Introducing 

Prezi AI.

Your new presentation assistant.

Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.

Loading content…
Loading…
Transcript

Desnutrição

Alexandre Henriques

Definições

Síndromes de deficiencia de macronutrientes que consistem em kwashiorkor, marasmo e nanismo nutricional em crianças , e emaciaçao associada a doenças ou a lesão, em crianças e adultos .São causadas pela falta de acesso a ingesta adequada de nutrientes e afetam crianças e idosos. Suas anormalidades funcionais e estruturais geralmente sao reversíveis, porem podem causar alterações irreversiveis nas funções dos órgãos e no crescimento se forem por tempo prolongado.

A Desnutrição protéico energética primária , está relacionada a baixa ingesta ou não acesso à alimentaçao

A DPE secundária é causada por doenças que alteram o apetite, digestão , absorção ou metabolismo dos nutrientes, podendo ser dividida em 3 categorias gerais :

1-doenças que afetam a função gastro intestinal ;

2-distúrbios consuptivos ;3

3-doenças graves

Desnutrição primária X secundária

A doença GI pode causar DPE por defeitos na pré-mucosa( ma digestão), na mucosa ( má absorção) ou pós mucosa(obstrução linfática), podendo ser reversivel se houver um suporte nutricional adequado como manipulações nutricionais, dieta enteral ou parenteral

Os distúrbios consuptivos como câncer , SIDA, e doenças reumatológicas caracterizam-se pela perda involuntária de peso corporal e de massa muscular , ocorrendo emaciação devido a ingesta inadequada de nutrientes relacionada a anorexia e talvez a disfunção do trato GI, alem de anormalidades metabólicas causadas por disfunções nos hormonios reguladores e citocinas .A restauração da massa muscular é improvável com o suporte nutricional a menos que a doença inflamatória subjacente seja corrigida. Pode ocorrer ganho ponderal no início devido a aumento do tecido adiposo e água corporal, sem aumento do tecido magro.

Stronger Bones

Healthy

Weight

Nas doenças graves , ocorrem alterações metabólicas acentuadas com aumento do gasto energético , produção endógena de glicose , taxas lipoliticas e degradaçao de proteínas , e as necessidades proteico energéticas serão maiores

Nas crianças - afeta o crescimento e o desenvolvimento e se divide em :

- marasmo : perda ponderal e depleção acentuada do tecido adiposos e massa muscular, com costelas articulações e osso faciais proeminentes, sendo a pele fina e frouxa , nas dobras.

- kwashiorkor – diferencia-se por haver edema periférico, alterações cutânea e pilosas típicas , abdômen protuberante por flacidez da musculatura, com hepatomegalia, sem ascite . É decorrente de uma agudizaçao de uma desnutriçao crônica, desencadeada as vezes por infecções.

- nanismo nutricional- retardo no crescimento , com peso normal para a altura mas baixa estatura e retardo no desenvolvimento sexual.

Desnutrição na criança

Marasmo- ocorre baixa ingesta de calorias e proteinas

kwashiorkor

Caracteriza-se pela presença de edema periférico e peri orbitário devido a uma diminuição da albumina sérica.

Encontra-se em crianças que têm uma dieta geralmente baixa em energia e proteína e também em outros nutrientes. Muitas vezes os alimentos fornecidos à criança são principalmente carboidratos; alimentos de grande volume que além disso não são frequentemente fornecidos.

Seja associado a doenças infecciosas, diarreia, infecções respiratórias, sarampo, tosse, parasitas intestinais. Essas infecções geralmente causam perda de apetite

imagens

Nanismo nutricional

tipos de desnutriçao

A criança não apresenta sinais clássicos de desnutrição , porém a sua curva de crescimento está diminuída , em comparação com as outras crianças da sua faixa etária

CAQUEXIA

É um estado de extrema desnutrição, atrofia muscular, fadiga, fraqueza

Caracteriza-se por uma importante e progressiva perda de peso corporal, bem como por anorexia, astenia, anemia, enjoo crônico e imunossupressão. Destas, a perda de peso corporal é uma das mais aparentes, e é atribuível principalmente a uma diminuição da massa muscular e adiposa. A perda de massa muscular afeta não só o músculo esquelético, mas também o cardíaco, o que pode ser a origem de disfunções neste órgão, que podem representar mais de 20 % dos mortes associados ao câncer.

′′

Caquexiq

Tratamento ′′

• Geralmente, alimentação por via enteral

• É provável que seja útil evitar lactose ( diarreia

persistente sugere intolerância à lactose)

• Tratamento de suporte: modificações ambientais,

assistência na alimentação, fármacos

• Nas crianças, atrase a alimentação por 24 às 48 h

A nível mundial, a estratégia de prevenção mais

importante é diminuir a pobreza e melhorar

a educação nutricional

e as medidas de saúde pública.

Aumento do uso do tecido adiposo corporal , poupando a glicose, minimizando as perdas de nitrogênio protéico e diminuindo o gasto energético. Após 24 horas permanecem apenas 15 % dos depósitos hepáticos de glicose e as taxas de produção hepática de glicose e a oxidação de glicose corporal diminuem . Ocorre aumento da lipólise , da oxidação de gorduras e da produção corporal de cetonas hepáticas , que no 7º dia de jejum tem sua produção aumentada em 75 vezes, que podem atravessar a barreira hematoencefalica e fornecem energia para o cérebro , alem de juntamente com a inativação do hormônio tireoidiano , inibem a degradação de proteínas dos músculos .

Alterações

Metabólicas

– A massa de tecido adiposo e muscular são as mais afetadas, podendo ocorrer grande perdas na inaniçao

Água corporal- ocorre volume intravascular reduzido , apesar de sobrecarga hídrica corporal total , por expansão do espaço intersticial e formação de edemas

Cabelos fios e esparsos, caem com facilidade se puxados.Crianças podem ter lanugem, e cílios longos e viçosos . No kwashiorkor pode ocorrer hipopigmentaçao com descoloração marrom avermelhada . Adultos podem perder pelos axilares e pubianos

Alterações na funçao e massa tecidual

Pele- ressecamento adelgaçamento e enrugamento da pele com atrofia das camadas basais da epiderme . No kwashiorkor tem alterações de pele como hiperpigmentaçao , depois fissuras e descamação das camadas superficiais, ficando depois pele hipopigmentada , fina atrofica , friável.

Trato GI- deterioração funcional e estrutural do intestino pâncreas e fígado , com redução de massa total e do teor de proteinas da mucosa , que diminue a sua taxa de renovação das celulas epiteliais , com atrofia das vilosidades e da produçao de enzimas . Ocorre diminuição da sintese de enzimas pancreáticas , com absorção e transporte de aminoácidos prejudicados, permanecendo a hidrolise e absorção de peptídeos . O abdomen fica protuso devido a acumulo de gazes e à hipomotilidade ; ocorre hepatomegalia e diminuição da síntese de suas proteínas.

Outras alterações.

Coração- diminuição da massa miocardica com aparecimento de bradicardia ,m diminuição do volume sistolico e redução do debito cardíaco, com hipotensão arterial.

Pulmões – a função da musculatura respiratória é afetada pela desnutriçao .

Rins- se for consumida água de maneira e volume adequados, a função e massa renais não se altera . Na desnutrição severa podem ocorrer proteinuria branda, redução na filtração renal, e na capacidade de excretar ácidos e sódio, e diminuição da função de concentração urinaria .

Medula ossea – pode ocorer diminuição da produção de eritrocitos e leucócitos

Cerebro – o peso e função cerebrais permanecem intactos às custas de outros órgãos .

Sistema imune – atrofia de tecidos linfóide como timo amígdalas e linfonodos , com dimnuição da capacidade de destruir bactérias , por redução da função dos neutrófilos, sendo considerados imunocomprometidos

GOALS

1

Final

Endócrino – podem ocorrer redução da concentração de insulina e intolerância a glicose. Há diminuição dos hormonios tireoidianos , e aumentam o cortizol e o GH.

Metabolismo energético – renovação protéica diminuída, temperatura corporal central diminuída, supressão da atividade do sistema nervoso simpático.

A morte vai depender das reservas corporais de tecido adiposo, ocorrendo mais precocemente nos mais magros que tem menos combustível endógeno disponivel

Learn more about creating dynamic, engaging presentations with Prezi