Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro. Com isso, encontramos compositores de características bem diversificadas.Para fins de registro, muitos estudiosos relacionam o marco inicial do período barroco com o surgimento da ópera “Orfeu”, de Claudio Monteverdi. Por esta obra, Monteverdi é considerado o precursor do gênero operístico e o compositor de transição entre o renascimento e o barroco. Além de Monteverdi, os compositores Giovanni Gabrielli e Heinrich Schütz também merecem destaque nesta fase inicial do Barroco. Este último, inclusive, é considerado o pai da música alemã e o compositor da primeira ópera deste país, “Dafne”, escrita em 1627.
Já no chamado barroco médio, podemos destacar o compositor Alessandro Scarlatti (fundador da escola operística napolitana e de uma linguagem musical que serviu como base para o Classicismo), Arcangelo Corelli (que deu grande contribuição à expansão do concerto grosso e ao repertório instrumental, em especial ao violino), Jean Baptiste Lully (compositor prolífico, que ficou muito conhecido por suas óperas e balés e cujo estilo foi imitado por vários outros compositores que o sucederam), e Henry Purcell (muito conhecido por suas óperas como “Dido e Eneas”, “O Rei Arthur” e “A Rainha das fadas”).
E no “Barroco Tardio” encontramos os nomes mais importantes deste período: Bach, Haendel, Vivaldi, Domenico Scarlatti, Couperin, Rameau, Telemann, entre outros. O Caderno de Música vai dedicar, na próxima semana, um programa inteiramente dedicado a esta fase final do Barroco.
O vocal ideal para música barroca é descrito como agudo, musical, forte e claro. O falsete ( registro vocal que ocupa com frequência imediatamente acima do registro modal) se popularizou, e a ópera era o gênero musical principal.
EOOOOs principias instrumentos do barroco são: órgão, chave, clavicórdio, lute, viola, gravador, oboé e fagote.
Adrian Willaert
Adrian Willaert- foi um compositor flamengo da música renascentista e fundador da Escola veneziana. Foi um dos membros mais representativos da geração dos compositores nórdicos que se mudaram para a Itália e transplantaram o estilo franco-flamengo para lá.
Giovanni Gabrieli- Em sua juventude permaneceu por quatro anos na corte de Munique, em contato com Orlando di Lasso, mas em 1585, quando seu tio Andrea Gabrieli foi nomeado organista e Giovanni foi escolhido como seu auxiliar no segundo órgão, tendo permanecido neste cargo até à morte do tio, quando assumiu o posto de organista principal, conservando-o por toda a vida.
A palavra barroco é provavelmente de origem portuguesa, significado pérola ou jóia no formato irregular.
A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes e timbres instrumentais e sonaridades fortes com suaves.
As notas inégalas, do francês, notas desiguais são bastantes utilizadas na música barroca e também do classicismo, onde se usa notas musicais de mesma duração, entretanto, com intervalos diferentes. Hoje, presente no estilo jazz.