Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Denise Gollner Lopes
Matheus Sandré
João Paulo Mendes Ferreira
Valdeir de Souza
INTRODUÇÃO
Em todas as estimativas realizadas para planejamento avícola, principalmente nas relativas a poedeiras, vários índices zootécnicos são utilizados.
Por ser a avicultura uma atividade que exige elevado grau de tecnologia e controle, o seu sucesso está intimamente relacionado ao planejamento.
São numeros? São Indicadores?
Índices zootécnicos traduzem a principal forma de avaliação do desempenho, sendo dados produtivos referentes aos segmentos da exploração, tornando-se padrões de desenvolvimento e/ou produção de um rebanho.
Tudo começa com a coleta de dados, que é muito importante para que o produtor possa conhecer a situação atual da propriedade, a situação produtiva, reprodutiva e sanitária e também, para poder estipular metas a curto, médio e longo prazo.
Características importantes devem ser consideradas antes de definir quais os padrões que se devem ser avaliados nos índices zootécnicos
Padrões genéticos
Idade das aves
Resistência a doenças
Controle ambiental e iluminação
Manejo nutricional
Atributos sensoriais
Nutricionais
Sanitários
Tecnológico
Ausência de resíduos químicos
Éticos e ambientais
A viabilidade está relacionada com a genética da ave, com o manejo e com o ambiente de criação, sendo demonstrado em forma de porcentagem (%).
(n°frangos retirados/n°aves alojados) x 100
O peso médio e responsável pelo faturamento e, por conseguinte, pela diluição dos custos fixos da empresa. Para o calculo do peso médio e do ganho de peso das aves, não se leva em conta o peso inicial dos pintinhos.
PV lote retirada/n° aves retiradas
É o produto da divisão do peso médio do lote pela sua idade, em dias.
É o produto da divisão do peso médio do lote pela sua ida...
A conversão alimentar foi obtida através da relação do consumo alimentar e o peso corporal.
Consumo de ração /peso vivo do lote
Também é chamado de Índice de Produtividade Europeu e hoje está largamente difundido no Brasil.
Ganho Peso Diário (kg) x Viabilidade (%)
(Conversão alimentar)
x 100
Como o custo da ração e o fator de maior peso no custo total de produção, a conversão alimentar deve ser o item de controle mais valorizado. Mas, como ela não pode ser usada isoladamente para fins de comparação entre lotes, deve-se fazer uma correção para um peso padrão.
O consumo de energia serve para comparar resultados de desempenho podendo ser um indicador de rentabilidade econômica, uma vez que a ração é o item que mais gera custo.
Consumo Médio de Energia= (Consumo de EnergiaAve (Kcal))
(Peso Medio (kg) )
Deve-se encontrar o ponto de equilíbrio que seja satisfatório para a empresa produtora e a transportadora, uma vez que a mortalidade no transporte pode ser afetada por diversos fatores.
O rendimento de carcaça e das partes é a característica com maior peso no resultado econômico da produção de frangos de corte
A gerência de produção deve receber um relatório diário do abatedouro com os resultados de perdas e condenações ocorridas no processo de abate e processamento das aves.
A análise global dos custos de produção é fundamental para medir a rentabilidade da atividade, para isso deve-se ter em mente, porém, que nem sempre a produtividade é sinônima de custos baixos. Daí a importância da análise de custos ocorrer em toda a cadeia.
O ovo apresenta barreiras naturais para prevenir que bactérias penetrem no seu interior e se multipliquem.
A qualidade física do ovo, que afeta a eficiência da incubação, está relacionada com o tamanho, forma, cor, limpeza, integridade e ausência de malformação na casca.