Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Dawn Angela Shaughnessy é uma radioquímica americana e pesquisadora principal do grupo de elementos pesados no Lawrence Livermore National Laboratory. Ela esteve envolvida na descoberta de cinco elementos superpesados com números atômicos de 114 a 118.
Ela juntou-se ao grupo de Darleane C. Hoffman para os seus estudos de doutorado e completou o seu PhD na Faculdade de Química da UC Berkeley em 2000.
Shaughnessy queria ser médica quando era criança, mas interessou-se por ciência no ensino médio e estudou na El Segundo High School ( Califórnia) .
Formou-se bacharel em Química na Universidade da Califórnia, em Berkeley em 1993.
2010 - Prêmio de Mentor do Escritório de Ciência do Departamento de Energia
2010 - Prêmio Gordon Battelle de descoberta científica
2012 - Introduziada ao Hall da Fama das mulheres do condado de Alameda
2016 - Mais Criativa pela Fast Company
2018 - Eleita membro da American Chemical Society
Shaughnessy juntou-se ao Laboratório Nacional Lawrence Berkeley em 2000.Como parte de um esforço do Departamento de Energia dos Estados Unidos para limpar o ambiente de materiais, Shaughnessy estudou como o plutônio interage com minerais que contêm manganês. Ela juntou-se ao Laboratório Nacional Lawrence Livermore em 2002.
Shaughnessy foi nomeada líder do grupo experimental nuclear e radioquímica em 2013 e esteve envolvida em campanhas para celebrar o Mês da História da Mulher.
Enquanto liderava o grupo de elementos pesados, Shaughnessy se associou ao Joint Institute for Nuclear Research ; a equipe conseguiu identificar cinco novos elementos superpesados. Os elementos foram confirmados pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) em janeiro de 2016. Quando foram descobertos no laboratório de Livermore, ela batizou o elemento 116 de livermório. O seu trabalho recente incluiu a ciência forense nuclear - sendo capaz de identificar os vestígios de material físsil e produtos de ativação após uma explosão. A sua equipa está tentando automatizar a preparação e a deteção de amostras, permitindo que acelerem a sua análise de isótopos.