Introducing
Your new presentation assistant.
Refine, enhance, and tailor your content, source relevant images, and edit visuals quicker than ever before.
Trending searches
Programa 5 S
Japão Pós Segunda Guerra Mundial (1945)
Falta de recursos
Total devastação
Seiri – Senso de utilização
Seiton – Senso de organização
Seisou – Senso de limpeza
Seiketsu – Senso de padronização
Shitsuke – Senso de disciplina
Nascimento: 13 de julho de 1915, em Tóquio
Formado: Universidade de Tóquio;
Ocupação: químico, estatístico, professor universitário, economista, engenheiro.
Criador do Diagrama de Ishikawa de causa e efeito (espinha de peixe).
Morte: 16 de abril de 1989 (73 anos), no Japão por uma hemorragia intracerebral.
É um programa de gestão de qualidade desenvolvido para empresas no Japão, que é dividido em cinco sensos visando o aperfeiçoamento em aspectos como organização, limpeza e padronização nos ambientes.
5 S
Sendo o senso de organização e utilização. Deve ser avaliado entre importante e supérfluo, mantendo apenas o que for relevante.
É importante ficar atento para questões como: O que deve ser jogador fora? O que guardar? Pode ser útil par outra pessoa? Neste primeiro S deve-se seguir o lema “É útil hoje? Conserve! Não é útil? Descarte”.
É o senso de ordem. É o momento de organizar os itens que foram mantidos. Se importa com temas envolvendo o lugar para os materiais que sobraram. Neste segundo S segue-se o lema “Organizar traz mais espaço, mais conforto e mais tranquilidade!”.
É o senso de limpeza. Após tudo estar organizado, é importante conferir a limpeza. Aponta para os cuidados que os membros da equipe precisam ter, como não deixar os itens sujos no momento de guardá-los. Neste terceiro S segue-se o lema “Limpe a sujeira e encontre um destino certo para o lixo!”.
É o senso de padronização, saúde e higiene. Aqui serão definidos padrões para a aplicação dos itens citados nos três S acima. Neste quarto S segue-se o lema “Quem não cuida bem de si mesmo, não merece credibilidade!”.
É o senso de disciplina e autodisciplina. Tudo o que foi colocado em prática deve se tornar disciplina, criando uma nova cultura organizacional. Neste quinto S segue-se o lema “Faça o que tem que ser feito mesmo que ninguém veja! “.
Érica Castro dos Santos
Ivanildo Mota Amorim
Marcos Silva de Carvalho