Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
O período de transmissão (XI e XII)
Seus principais autores:
Fibonacci (XIII)
- Sequência de Fibonacci
- Escreveu o "Liber Abaci" que sísmica Livro do Cálculo
- Escreveu também sobre Geometria, trigonometria, dentre outras coisas
Fibonacci
Nicole de Oresme
- Pai do análise infinitesimal
- Oresme inventou a geometria coordenada antes de Descartes, encontrando a equivalência lógica entre tabular valores e dispô-los em gráficos.
Primeiras Aritméticas e seus autores
Nicole de Oresme
Algumas Aritméticas
« Esse impetus é uma coisa de natureza permanente ( res nature permanentis ) [ i.e. não - sucessiva ] , distinta do movimento local com o qual o projétil é movido . [ ... ] E é verossímil ( verisimile ) que aquele impetus seja uma qualidade naturalmente [ i.e. fisicamente ] presente e predisposta a mover um corpo no qual ela é impressa , da mesma forma pela qual se diz que uma qualidade impressa no ferro por um ímã é que move o ferro em direção ao ímã . E também é verosssímil que , assim como aquela qualidade - o impetus - é impressa no corpo movente pelo motor , juntamente com o movimento , assim também juntamente com o movimento ela possa ser interrompida , corrompida( destruída ) ou impedida por uma resistência ou por uma inclinação
contrária . »
Jean Buridan, questões sobre os oito livros da física de Aristóteles, Livro VIII, Questões 12, 7, trad. do latim por M. clagett (ed), The Science of Mechanics in the Middle Ages, P. 537. Madison: The University of Wiseonsin Press/ London: Oxford University Press, 1959. Trad. do Inglês por VAB.
O uso da balestilha para medir separações angulares desenvolveu-se ao longo da Idade Média.
Cláudio Ptolomeu foi um dos principais astrônomos a influenciador na Idade Média e foi ele que elaborou (aperfeiçoou) o primeiro sistema planetário geocêntrico, nele afirmava que quanto mais longe estivesse os astros da Terra, levaria mais tempo para dar a volta em torno dela, nesse sistema, cada planeta se move num círculo pequeno, todos em volta da Terra, que o Centro do Universo.
A astronomia na Idade Média ou idade medieval Assim como as outras tantas áreas das ciências foram sofrendo um processo de resfriamento ou mesmo esquecimento devido ao contexto histórico daquela época, naquele lugar, tudo quanto foi estudado foi produzido tempos atrás da idade medieval que por muito historiadores é chamado de idade das Trevas, exatamente pela baixa produção literária científica, ou seja, tudo quanto sabia se naquela época foi produzido ou herdado em outra época muito anterior aquela vivida.
Nações eram erguidas pela destruição de outras, logo suas Produções eram também debeladas como forma de suprimir ou dizimar a cultura daqueles povos Nações ,ou seja, gastava-se muito tempo com guerras e muita energia para se manter no poder
Nicolau Copérnico e apresentou um novo sistema nele falava que círculo pequeno (epiciclo) poderiam ser eliminados colocando o Sol no Centro do Universo, afirmando que a Terra gira em torno de seu próprio eixo uma vez por dia e viaja ao redor do Sol uma vez por ano, esse sistema ficou conhecido como “ Sistema heliocêntrico”.
O mundo árabe, sobre a influencia do Islã, havia se tornado mais culto, e muitos trabalhos importante da Grécia antiga foram traduzidos para o Árabe, usados e guardados em bibliotecas. O astrônomo persa do final do século IX al-Farghani, escreveu extensivamente sobre o movimento de corpos celestes. Seu trabalho foi traduzido para o Latim no século XII.
No final do século X, um grande observatório foi construído perto de Teerã, no Irã, pelo astrônomo al-Khujandi que observou uma série de trânsitos meridianos do Sol, que o permitiu calcular a obliquidade do elíptico, também conhecido como a Inclinação axial da Terra em relação ao Sol. Na Persia, Omar Khayyam compilou muitas tabelas e realizou uma reforma no calendário que era um pouco mais preciso que o Calendário Juliano e bem próximo ao Calendário Gregoriano. Uma grande façanha foi seu cálculo do ano que foi de 365,24219858156 dias, que é preciso até a sexta casa decimal.
É o estudo da matéria, por meio do domínio das seguintes disciplinas: aritmética (a teoria dos números); em música (a aplicação da teoria do número), em geometria (a teoria do espaço) e em astronomia (a aplicação da teoria do espaço).
Essa época foi marcada pela ruína do Império Romano, o fechamento das universidades em 529 por Justiniano, e o pior de todos os acontecimentos, foi a destruição de mais de 700000 manuscritos da biblioteca de Alexandria pelos árabes. Na Idade Média, assim como na era posterior, a igreja cristã também contribuiu para o enfraquecimento da Astronomia. Além do mais, é fato notório que a igreja se opôs ferozmente a qualquer teoria que não fosse geocêntrica e, em razão dessa atitude, essa concepcão perdurou por 14 séculos, até a publica¸cão da obra “De Revolutionibus Orbium Celestium”- Das Revolucões das órbitas Celestes- de Copérnico (1543), obra essa, que revolucionou a Astronomia.