Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Quando acontece de haver um desgaste exagerado nas margens dos rios, e geralmente causado pelas próprias águas dos rios, esse acontecimento tem um nome e nada mais é que uma “Erosão Fluvial” e quando ocorre este fenômeno, geralmente acontecem alterações no curso desses rios.
A erosão fluvial atua também no desgaste do solo durante enchentes periódicas ou períodos de cheias. É intensificada com a retirada das matas ciliares, ou seja, as vegetações localizadas nas margens dos rios.
Há três fases, fase inicial da erosão, devido a grande declividade do terreno, pode acontecer com mais intensidade, na fase mais avançada acontece transporte de sedimentos, já na fase final do percurso,na foz das águas depositam grande quantidade de sedimentos criando formas. A erosão fluvial pode mudar o curso do rio, gerando os chamados meandros.
Um exemplo da erosão fluvial é o Grand Canyon, localizado no Arizona, Estados Unidos. Ele é resultado da erosão fluvial do rio Colorado. Vale lembrar, que essas alterações no relevo levam muito tempo para acontecer, cerca de milhões de anos.