Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O resistor é um dispositivo que transforma energia elétrica em energia térmica por meio do efeito Joule( conversão da energia elétrica em calor). Dessa forma, sua principal função é limitar a corrente elétrica em um determinado ponto de um circuito eletrônico. A capacidade que um resistor tem de limitar a corrente em um circuito é denominada como a grandeza física resistência.
Potenciômeto é um componente eletrônico que cria uma limitação para o fluxo de corrente elétrica que passa por ele, e essa limitação pode ser ajustada manualmente, podendo ser aumentada ou diminuida. Os potenciômetros e o resistores tem essa finalidade de limitar o fluxo de corrente elétrica em um circuito, a diferença é que o potenciômetro pode ter sua resistência ajustada e o resistor comum não pode pois ele possui um valor de resistência fixo.
Para exemplificar a importância da utilização de um resistor, observe o exemplo a seguir. Para acender um LED vermelho usando uma fonte de 5V, com 20mA de corrente que já é o suficiente para acendê-lo, mas se ligarmos o LED direto na fonte, sem um resistor, o LED irá se queimar rapidamente pois não há nada para limitar a tensão no circuito.
Para evitar este problema, você deve colocar um resistor entre a fonte de tensão e o LED, detalhe que o resistor deve ter resistência suficiente para limitar a tensão em 20mA para que o LED funcione de forma correta
O potenciômetro comummente possui três terminais e um eixo giratório para ajuste da sua resistência, e normalmente são usado em controle de volumes de aparelhos de som, controle de posicionamento em controles de vídeo games, controle de brilho e contraste em telas LCD
Para calcular o resistor adequado, para o caso de acender um LED, você vai precisar saber:
1 - tensão da fonte de alimentação, ou seja, quantos volts você vai usar para alimentar seu LED;
2 - tensão suportada pelo seu LED em volts;
3 - a corrente suportada pelo seu LED em amperes.
R = (Valimentação - Vled) / I
R é a resistência em ohms do resistor adequado para o LED, isso é o que você quer descobrir.
Valimentação é a tensão em volts da fonte de alimentação que você vai usar no LED.
Vled é a tensão em volts do LED.
I é a corrente do LED em amperes.
Imagine que você vai construir um circuito que controla o brilho de um led com um potenciômetro e que você tem um LED difuso de 5mm de cor vermelha, e que esse LED tem a corrente igual a 20mA e a tensão igual a 2 volts e que você vai alimentar o seu circuito com 4 pilhas totalizando 6 volts.
A primeira coisa que você deve fazer é converter os 20mA (miliamperes) do LED para amperes que dariam 0,02 A (amperes). Agora substitua os valores na fórmula, que ficaria assim:
R = (6 - 2) / 0,02
R = 4 / 0,02
R = 200 ohms
Em 1827 o Dr. George Simon Ohm demonstrou matematicamente a relação existente entre a resistência, a tensão e a corrente em circuitos elétricos. A lei de Ohm é fundamental em todos os cálculos de resistência. As pesquisas de Ohm foram publicadas na Alemanha em 1827. Em 1860 o seu livro foi vertido para o francês por J.M. Gaugain com o título: Théorie Mathématique des Courants Électriques.
Resistores elétricos: Código de cores!
A maior parte dos resistores atuais tem uma marcação com faixas coloridas que serve para indicar o valor da resistência e a sua tolerância. Existe uma tabela de cores para descobrir o valor de um resistor.
Uma dúvida bem comum quando falamos de resistores, é se ele tem polaridade. A reposta é bem simples, o resistor não tem um lado positivo e um lado negativo, não há um lado certo ou uma polaridade determinada para ligar um resistor em um circuito. Portanto, você pode inverter o resistor que resistência elétrica continuará a mesma.