
Governo Dutra
Defendendo a intervenção do Estado na Economia, os investimentos na indústria de base e a ampliação das leis trabalhistas, Getúlio argas obteve 48,7% dos votos.
Segundo Governo Vargas (1950-1954):
Após o atentado, Carlos Lacerda pedia aos Generais a derrubada de Getúlio Vargas.
Oficiais da Aeronáutica e do exército se manifestam exigindo a renúncia de Vargas.
" Só morto sairei do Catete"
Juscelino Kubitschek elegeu-se prometendo desenvolver o Brasil "50 anos em 5", para isso desenvolveu o projeto de governo chamado Plano de Metas. (EEITA => Energia; Educação; Indústria; Transportes e Alimentação). Para que isso pudesse dar certo, J.K abriu o mercado nacional ao capital estrangeiro.
Se por um lado J.K promoveu uma arrancada ao desenvolvimento, por outro trouxe endividamento externo, inflação (30% ao ano), concentração industrial na região sudeste.
"varre, varre [...], vassourinha/ varre, varre a bandalheira/ que o povo já tá cansado/ de sofrer dessa maneira" (Jingle da Campanha).
Política Externa Independente.
João Goulart - "Jango" (1961-1964)
Problemas com a posse (Campanha da Legalidade).
Campanha para o presidencialismo
As Reformas de Base: Nacionalismo Reformista.
Reformas Agrária, Administrativa, bancária, tributária, política e educacional.
Parte do empresariado desconfiava dele e diminuiu seus investimentos na produção, ocasionando queda de emprego. Além disso, os custos das obras públicas essenciais obrigava o governo emitir dinheiro elevando a inflação.
Isolado no congresso, Jango se aproxima dos movimento sociais.
Os movimentos sociais exigiam as reformas.
Comício da Central Brasil - 13/03/1964.
Passeata da Família com Deus pela Liberdade - 19/03/1964.
15/04/1964
(FATEC SP/1999) Em 25 de agosto de 1961, quando da renúncia de Jânio Quadros, os ministros militares acharam inconveniente à segurança nacional a posse do então vice-presidente João Goulart, que se encontrava, na época, no estrangeiro. Temendo o surgimento de uma guerra civil ou de um golpe militar, o Congresso, para contornar essa crise, resolveu aprovar um Ato Adicional à Constituição de 1946, com o intuito de diminuir os poderes do novo presidente. Através desse Ato Adicional
a) Implantou-se o sistema parlamentarista de governo.
b) Admitiu-se a pena de morte para os casos de subversão.
c) Surgiu a Revolução de 1964.
d) o Congresso entrou em recesso e estabeleceu o Ato Institucional n° 5.
e) o vice-presidente não seda mais considerado presidente do Congresso Nacional.
(UFES/1999) "A radicalização de posições entre a esquerda e a direita, num confronto cada vez mais aberto e violento, paralisava o Governo João Goulart...". "Sob o comando das Centrais Sindicais, greves gigantescas se multiplicavam por todo o país, nos tempos de Jango".
(VALADARES, V.T. et al."História": assim caminha a humanidade, 1993, p.50.)
Os trechos citados se referem ao Governo João Goulart, contexto no qual ocorreu o Golpe de 1964 desencadeado pela
a) anistia para presos políticos com o fim de apaziguar o radicalismo do Partido Comunista que funcionava clandestinamente.
b) crise internacional do petróleo, que determinou a entrega da produção e do refinamento do produto aos grupos estrangeiros, com o consequente fechamento da Petrobrás.
c) tentativa de aprovação das chamadas reformas de base feitas por João Goulart e pela crise no quadro geral do governo acelerada pelo Comício da Central do Brasil, fatos que provocaram a reação de setores conservadores.
d) aprovação da Lei Falcão pela Justiça Eleitoral, que limitava a propaganda dos candidatos militares no rádio e na televisão, para impedir que esses candidatos se elegessem.
e) elaboração do Plano Trienal do governo, que criava uma nova ordem político-administrativa, prevendo a implantação do Parlamentarismo em três anos